Vinhos e Afins - 9 de janeiro 2012

Novidades da Miolo
O respeitado crítico britânico Hugh Johnson abriu espaço para os vinhos brasileiros na edição de 2012 de seu Pocket Wine Book. Escritor e especialista em vinhos, Johnson é considerado o autor mais vendido sobre o assunto no mundo.
Na edição deste ano, Hugh Johnson destaca que o Brasil é o terceiro maior produtor de vinhos da América do Sul com uma surpreendente influência europeia na vinificação na região do Vale dos Vinhedos, em Bento Gonçalves.
O escritor aponta “impressionantes" tintos brasileiros como merlot, e  tannat. Além disso, aconselha ficar de olho em vinícolas como a “pioneira” Miolo. Outro aclamado crítico britânico, Oz Clarke, também citou o Brasil em seu Pocket Wine Book 2012. Clarke destacou o país como promissor na elaboração de espumantes.

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Ibravin estima recorde na venda de espumantes em 2011
A venda de espumantes deve bater novo recorde este ano – superando a última marca atingida em 2010, de 12,5 milhões de litros colocados em todo o Brasil. “O volume este ano deve somar 15 milhões de litros de espumantes”, projeta o presidente do Conselho Deliberativo do Instituto Brasileiro do Vinho (Ibravin), Júlio Fante.
As estatísticas de comercialização apuradas pelo Ibravin mostram a comercialização de 11,6 milhões de litros de janeiro a novembro deste ano – 6,7% maior do que o mesmo período do ano passado. Os números se referem às empresas instaladas no Rio Grande do Sul, estado responsável por cerca de 90% da produção nacional de vinhos e derivados.
Vinhos
De janeiro a novembro deste ano, ocorreu um acréscimo de 6% na venda de vinhos finos, com a colocação de 18,3 milhões de litros no mercado brasileiro – volume maior do que o total de 18,1 milhões de litros de 2010. “Devemos alcançar 20 milhões de litros este ano, cerca de 10% a mais do que os 18,1 milhões de litros de 2010”, calcula Fante.
Se somarmos os vinhos finos aos vinhos comuns (de mesa), a comercialização deve chegar a 255 milhões de litros em 2011. O crescimento até novembro é de 7,6% na venda de vinhos finos e de mesa, com a colocação de 228,5 milhões de litros desde janeiro até o décimo primeiro mês do ano. “O reconhecimento da qualidade dos vinhos, espumante e do suco de uva 100% natural e integral por parte dos consumidores premia o investimento das empresas”, afirma Fante.
Suco de uva
O suco de uva 100% natural e integral continua sendo o grande destaque de vendas do setor vitivinícola. A expectativa é crescer 30% em 2011. Em 2010, foram vendidos inéditos 31,8 milhões de litros de suco de uva 100% natural e integral, que tem 100% da fruta, não tem adição de água nem açúcar. Este volume já foi ultrapassado com folga este ano.
As empresas do RS já comercializaram 37,4 milhões de litros de suco de uva nos 11 meses do ano, um acréscimo de 28,4% em relação ao mesmo período de 2010. A expectativa é fechar 2011 com um volume recorde no Brasil: a colocação de mais de 41 milhões de litros de suco de uva 100% natural e integral.
Importações
As importações de vinhos e espumantes aumentaram 3,4% de janeiro a novembro deste ano, com a entrada de 69,6 milhões de litros estrangeiros no País.

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