Terça, 30 de agosto de 2011

Gostava muito dele

Seu Ernani, sempre com esse sorriso, e eu, mais novo e bem mais gordo

Ontem conversava com um amigo e, lá pelas tantas, brinquei:
- Bah, como diria o seu Ernani, isso vai dar uma trabalheira!
Pouco mais tarde, em um site/blog que nem me lembro qual, soube que Ernani Dieterich havia morrido.
Faleceu na tarde de quinta, dia 25, aos 86 anos.
Conheci ele através de uma outra grande figura chamada Carlos Cunha Contursi. Seu Ernani havia sido eleito presidente da seccional gaúcha da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis - ABIH-RS, e precisava de alguém que fizesse assessoria de imprensa. Disse a ele que daria uma mão, mas não tinha tempo para fazer um trabalho constante. Com declarações fortes ocupou vastos espaços na imprensa em geral.
Na real, ressuscitou a ABIH gaúcha. Fazia reuniões semanais da diretoria e mensais com todos os associados. Foi eleito conselheiro da ABIH Nacional.
Meste período que foi presidente da Associação, organizei vários eventos de sucesso, como 3 edições do Seminário da Hotelaria Gaúcha;
Durante 5 anos fiz um mensário chamado Turismo-RS, com o apoio dele e de vários hoteleiros.
-----
Seu Ernani foi dono do principal hotel de Capão da Canoa, o Riograndense, bem no centro da praia. Tinha também um hotel em Xangri-lá e um motel em Porto Alegre.
Mas uma de suas principais ações foi criar, nos anos 60, uma cadeia hoteleira, a Rede Charrua.
-----
Eu gostavo muito do seu Ernani. Bati longos papos com ele.

Paulo Raymundo Gasparotto, seu Ernani e José Reinaldo Ritter

-----

O SONHO DE ÍCARO
José Justo*


Ontem, Ernani partiu rumo ao sol!
Muito antes do balão, do avião e do foguete, Icaro sonhou em voar, em ir ao sol.
Dando asas a sua imaginação, subiu e fracassou.
Mas, para ele, fracassar é diferente de desistir.
Icaro continuou seu sonho através de outros que vieram a lhe suceder depois da mitologia. Tantos outros realizaram seus sonhos de voar e conquistar as estrelas.
Muitos antes de ACCOR, JUMEIRAH e INTERCITY, ele sonhou fazer uma rede de hoteis. Imaginou a bandeira de seus hoteis tremulando na entrada de cada cidade este país, num tempo em que governar era construir estradas e em que o Brasil cresceu como nunca dantes.
Alegoria do sonho de ícaro cabe na personalidade que sonhou e construiu suas asas, não de cera, mas de concreto e ferro, não para ir ao sol, mas, para ir alem. Construiu e deixou um legado técnico para o país, o qual só muito mais tarde e só os mais atilados nas lides do saber e do conhecer, poderão apreciar a sua obra, que não permanecerá como um monumento, mas, como um pensamento que ensinou a tanta gente que era possível sonhar, mesmo em um país onde sonhar era quase proibido. Um jeito de ser e de expressar que mostrou aos mais novos que era possível voar, mesmo com asas de cera.
Assim como Icaro da mitologia Grega, ele sonhou à frente do seu tempo. A ciência, o conhecimento e o mundo, não estavam preparados para compartilhar seu sonho. Ele sim.
Na década de 50 e 60 do século passado ele implantou no Brasil uma rede de hoteis que levou uma bandeira da qual se tem a imagem até os dias de hoje. O formato de seus negócios até hoje são copiados por outros. Ele era o ex-presidente da ABIH do Rio Grande do Sul, Ernani Dieterich.
Uma mostra de sua persistência, aconteceu no ano pasado: debilitado pela doença, teve uma breve recuperação e aproveitou o momento para ir visitar a sua ABIH e me questionou sobre o mercado e sobre a possibilidade de desenvolver uma pesquisa para ele, pois, estava pensando em criar um investimento na área de entetenimento.
O tempo não permitiu, mas, ele continuava sonhando!
VOOU
Ontem, Ernani partiu rumo ao sol!
Faleceu dia 25 de agosto, as 14 horas, aos 86 anos, Ernani Dieterich, ex-presidene da ABIH/RS e hoteleiro do Litoral Norte Gaucho, Ernani foi o primeiro empresário da hotelaria a formar, nos anos 60, uma rede de hoteis em nível nacional, quando implantou a Rede Charrua.
O velório está sendo realizado na capela 1 do Crematório Saint Hilaire, na Av. Salgado filho, 2980, na cidade de viamão, na Grande Porto Alegre. e a cremação será as 15 hors do dia 26 de agosto.

* Editor do Front Desk é um boletim informativo com assuntos de interesse da Cadeia Produtiva do Turismo do Sul do Brasil, enviado para 8.500 endereços.

Um comentário:

  1. Qual é a tua Prévidi? O tens contra mim? Tu nunca foste governo, apenas “bem nutrido”. Ou vais me chamar de gordo? Obvio que não. Sei de tua educação.

    ResponderExcluir