Bom Dia! Terça, 26 de julho de 2011

O que faz um secretário de Turismo? - 2 
Continuo mostrando as fotos da m-a-r-a-v-i-l-h-o-s-a "orla do Guaíba", o cartão postal da ex-Cidade Sorriso.
Como expliquei ontem, as fotos são do admirável Gilberto Simon, do http://portoimagem.wordpress.com/ e www.portoimagem.com.
Dá uma olhada. Confira com calma. O Gilberto tem fotos de toda a "orla".
São 72 quilômetros entregues a invasores e a bandidagem em geral.
De repente, para a Secretaria de "Turismo", a "orla do Guaíba" é um exemplo a ser seguido pelo mundo.

(clica em cima das fotos que aumentam)









Escreve o jornalista Marco Poli:
É exatamente o que os porto-alegrenses merecem. Lembra quando um empresário tentou construir um empreendimento onde existia um depósito informal de lixo, usuários de crack e moradores de rua? Quase caiu o mundo, chamou-se até um plebiscito sobre o assunto e ele foi impossibilitado de construir prédios residenciais(de 6 andares) no local, mas foi permitido erguer torres comerciais(qual a lógica?). Enquanto isso, a 500m dali se ergueu um espigão em frente ao shopping, com 21 andares e ninguém disse nada. Gente que pensa e age nesse sentido, merece a orla que tem 
-----
Gilberto Simon, o autor das fotos:
Praticamente todas as cidades do mundo que têm uma orla, a valorizam, criando locais com estrutura, para utilização de toda a população, através de residências, escritórios, serviços, restaurantes, bares, marinas, píers, centros comerciais, espaços de convivência e lindos jardins.
Aqui em Porto Alegre temos uma orla de 72 Km, com poucos espaços em que a sua utilização é possível, minimamente falando. Talvez a orla da praia de Ipanema seja a mais utilizada em razão de ser em um bairro essencialmente residencial e por ter alguns bares e restaurantes próximos da margem.  Já a orla junto ao Parque da Harmonia e ao Gasômetro, são totalmente “atirados”, feios, sem estrutura alguma, mas que as pessoas acabam utilizando pela total falta de outros lugares em áreas centrais da cidade. Antes o “Gasômetro” do que nada. Grande parte das pessoas deve pensar desta forma. Mas esta forma de pensar é um tanto cômoda e indigna.

4 comentários:

  1. Nasci em Porto Alegre e vivo no litoral, na República de Piratini, antiga Xangri-Lá, faz mais de 11 anos. Por isto pergunto se minha cidade natal tem Secretário de Turismo. Se não teem que seja nomeado um com urgência. Se tem que lhe metam o pé na bunda pra ontem.Quem discordar quese manifeste que apresentarei argumentos outros se necessário, pois como nasci num país democrático, ainda não assimilei os costumes desse estranho país que habito.

    ResponderExcluir
  2. Discordo bastante. Todos sabem que não dá pra mexer nesta merda de orla há anos. Só tem drogado, morador de rua e lixo porque drogado e morador de rua andam, coitados, com lixo e buscam áreas abandonadas ou "protegidas" para se abrigarem. Defendo a tese de que A CIDADE É PARA AS PESSOAS e não para um matinho aqui, um arbustozinho ali. Há que urbanizar MESMO esta bosta de orla, senão não adianta dizer que a culpa é de fulano ou sicrano.

    ResponderExcluir
  3. Certa vez lendo uma revista MANCHETE da primeira metade dos anos 70 havia uma ampla reportagem dos locais mais valorizados do Brasil e, entre eles, estava a orla de Ipanema. Como eu morei no bairro nesta época achei a matéria óbvia. Como era linda a zona sul da capital! Hoje, mesmo com a retirada de alguns "moquifos" do lugar(alguns auto denominados BAR)a situação em vez de melhorar, piorou! Drogados, prostituição, vandalos, ocupação desordenada e mesmos os adeptos de religiões AFRO transformaram o local em lixão a céu aberto.

    ResponderExcluir
  4. Milton Ferretti Jung26 de julho de 2011 às 18:45

    Comentei sobre o que escreveu Marco Poli e não estou vendo minha opinião sobre o assunto. Será que o meu comentário não foi aprovado?

    ResponderExcluir