Bom Dia! Quarta, 17 de agosto de 2011

Sabes o que é STS?

Régis Born
 Fui ontem conhecer o STS. Um negócio de primeiro mundo.
Calma, já explico.
É o Sistema Transportador Sul, que coordena e planeja as quatro empresas do transporte urbano da região Sul de Porto Alegre. A união das 4 empresas - Viação Belém Novo, Restinga Transportes Coletivos, Viação Teresópolis Cavalhada e a Trevo - atende a 60 bairros com uma frota de 483 ônibus, dando emprego para 2.584 pessoas (a STS tem apenas 85). É  mole? Nada disso! É o maior empregador da Zona Sul de Porto Alegre.
Fomos recebidos pelo presidente da STS, o boa-praça Régis Born, e diretores.
Repito: é um trabalho de primeiro mundo.
Olha só: sempre que se fala em poluição aparece a imagem de um ônibus soltando uma fumaça preta. Isso nas quatro empresas citadas é coisa do passado. Os veículos da STS tem a idade média de 5 anos e todos, TODOS são monitorados automaticamente. Tudo é informatizado. Quando é constatado qualquer problema, por exemplo, no motor, o veículo é recolhido às oficinas.
Os assaltos também cairam, porque foram instaladas 53 câmeras naquelas linhas "preferidas" pela bandidagem.
Acreditem, o pessoal da STS tem o controle total dos ônibus - pontualidade, regularidade, velocidade, tudo!!
É bom lembrar que muitas ruas e avenidas da zona Sul são precárias, que não existem corredores exclusivos em toda a região e que a cidade recebee uma média de 80 veículos novos por dia. Vários são os pontos de congestionamentos - aquela área da Rodoviária é um pavor, o dia todo.
-----
Olha, estou apenas fazendo um resumão do Sistema.
Insisto: é coisa de primeiro mundo!!
Claro, como chegamos lá por volta do meio-dia, fomos obrigados a traçar uma deliciosa picanha com uma salada de batatas dos deuses.
-----
Ganhei o dia.
Ah, o site é muito legal: http://www.sts.com.br/.

Nenhum comentário:

Postar um comentário