Ferro e Mais Ferro - 20 de junho

(Só li o texto do David no final de semana. Portanto, não sabia da reação de rapazes tri-de-esquerda ao  "Eu não tenho turma". Bah, muitos caras ficaram furiosos!! Como eu não fiquei furibundo e gostei, publico de novo)


Eu não tenho turma
David Coimbra
Publicado na Zero Hora em 10 de junho de 2011.

Os petistas são uns malas. Os ecologistas inimigos dos sacos plásticos, os budistas meditadores, os (cruzcredo) veganos, as feministas, os defensores dos animais, todos esses são uns malas. Insuportavelmente malas também são os evangélicos, os mórmons de camisa de manga curta, os católicos recitadores da Bíblia, os liberais de fóruns e os idiotas que suspiram pela ditadura. Malas, e além de malas tacanhos atrasados, são os racistas de qualquer cor, mas alguns integrantes do Movimento Negro também sabem ser malas.
Os antitabagistas são malíssimos e a Massa Crítica aquela é uma mala pedalante. Os malas modelo 2011 saltaram de um repositório de malas: a Academia. São os linguistas e intelectuais que juram que há quem sofra com o “preconceito linguístico”.
Eu aqui bem posso ser um tremendo mala, mas pelo menos não fico tentando cooptar os outros para a minha malice, nem crio sites em defesa da minha malice, nem saio a gritar que a minha malice é a salvação do planeta. Vocês, malas organizados, fazem isso. Não me encham o saco, seus malas!
Eu não tenho turma, eu não quero ter turma, com exceção das pessoas de quem gosto, que não formam uma associação, que não são ONG (malas!), nem movimento de coisa nenhuma.
Esses malas idealistas dizem que tudo é ideologia. NÃO É. Tudo pode ser político, inclusive ser apolítico, mas nem todo mundo tem ideologia. Porque ter ideologia significa, SIM, ser alinhado, ter uma escola de pensamento ou algo que o valha. Eu não sou alinhado com escola nenhuma. Quero poder criticar e elogiar a quem e o que bem entender, quero ter independência no meu julgamento sem ser classificado, rotulado e identificado com o que quer que seja.
Tempos atrás, quando trabalhava na política, concordava com os políticos quando eles diziam que os partidos têm de ser valorizados. Que valorizar o partido é fortalecer a democracia. Concordava com isso. Hoje nem tanto. Por quê? Por causa dos malas dos partidos. Quais são os partidos mais orgânicos do Brasil? Os malas do PT e os malas do DEM, esse legítimo herdeiro da ditadura militar. Mas quem é o PT e quem é o DEM? O PT é o PT do Raul Pont ou o do Palocci? Do Olívio Dutra ou o do Zé Dirceu? E o DEM? É o DEM gaúcho ou o do Nordeste profundo do Brasil?
Alguns partidos tentam, mas não conseguem ser turma. Outros nem tentam. Então, se for votar “em lista”, como pretendem alguns ao propor a reforma política, vou votar em quem? Em que turma?
Não, eu não quero ter turma. Não quero votar em lista. Quero poder apontar exatamente para onde vai o meu voto: para aquele ali. Pronto. Eu decido o mala que vai falar por mim.

5 comentários:

  1. Meu Deus que clareza de raciocínio tem este jornalista! Tínhamos que ter mais uns 100 jornalistas iguais a este, só assim teríamos menos bobagem sendo veiculada por aí!!!
    Mais uma vez tu acertou em publicar no teu site. Abração Previdi

    ResponderExcluir
  2. Um dia também quero estar na merda assim como o David Coimbra, na hora de fazer a minha coluna, pra escrever falando mal de todo o mundo e sem culpa.

    ResponderExcluir
  3. O Jorge Loeffler enviou para o previdi@previdi.com.br:
    "Esse senhor Coimbra diz serem todos em tese malas. Eu penso que ele seja uma mala sem alça. Há malas e malas. Ele refere em seu texto em ser político e ser Apolítico. Errado ele não só nisto como nos seus comentários sobre futebol no Canal 36. Não existe ninguém Apolítico. Talvez o único seja ele, pois o perfeito mala sem alça. Se a memória não me trai diz a antropologia que o homem é necessariamente nidícola, gregário e político. Há os que não têm filiação ou simpatia por partidos políticos e estes são Apartidários, nunca Apolíticos. O senhor Coimbra é sui generis, único no mundo. Seria ele um gênio?"

    ResponderExcluir