Vinhos e Afins - 18 de outubro de 2011

Espumante brasileiro é destaque no Wine Future Hong Kong 2011
O espumante brasileiro estará em destaque no mais importante evento de vinhos do mundo, o Wine Future 2011, que acontece de 6 a 8 de novembro, em Hong Kong. Pela primeira vez, um rótulo do Brasil será apresentado na degustação conduzida por Jancis Robinson, uma das mais prestigiadas críticas de vinho do planeta.
Ela incluiu o Cave Geisse Brut 1998, elaborado por Mario Geisse em Pinto Bandeira, na Serra Gaúcha, na degustação “Além de Bordeaux”, quando apresentará a 1.000 ouvintes rótulos de 15 países que merecem mais atenção. “Os vinhos selecionados são de alta qualidade, vindos de alguns tradicionais produtores e também de mercados emergentes como Brasil, Turquia e China”, diz ela. 
O projeto Wines of Brasil, realizado em parceria entre o Instituto Brasileiro do Vinho (Ibravin) e a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil), ainda levará cinco vinícolas brasileiras para o Wine Future. Aurora, Lidio Carraro, Geisse, Miolo e Salton estarão presentes com seus vinhos e espumantes, que poderão ser degustados pelos participantes do Wine Future nos intervalos das conferências.
O Wine Future 2011 reunirá as principais personalidades do mundo do vinho, como Robert Parker, Francis Ford Coppola, Gary Vaynerchuk, Miguel Torres, Michel Rolland, Angelo Gaja, entre outros, para discutir e apontar as tendências mundiais do mercado. A última edição do Wine Future, organizado pela The Wine Academy of Spain, ocorreu em 2009, em La Rioja, na Espanha.

Outros eventos
Antes do Wine Future, de 3 a 5 de novembro, o Wines of Brasil montará um estande coletivo com cinco vinícolas para a Hong Kong International Wine Fair. Com exceção da Miolo, que já possui importador em Hong Kong, as outras quatro empresas presentes – Aurora, Basso, Lidio Carraro e Salton – buscarão representantes e distribuidores para a Ásia. A participação do Wines of Brasil conta com o apoio da Embaixada do Brasil em Hong Kong, do Ministério das Relações Exteriores e da Apex-Brasil.
Nos dias 1º e 2 de novembro, o Wines of Brasil também estará presente no 2º Internacionais Sparkling Wine Symposium, que acontecerá no Denbies Wine Estate em Surrey, nos arredores de Londres. O evento vai reunir enólogos, produtores, comerciantes, compradores e jornalistas de todo o mundo em um fórum internacional de dois dias para compartilhar experiências em produção e promoção de espumantes. O enólogo Mario Geisse, da vinícola Geisse, de Pinto Bandeira (RS), falará sobre os espumantes brasileiros.

Confira os 15 vinhos que serão apresentados por Jancis Robinson no Wine Future Hong Kong 2011:



1. Brazil – Geisse Brut 1998 in magnum
2. Australia – Shaw and Smith – M3 Chardonnay 2010 Adelaide Hills
3. Germany – Dr. Loosen, Erdener Treppchen Riesling Kabinett 2008 Mosel
4. Austria – Jurtschitsch, Schenkenbichl Grüner Veltliner Reserve Erste Lage 2009 Kamptal
5. Turkey – Kavaklidere, Prestige Öküzgözü 2008 Elazig
6. NZ – Felton Road, Cornish Point Vineyard 2010 Central Otago
7. Burgundy – Louis Jadot, Clos St Jacques Premier Cru 1990 Gevrey Chambertin
8. Piemonte – Gaja 2008 Barbaresco
9. Toscana – Antinori, Tignanello 2001 Toscana
10. China – Grace Vineyard, Tasya’s Reserve Cabernet Sauvignon 2008 Shanxi
11. Chile – Almaviva 2005 Puente Alto
12. South Africa – Vergelegen 2000 Stellenbosch
13. Argentina – Catena Zapata Catena Alta Malbec 2000 Mendoza
14. Rhône – Tardieu Laurent, Cuvée Spéciale 2006 Châteauneuf-du-Pape
15. California – Ridge Monte Bello 1995
(foto Daniela Villar / Ibravin)

-----

Campos de Cima anuncia construção de sua vinícola em Itaqui (RS)
A butique de vinhos Campos de Cima iniciará as obras de sua vinícola no início de 2012, no trecho de acesso a Itaqui, na BR 472. O espaço de aproximadamente 1 mil metros quadrados terá capacidade produtiva de 100 mil garrafas com geração de 40 empregos diretos e indiretos. A Licença de Instalação (LI) acaba de ser concedida pela Fundação Estadual de Proteção Ambiental Henrique Luiz Roessler (Fepam). Após essa etapa, restará apenas a necessidade da liberação do projeto arquitetônico e estrutural, além da obtenção da licença de operação – igualmente concedida pela Fepam – para que o empreendimento entre em atividade.  
Segundo a proprietária da Campos de Cima, Hortência Ayub, a intenção é trabalhar com a elaboração de vinhos finos dentro do projeto vitivinícola da Fazenda Campos de Cima, este que teve início em 2002 com a implantação de 15 hectares de vinhedos próprios. A uvas são cultivadas no município de Maçarambá, a 100 quilômetros de Itaqui, com mudas provenientes de viveiros da França e Itália. “Este novo investimento dá continuidade ao desenvolvimento da Vinícola, que hoje cultiva 11 varietais de uvas vitis viníferas”, destaca Hortência. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário