Bom Dia! Sexta, 2 de março 2012

FORD E BEIRA-RIO

Sabe o que é Casa da Mãe Joana, né?
É o lugar em que cada um faz o que quer e bem entende, onde a desordem e a esculhambação é liberada.
Asssim: o sujeito chega na Casa da Mãe Joana, come e bebe sem pagar, depois ordena que a melhor mulher venha lhe fazer carinho no sovaco soado e pra encerrar faz cocô num cantinho. E ninguém fala nada.
Qualquer um que aparece se sente o dono da Casa.
Para ser um moderninho do século passado poderia usar a expressão "laissez faire, laissez aller, laissez passer"; ou seja, "deixai fazer, deixai ir, deixai passar". Entendeu?
Certo?
Certo um escambau!!
--
Na década de 90 fui um dos milhares - milhões? - de viventes no RS que queria o fígado do então governador Olívio Dutra, que dispensou uma fábrica da Ford, que seria instalada em Guaíba. Não só a Ford, mas um grande número de outras indústrias que iriam fornecer para a multinacional. Acreditava que o Governo gaúcho tinha que oferecer tudo o que queriam.
Hoje, mudei. Um pouco. Essas indústrias sem pátria fazem verdadeiros leilões entre os Estados para saber quem oferece mais. Ganham áreas imensas, isenções por décadas, incentivos e financiamentos oficiais. Quer dizer, se instalam com a tecnologia, apenas - "apenas" é um exagero, mas é isso mesmo. Só com a tecnologia e a penetração (opa!!) no mercado mundial.
Na verdade, esses caras chegam num Bananão, como classificam o Brasil, e querem uma Casa da Mãe Joana. Muitos podem dizer: Mas eles trazem desenvolvimento para a região!! Tudo bem, mas desenvolvimento para quem? A Prefeitura de Gravataí, por exemplo, adiora a GM, tanto é que é disputada até na Justiça pelos politiqueiros
Quem mais? Alguns empresários, que montam negócios para atuarem como satélites dos donos do campinho.
--
Quer saber de uma coisa?
OD fez muito bem em mandar a Ford chupar um carpim sujo!!
--

 Não tinha a menor vontade de escrever sobre isso, porque sei que vou levar porrada de montão.
Mas tinha que relacionar o Caso Ford com o Caso Beira-Rio/Andrade Gutierrez. Não presto a atenção nesse "debate" sobre a reforma do estádio do Inter. Só sei que essa empresa, monstruosa, tem obras por todos os continentes e se mete em tudo que dá muito dinheiro. Mas jamais construiu ou administrou um estádio. Não entendia e não entendo a razão de não começar logo a tal da reforma.
Aí o leitor pode perguntar:
- Como não entende? Emburreceu, de vez?
Caiu a ficha quando o nosso governador Tarso Fernando disse que o Banrisul não iria financiar a obra sem garantias, como eles queriam.
Bah!!
CLARO, A ANDRADE GUTIERREZ NÃO QUERIA E NÃO QUER COLOCAR UM REAL FURADO NESSA REFORMA DO BEIRA-RIO!!
COMO FAZEM OS GRANDES GRUPOS, MONSTRUOSOS,  INTERNACIONAIS, "APÁTRIDAS"!!
--
A Andrade Gutierrez é a nossa Ford do século 21!!
O verão me tornou novamente ingênuo.
--
Olha, aposto: Se a nossa presidentE Dilma não der porrada na mesa e ameaçar esses caras essa obra não sai!! E não tem Copa em Porto Alegre. Vamos ficar chupando dedo!!
Também não sai na maravilhosa Arena gremista, porque não tem infra no entorno.
--
Como diria o Sérgio Jockyman:
PENSEM NISSO, ENQUANTO EU LHES DIGO ATÉ SEGUNDA!!
(mas, calma, hoje tem mais postagens)

Nenhum comentário:

Postar um comentário