Sexta, 2 de março 2012 - parte 4

O SEGETTO MATOU A CHARADA!!


No Bom Dia! de segunda, dia 1º, escrevi:
Uma, ainda, do Diário do Paraíso: todo dia, duas ou três vezes, vejo no gramado de casa, em Oeisis International, uma passarinho branco, quase todo branco. O detalhe é que ele tem a ponta das asas preta. Voam sempre sozinhos e ontem, quando se armava um temporal, um deles estava enlouquecido. Ia de um lado para outro.
Já tentei tirar uma foto do bicho, mas não consigo, porque é muito rápido.
Apelei para o santo google, mas nada.
UM ORNITÓLOGO, UM ESPECIALISTA!!

--
Aí, há pouco, recebo do Contador Antonio Segetto a foto acima e o texto:
Olá Prévidi. O pássaro branco a que se refere não é esse aí da foto? Conheço como viuvinha...tirei em Tramandaí Sul em fevereiro.
--
Exatamente, Segetto. Esse mesmo!!
Desfeito o mistério - pelo menos para mim!!

--
É um passarinho muito bonito!! Não?

8 comentários:

  1. Milton Ferretti Jung5 de março de 2012 às 18:58

    O Segetto acertou na mosca (ou seria no passarinho?). Veem-se poucos em Tramandaí,mas também apenas dei com eles neste veraneio e...em Tramandaí. Talvez o nome seja viuvinha mesmo.

    ResponderExcluir
  2. Justamente hoje fiz o mesmo que você, ou seja, apelei igualmente para pai Google e não deu outra, aqui estou em, seu Blog me deliciando com a foto do pássaro que seguidamente vejo em Nova Tramandaí onde tenho casa.
    Também conheço por viuvinha e até saber o verdadeiro nome é assim que vai continuar sendo...Um abraço! Walter Luiz Ferreira
    Se desejar, acesse meu blog e deixe sua opinião e sugestões: http://kivisao.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  3. já vi em varios locais do sul,mas sempre proximos das praias.muito lindo,e nao gosta de possar para fotos,rsrs

    ResponderExcluir
  4. Eu alimento uma todos os dias,ela pega o alimento na minha mão!!
    É muito emocionante ver um bichinho tão pequenino e tão assutado chegar para pegar comida na palma da sua mão!!
    Lindo d+!!
    Tenho alumas fotos dela no meu FACE.
    https://www.facebook.com/valdirene.breves?ref=tn_tnmn

    ResponderExcluir
  5. Não é viuvinha, é NOIVINHA, conforme o WikiAves. A vivuinha é preta.

    ResponderExcluir
  6. tbem vi em Tramandaí, me chamou a atenção um pássaro todo branquinho, não consegui fotos ele voa muito rápido...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia, me surpreendi com um em meu jardim, fiquei encantada, filmei , tirei foto. Também recorri ao google e chequei aqui, encontrei como noivinha, lindo.

      Excluir
  7. Bom dia, vim em busca para matar a curiosidade de um amigo e encontramos seu blog e descobrimos também este texto que explica tudo: A Noivinha (Xolmis irupero), também conhecida popularmente por Viuvinha e Viuvinha-Alegre, é uma ave passeriforme da família Tyrannidae.
    Seu nome significa: de Xolmis= vocábulo de origem incerta. Provavelmente se refere ao asteca “xomotl”, nome de ave registrado por Hernandez (1651), no México; do (guarani) iruperó = pássaro problemático, com problemas. ⇒ Pássaro xolmis problemático.
    Características
    Mede cerca de 18 centímetros e é quase todo branco. Apenas as rêmiges primárias (penas da ponta das asas), bem como a ponta das penas da cauda são negras; também são pretos o bico e as pernas.
    Come essencialmente insetos que apanha em vôo com apurada técnica: parte de um galho onde esta pousada, apanha a presa em ousadas piruetas e volta para o seu poleiro.
    Constrói o ninho em ocos de árvores e ninhos abandonados de João-de-Barro. Põe cerca de 3 ovos que apenas a fêmea choca durante aproximadamente duas semanas. Os filhotes são alimentados por ambos os pais, que lhes trazem o alimento no bico.
    Hábitos
    Sabe peneirar muito bem, mantendo-se no mesmo ponto no ar, adejando as asas como os beija-flores. Na caatinga seca contra o céu azul destaca-se pela alvura de sua plumagem e de sua extrema elegância de vôo. É uma das mais lindas aves do sertão nordestino.
    Vive na caatinga, nos campos com arbustos e árvores esparsas, na beira de brejos, no Nordeste e no sul do Brasil, no Mato Grosso do Sul, Rio Grande do Sul e ainda na Argentina, Uruguai, Bolívia e Paraguai.
    fonte: http://www.wikiaves.com.br/noivinha

    ResponderExcluir