Bom Dia! Quarta, 20 de julho de 2011

Um grande cara
Gosto muito de publicar notícias em primeira mão.
Mas não gostei de ter noticiado a morte do Clóvis Duarte, exatos 15 minutos depois do veredito médico.
Há muitas semanas que eu estava sofrendo por - ou com - ele. Ao mesmo tempo, acreditava que o desfecho já deveria ter aconrtecido. Não tinha mais volta, me disseram médicos amigos nossos. Não sei se vou na cerimônia de despedida. Gostaria de me lembrar dele com aquele baita sorriso.
Tenho muito orgulho de dizer que ele gostava muito de mim. Dava muita risada das bobagens que escrevia aqui e quando conversávamos. E eu gostava também muito dele, porque era um dos meus ídolos, desde os tempos em que fui seu aluno no IPV, na década de 70.
-----
Um cara que tinha um sorriso daqueles só podia ser do bem.
A última vez que conversamos ao vivo foi no final do ano passado, num almoço de uma confraria que fui convidado. Ele estava radiante. Acabara de chegar de Abu Dhabi, onde tinha ido com o filho assistir ao fiasco do nosso Internacional. Tinha planos de voltar àquele paraíso..Adorou.
Neste ano brinquei com ele, nestes espaços, regustrando que era o "Noivo do Ano".
-----
No meu Outlook tenho, sei lá o motivo, um e-mail dele. Olha só:
Below is the result of your feedback form.  It was submitted by
 (clovis@camera2.com.br) on Wednesday, December 01, 2010 at 18:03:03
nome: CLOVIS DUARTE
cidade: poa
mensagem: AMIGO....PREMIO MAIS QUE MERECIDO...FICO VIBRANDO CONTIGO...ABRAÇOS...

-----
Estou muito triste e me permitam encerrar o dia neste Bom Dia!.
Abaixo, algumas fotos do meu ídolo, os seus conceitos publicados na sessão Responde Aí! e um texto que publiquei em 12 de junho, "A única certeza na vida, Clóvis".

(clica em cima das fotos que elas aumentam)
De férias, em Trancoso, na Bahia

O Noivo do Ano

A foto oficial do galã
O galã sério
O Noivo do Ano - 2
Baile de Gala de entrega do 1º Troféu PortoVisão - Destaques 74. A bela festa foi na SOGIPA embalada pelo som do João Roberto e seu Conjunto em 16.09.1975. Ele comandando, com o seu famoso bigodão
-----
Numa sexta, dia 28 de agosto de 2009, o Clóvis participou do Responde Aí!, seção do previdi.com.br:

Clóvis Duarte é meu nome.
Nasci em Porto Alegre em fevereiro de 1942.
Trabalhei como professor no Colégio de Aplicação, Israelita e fui sócio fundador do IPV até 1978.
Na área de comunicação fiz programa na Rádio Continental no início dos anos 70. Na TV, no início do Jornal do Almoço em 1972, criei o Portovisão na TV Difusora em 1974. Na RBS criei o Comunicação no JA em 1978 e depois na TV Guaíba o Câmera 2 em 1988.
Divorciado, casado 2 vezes e pai de 4 filhos
(As respostas foram dadas depois de cinco dias em Trancoso, na Bahia, com “sol, mar, lagostas, batidas e namorada gaúcha, que são as melhores”.
Detalhe: não morram de inveja da foto).


- O que mais gosto de mim:
A perseverança.
- Sou insuportável quando:
Exijo o máximo no trabalho.
- Fico tiririca:
Com a desatenção.
- Esporte que gostaria de fazer:
Natação.
- Como (alimento) de consciência pesada:
Pão.
- Uma mulher (ou homem) que é um sonho:
Megan Fox.
- Uma noite de amor inesquecível:
Com a mulher que estou amando.
- Vi pela primeira vez pelado(a):
Passo.
- Um país, fora o Brasil:
Alemanha.
- Uma cidade, fora a que mora:
Salvador.
- Gramado é:
Agradável.
- Tramandaí é:
Tumultuada.
- Fronteira é bom para:
Atravessar.
- Uma maravilha em Porto Alegre:
O Guaíba.
- Um pesadelo em Porto Alegre:
As ruas com trechos com direções opostas.
- Porto Alegre merecia um(a):
Projeto para os próximos 25 anos.
- O pior livro que li:
Os que desisti de ler no início.
- O pior filme que vi:
O pior eu esqueço.
- A pior música que escutei:
As que desliguei no início.
- Um bom programa de TV:
Bom Dia Brasil.
- Um bom programa de rádio:
Sala de Redação.
- O melhor jornal do RS:
A informação em tempo real pela Internet.
- A melhor revista:
Estou esperando.
- Três brasileiros nota 10:
Pedro Simon - José Fogaça
- Três atores/atrizes nota 10:
Ingrid Bergeman - Robert De Niro
- Três jornalistas nota 10:
Renato Machado - Cândido Norberto
- Não fiz e me arrependo:
Ter aceito convites para trabalhar na TV em São Paulo e Rio.
- Ainda vou fazer:
Programa interativo em tempo real com os telespectadores.
- Sou feliz:
Sim...  Sempre trabalhei no que gosto.
- Uma grande frase/ditado:
Do Onassis: Ande sempre bronzeado do sol, com mulher mais alta e more num endereço famoso, mesmo que seja nos fundos.
-----
No domingo, 12 de junho de 2011 publiquei este texto:
A única certeza na vida, Clóvis

Sei que hoje é um dia muito legal. E, para completar, em Porto Alegre o sol está a mil e nem nuvens apareceram. Melhor, ainda: não está frio!!
Hoje é um dia legal, porque a gente faz uma média com a patroa. Assim como as gurias fazem uma média com os caras. Um dia de trégua, não é? Parece que todos os furos que deixamos, desde 1º de janeiro, foram esquecidos. Até mesmo aquele porrão na casa do cunhado cai no esquecimento. O ciumento-doente pede pra querida usar aquela minisaia que achou "escandalosa" quando ela comprou. Até isso!
É, Dia dos Namorados!!
Eu, que não sou bobo, mandei entregar hoje de manhã um buquê de rosas. Média total.
-----
O curioso é que eu nessas datas legais sempre me lembro de pessoas queridas que se foram.
Não é um negócio deprê. Nada disso!! Me lembro deles numa  boa e como estariam reagindo hoje. Quer ver? O que o meu pai daria para a minha mãe no Dia dos Namorados de 2011? Imagina, ele que se foi em 1966!!
Daria para a amada um celular com TV? Um iPad?
E fico fazendo esse exercício bobo nos momentos que estou sozinho. Envolve não apenas parentes, mas amigpos que se foram. Todos. O que faria o Fulano hoje?
Bobagem pura.
-----
A gente chega num momento na vida que sempre tem um parente ou amigo pela bola sete.
A vida é assim. Já me acostumei com isso.
Para terem uma ideia, convivo com essas notícias ruins desde os12 anos, quando o meu pai se foi.
Aí, parece mentira, mas não parou mais. Cansei de ir em cerimônias de despedida.
-----
Hoje e nos últimos 10 dias estou triste, mas disfarço muito bem. Sou um bom ator.
Esta tristeza passa, um pouco, quando faço as minhas orações. E, acreditem, eu tenho as minhas orações. Coisa que fui inventando com os anos.
Um querido amigo não está bem. Nada bem.
As pessoas me ligam, mandam e-mails querendo notícias e só digo uma coisa: façam orações.
Fico muito mais triste porque sei que ele gosta muito de mim. E eu tenho uma grande admiração por toda a sua vida de lutador, desde os tempos em que me deu aula no IPV.
Sim, amigos, estou falando de um grande homem chamado Clóvis Duarte.
-----
Não vou entrar em detalhes.
Só peço a todos que lembrem-se do rosto dele e peçam, se acreditam em algo, que ele saia dessa.
Que volte a alegrar as nossas vidas com o seu sorriso, com as sua indignação.
Não é muito, não é mesmo?
-----
Por hoje é isso, certo?

3 comentários:

  1. Assisti ontem ao programa Clovis Duarte, na TV Pampa. Foi impossível conter a emoção. Nunca fomos amigos; pouco contato tive com o Professor, mas desde guri o admirava, desde os tempos do Porto Visão; gostava muito, já na saudosa TV Guaíba, quando ele virava para outra câmera e dizia: "Câmeraaa... Dois"!
    Clóvis é mais um dos verdadeiros jornalistas que foi atuar muito além da vida. Magda Beatriz foi soberba, ontem; emocionou sem ser piegas e foi verdadeira sem se preocupar se a maquiagem iria suportar ou não.
    Somos todos, desde já, saudosos de Clovis Duarte! Ficou o que ele plantou e, para os que aqui continuam, a certeza de que de uma coisa pode-se ter certeza: só seremos imortais se formos mortais. só ficaremos no mundo se deixarmos uma obra: e Clóvis deixou. Ele nunca soube, mas agora sabe: nos fomos amigos, mesmo sem nunca termos sido.

    ResponderExcluir
  2. Abraço, Previdi.
    Tinha grande admiração pelo Clóvis, desde os tempos do IPV.

    ResponderExcluir
  3. Clóvis também esteve na Radio Ipanema, quando em 1984, na época das Diretas Já, entrou ao vivo, e informou, triste, que a emenda não passou. Deixou um ensinamento: sua fórmula de programas de TV é copiada até hoje e deve ser continuada. Nunca imitou, sempre criou.

    ResponderExcluir