DVDs Legais com Fábio Rübenich

The Tudors
- Primeira Temporada

As histórias sobre reis e rainhas de todas as eras são muito semelhantes entre si. Nunca faltam ambição, traição, amantes, esposas e maridos deixados de lado, bajulação, subordinação absoluta, intrigas políticas, guerras, impostos, um povo geralmente insatisfeito e disposto a uma revolução. Por conta disso, quase todos os filmes e seriados que abordam as vidas daqueles que acreditavam terem sangue azul circulando pelas veias são chatos. Em The Tudors, série dramática já encerrada, que teve quatro temporadas, todos esses elementos estão presentes, mas com alguns diferenciais interessantes, levando-se em conta as particularidades e motivações do protagonista.
Nesta primeira temporada, são abordados em 10 episódios de pouco menos de uma hora cada, os anos de 1518 a 1530 do reinado de Henrique VIII da Inglaterra (Jonathan Rhys Meyers, de Match Point). Músico, escritor, poeta e esportista, casado com a viúva do irmão, a espanhola Catarina de Aragão (Maria Doyle Kennedy), Henrique deixa os assuntos de estado a cargo do cardeal Thomas Wosley (Sam Neil, de Parque dos Dinossauros), uma figura nem um pouco confiável (presumido adepto do celibato que tem amante e dois filhos às escondidas) para se dedicar a busca de um herdeiro do sexo masculino para dar continuidade à dinastia Tudor no trono inglês e também aos prazeres e privilégios proporcionados pela posição. Catarina teve cerca de sete filhos com Henrique, mas apenas uma menina, a princesa Maria, vingou. Já incapaz de gerar mais filhos e também sem contar mais com o amor de Henrique, Catarina vai enfrentar a contragosto um processo de divórcio que se arrastaria por anos e que entraria para a História.
Tentando invalidar legalmente o casamento através de uma anulação assinada pelo Papa, Henrique alega um tipo de "ilegitimidade bíblica" do seu matrimônio com Catarina, já que "quem se casa com a esposa do irmão não conseguirá gerar filhos (Livro de Levítico)". Seu interesse maior é casar com a "espertinha" Ana Bolena, por quem se apaixona fervorosamente, que viria mais tarde a ter problemas em manter a cabeça sobre os ombros, e garantir enfim com a "amada" um herdeiro legítimo para o trono. Um filho "bastardo" de Henrique também morre ainda muito criança, no meio dessa confusão toda. A insistente recusa da Igreja Católica em atender o pedido de anulação resultaria na ruptura do país com Roma e com a fundação da Igreja Anglicana, mas isso já é tema para outra temporada...

Nenhum comentário:

Postar um comentário