Bom Dia! Segunda, 21 novembro 2011

UM MISTÉRIO CHAMADO EVA SOPHER

Toda unanimidade é burra, já disse Nelson Rodrigues.
Seja ela contra ou a favor.
E também perigosa, podemos acrescentar.
Unanimidade é o esforço para inibir a criatividade,
reprimir a reflexão, enterrar a capacidade crítica.
Unanimidade é o fim da discussão.
(trecho de texto de Wilson Reeberg, esportista brasileiro)


A chefe dona Eva, a unanimidade
 Afirmo com a maior tranquilidade: Dona Eva, como a chamam seus milhares de fãs, é uma unanimidade.
Há quase 40 anos manda e desmanda no Theatro São Pedro e não há santo que a tire do posto.
Dona Eva é como a líder de uma igreja dessas que tem horário nas TVs e rádios. Seus seguidores não admitem questionar os seus ensinamentos e muito menos o que faz ou deixa de fazer.
É um recorde: ocupa há 36 anos um cargo de confiança dos governos estaduais!!
É a chefe de uma seita.
Como sou simpatizante de várias religiões e até mesmo de "filosofias de vida" não dou bola para os ensinamentos da dona Eva. Até poderia, mas como ela (quase) não é contestada não consigo levá-la a sério.
Sim, senhores e senhoras, dona Eva é uma unanimidade junto à "classe artística" nacional. Aqui em Porto Alegre ela é algo a mais do que uma unanimidade. Extrapolou. Pode ser que não seja tudo isso, mas pouquíssimos  tem coragem de contestar a provecta senhora.
-----
Nesta semana causou um grande reboliço na "comunidade cultural" a notícia, publicada na sexta passada, neste site/blog, de que "o Tribunal de Contas do RS vai abrir inspeção para auditar as contas do Multipalco trouxe muita "indignação"!!
Para quem não sabe, o Multipalco está sendo construído há anos ao lado do Theatro São Pedro. Começou em 1985.
Por enquanto, o Multipalco está com três andares de estacionamento funcionando e à disposição do público.
Apenas uma sugestão aos auditores do TCE: Quem administra o estacionamento?
Calma, é apenas uma sugestão!!
Outra coisa: o projeto é tocado por Eva Sopher, a chefe suprema do Complexo Theatro São Pedro. Entra governo, sai governo e ela continua mandando, como se fosse a única pessoa no RS com capacidade para tocar o eterno projeto".

-----
Parece que estou vendo as cenas.
- Dezenas, centenas de "agitadores culturais " vão dar um novo "abraço" no Complexo Theatro São Pedro.
- Dezenas, centenas de expoentes da "comunidade cultural" vão protestar na frente do Tribunal de Contas e, ato contínuo, vão até o Palácio Piratini pedir o apoio ao nosso governador Tarso Fernando, para que o TCE  "não se meta com a 'arte'".
- Programas nacionais vão entrevistar a chefe da seita, oferecendo solidariedade irrestrita!!
Mais uma vez a glória para dona Eva!!
-----
Desde sexta passada, recebi vários e-mails e telefonemas. Alguns até mesmo desaforados.
(Ainda bem que não sou uma unanimidade!!)
Destaco dois.
Um comentário está no FB, do Fernando Martins:
Tu é o ÚNICO jornalista do Rio Grande do Sul com coragem de dizer a verdade sobre a questão Eva Sopher/TSP. Só um idiota não seria grato ao trabalho dela frente ao Theatro São Pedro, mas é preciso deixar algo claro, muito claro. O Theatro São Pedro é PÚBLICO, é propriedade do Estado do Rio Grande do Sul. Não é feudo, principado nem enclave.
O outro é de um dirigente de espaço cultural e, por razões óbvias, preservo seu nome:
O Multipalco tem que pertencer a classe artística. Hoje só funciona o estacionamento e o restaurante; quanto foi investido?
17 milhões de reais para fazer um estacionamento e um restaurante?  E com lei de incentivo cultural?
É uma barbárie!!
Com esta verba se faria 17 centros de cultura por toda a cidade.

Outra vergonha: durante uma década quase todo o dinheiro público (sim, público) foi direcionado para a Fundação Ibere. Quantas pessoas frequentam? Quem consegue ir até lá? O triste da história é este: quando se investe em cultura - sempre - não é na mão das pessoas que a fazem, mas que a gerenciam, se badalam, se locupletam. É o saldo depois do escândalo na lic.
Parece que a arte está abarrotada de dinheiro. É um horror muito maior.
É o mesmo caso de revolucionários que chegaram ao governo e se corrompem (ou eles mesmos corrompem). Muito mais grave. O banqueiro roubar faz parte. Mas, o mais desumano, é ter que se equiparar aos poderosos dessa forma.
É ascender tendo que ser cúmplice disso.
Pobre Rio Grande, pobre Brasil!!
-----
Antes de encerrar.
Leia esta nota do site do Tribunal de Contas do Estado:
A sessão plenária do Tribunal de Contas do Estado (TCE-RS) desta quarta-feira (16) aprovou com ressalvas as contas da administradora da Fundação Teatro São Pedro, Eva Sopher, exercício 2008. O relator do processo, conselheiro substituto, Pedro Henrique Poli de Figueiredo, impôs à gestora multa de R$ 1,5 mil, valor máximo previsto por lei estadual.
O conselheiro substituto determinou, ainda,
a instauração de uma inspeção extraordinária para examinar de forma integral o projeto Multipalco. De acordo com a decisão, as irregularidades constatadas - como a contratação de serviços de engenharia para obra no Multipalco sem licitação e deficiências no controle de bens móveis - não macularam o exercício em exame. Desta decisão cabe recurso.
-----
Bah, o doutor Poli de Figueiredo, pelo jeito, também não é da "seita da unanimidade".
-----
Volto ao assunto nesta terça.


4 comentários:

  1. Muito Boa tua idéia de falar sobre a Dona Eva Sopher no teu "brógui" cabeça.
    Eu adoro essa mulher!

    ResponderExcluir
  2. Prévidi.

    Por estas e por outras que sou teu leitor. Não tem "gregregre" para dizer Gregório. Tu vai lá e escreve mesmo. Gosto da tua independência. Nem sempre concordo com tua opiniões, mas gosto de lê-las pois me estimulam a pensar.
    Com o post sobre a "Intocável dona" Eva Sopher me fez lembrar, se não me engano, que o então governador Collares tentou trocar a timoneira do Teatro São Pedro, foi uma gritaria geral e nunca mais se ousou tocar no assunto. É uma espécie de feudo...

    ResponderExcluir
  3. Sim, Prévidi, o TCE tá aí pra isto mesmo: fiscalizar órgãos públicos. Tá no seu papel. Até onde sei, D.Eva não é santa. Sei também que ninguém jamais conseguiu criticá-la dentro ou fora de qualquer governo, seja de esquerda ou de direita. Por mim, já foi seu tempo, tá na hora dela se aposentar.

    ResponderExcluir
  4. Sempre achei um absurdo este Multipalco. ele nunca foi uma prioridade da cidade; Porto Alegre provinciana baba com a capacidade de Dona EVa.
    Para onde foi este dinheirão todo?
    Enquanto isto a OSPA esta quase morta e seu teatro está longe de começar.
    Pobre província.viram a penuria dos equipamentos culturais do estado? Para o Multipalco nunca falta grana

    ResponderExcluir