Segunda, 28 novembro 2011 - parte 4

A "omissão de socorro" do SAMU
Escreve o Egon Müller:
O delegado Valter Maitelli, titular da DP de Carlos Barbosa, instaurou inquérito policial para investigar a possibilidade de ter havido "Omissão de Socorro", por parte do SAMU estadual, na morte da aposentada Iria Berté, 63 anos, no dia 18 de novembro em Carlos Barbosa. As primeiras testemunhas, começam a depor na tarde de hoje.
Dona Iria, teve uma parada cardiorepiratória, e morreu na sua casa, que fica a 150 metros do SAMU de Carlos Barbosa, que recebe ordens de atendimento apenas da central do SAMU, em Porto Alegre. Vizinhos e familiares pediram socorro ao 192, mas ficaram ouvindo uma musiquinha, enquanto dona Iria agonizava.
-----
Clóvis Heberle furioso!! E com razão!!
CÓPIA DE CARTA QUE ENVIEI AO CONSELHO REGIONAL DE MEDICINA VETERINÁRIA
Prezados senhores:
A cada  ano que passa o número de animais de  estimação - os pet - tem aumentado enormemente. Hoje em dia é difícil uma família não ter o seu cãozinho, o seu gatinho.
Isto é bom para o mercado de trabalho dos médicos veterinários, mas acho importante que esse Conselho esteja atento às  consequências deste aumento na população de animais domésticos.
Uma delas é a intensificação da criação e comercialização de cães e gatos, provocadas pela demanda. Tenho observado que há muitas agropecuárias e lojas do ramo onde os bichinhos ficam semanas e até meses em pequenas gaiolas, à espera de sua venda. É de dar pena vê-los alí, crescendo amontoados, desmamados precocemente, com até 20 dias de vida,  com evidentes danos à sua saúde. Sugiro que o CRMV inicie o mais breve possível, com o apoio de seus profissionais associados, uma ação permanente de fiscalização desses locais.
Outra consequência é o abandono de animais pelos seus "donos".
Muitas vezes as crianças exigem um cãozinho ou gatinho, mas depois cansam do "brinquedo". Há casos de famílias despreparadas para cuidar dos pets, e que acabam abandonando-os na rua.  No Litoral do RS, onde moro, há matilhas de cães vagando pelas cidades, e talvez sejam menos infelizes que aqueles confinados a canis públicos ou privados, sem as mínimas condições de higiene e alimentação.
Acho que os representantes desse conselho nos municípios deveriam articular, com o apoio das prefeturas, uma política de castração dos animais abandonados e a sua assistência de saúde básica. Há no Imbé uma associação dedicada ao recolhimento e tratamento de cães, mas luta com falta de recursos e apoio. Acredito que o mesmo ocorra em outras cidades gaúchas.
Sugiro, por fim, uma campanha de esclarecimento, através dos meios de comunicação (que poderiam veicular os anúncios sem custos) para que a c ompra ou adoção de pets seja responsável. Os bichinhos não podem passar dez, doze horas sozinhos em apartamentos, enquanto os "pais" trabalham.
É preciso também esclarecer quais os pets mais adequados a cada situação.
Enfim, os senhores, especialistas, devem saber muito melhor do que eu quais os cuidados mínimos para que os animais não sofram maus tratos.
-----
VINHOS E AFINS
Vem aí a Vindima 2012
Numa autêntica festa italiana não pode faltar cantoria, produtos e jogos coloniais, fé, alegria e vinho para brindar mais uma safra. E é isso que os visitantes vão encontrar na Abertura da Vindima no Vale dos Vinhedos. O evento, marcado para o dia 28 de janeiro, integra o Bento em Vindima numa realização do Hotel Villa Michelon.
A programação inicia às 17 horas com a colheita das uvas no Parreiral Modelo do Villa Michelon. É quando todos têm a oportunidade de vivenciar na prática a vindima. Enquanto os cachos de uvas vão sendo colhidos, os corais vão acompanhando a colheita cantando músicas típicas italianas. E quem sabe canta junto.
Com os cestos cheios chega o momento da pisa, tarefa reservada à rainha do Vale dos Vinhedos, Vanessa Crestani, e as princesas Letícia Dal Magro e Camila Milani. Elas entram na mastela (grande bacia de madeira) para amassar as uvas com os pés, remontando o período da imigração, e mais uma vez a cantoria entra em cena. Embalados pela emoção e na euforia da celebração, turistas e autoridades são convidados a participar da pisa.
Chega, então, o momento da celebração religiosa. É quando o padre abençoa os vinhedos, os viticultores e vinicultores, além dos visitantes, numa demonstração de fé e trabalho. A programação encerra com o Filó Italiano no salão da Sociedade 8 da Graciema. No cardápio, copa, queijo colonial, salame, pão caseiro, cucas, grostoli e muita uva. As vinícolas do Vale dos Vinhedos estarão oferecendo suco de uva, vinho branco, vinho tinto e espumante para degustação.
O Filó Italiano será animado com jogos coloniais, principalmente os de baralho como bisca, três sete e quatrilho. Isso sem contar o jogo da mora e o jogo de damas de vinho, onde as peças são taças de vinho branco e vinho tinto, uma brincadeira que faz com que a cada peça descartada o ganhador deve beber o vinho da taça. Para desfrutar de todas estas atrações o hotel ainda oferece pacote especial para o período. Consulte através do site www.villamichelon.com.br.

O EVENTO
ABERTURA DA VINDIMA NO VALE DOS VINHEDOS
Data: 28 de janeiro de 2012
Horário: a partir das 17 horas
Local: Hotel Villa Michelon
Valor do ingresso por visitante: R$ 25,00

PROGRAMAÇÃO
17h - Colheita das uvas no Parreiral Modelo do Villa Michelon.
18h - Pisa das uvas pelas soberanas do Vale dos Vinhedos, convidados, autoridades, jornalistas e visitantes.
19h - Celebração religiosa com bênção dos parreirais, viticultores, vinicultores e comunidade.
20h - Filó Italiano no Salão da Sociedade 8 da Graciema, com a presença de autoridades, convidados e corais típicos regionais.

Um comentário:

  1. Não dá para querer ter um animal de estimação em um apartamento de 40m2...É muita sacanagem com o pobre bixo... sem contar que eu acho que cachorro deve ser criado no pátio,pra correr,fazer buracos e latir atrás dos gatos.. em um apartamento, é muito complicado..Como um amigo meu diz: TEm que ter um cachorrinho para levar aos domingos no parcão, nem que seja, somente aos domingos...É brincadeira?Rogério - Cachoeirinha.

    ResponderExcluir