Vinhos e Afins - 16/3/2012

Miolo nas Olimpíadas de Londres

 O vinho tinto Quinta do Seival Castas Portuguesas 2006, da Miolo Wine Group, foi o único vinho brasileiro escolhido para ser degustado em eventos oficiais dos Jogos Olímpicos de 2012, que ocorrem em Londres.
A lista, divulgada pela Bibendum, maior distribuidora de vinhos do Reino Unido, contém outros 18 rótulos de outros países, como França e Itália.
“A tradição da Miolo nas exportações para a Inglaterra e a qualidade dos nossos produtos foram determinantes na escolha do vinho para um evento tão importante e coroa o trabalho que a empresa vem fazendo no exterior”, diz Morgana Miolo, gerente de Relações Internacionais da MWG.
A Inglaterra é um dos principais destinos das vendas internacionais da MWG e, em 2011, foi responsável por cerca de 30% do total de 320 mil garrafas exportadas pela empresa para 31 países.

-----

Perini e a melhor safra de sua história

A Vinícola Perini está, literalmente, agradecendo aos céus pelo início daquela que já pode ser considerada definitivamente a melhor das 41 safras de sua história. As castas europeias que começaram a ser colhidas na primeira semana de março – cabernet sauvignon, merlot e marselan – atingiram níveis de qualidade de açúcar e sanidade sem precedentes.
Frutos de um clima que tantas vezes castiga o produtor e, em 2012, foi pródigo na retribuição. O que levou o fundador da empresa Benildo Perini a resgatar uma das mais legítimas tradições dos antepassados italianos, para quem o trabalho era uma profissão de fé, como forma de celebrar e agradecer a conquista. Por seu convite, ao pôr-do-sol da terça, dia 5, o bispo diocesano de Caxias do Sul, Dom Alessandro Rufinoni, abençoou os vinhedos que agora darão sua colheita.
Em números, a safra 2012 da vinícola renderá 11 milhões de quilos de uva que dispensarão quaisquer corretivos com açúcar de cana na fase de vinificação. O volume é 16,6% menor do que a safra passada, quando a Perini recebeu 13,2 milhões de quilos de uva. “A forte estiagem diminuiu a produção, mas, em contrapartida, produziu uma uva de excelente qualidade”, explica o vitivinicultor.
--
O diferencial desta safra está no chamado Grau Babo – índice que determina a quantidade de açúcar presente em cada 100 gramas de mosto produzido. No ano passado, o número ficou entre 14 e 15. Para 2012, as estimativas mais otimistas da companhia trabalhavam com Grau Babo na faixa de 16,5 a 17. Só que a safra 2012 da Perini extrapolou qualquer projeção. Os vinhos e espumantes deste ano serão produzidos com Grau Babo 21. “O clima nos ajudou bastante para evoluirmos significativamente. As uvas estão com excelente característica de graduação. Poderemos aumentar a elaboração do Perini 4. A satisfação do consumidor também será ampliada”, garante Benildo Perini.
--
O dirigente refere-se à menina dos olhos da companhia – o rótulo Perini 4. O vinho elaborado por meio de uma assemblage de uvas cabernet sauvignon, merlot, marselan e tanat, que antes mesmo de uma safra excepcional já ocupava o topo da linha de produtos. O fundador da vinícola acrescenta, porém, que toda produção terá qualidade especial. “A sanidade aumentou e o uso de defensivos agrícolas diminuiu. Aliado com a tecnologia, o clima favorável e o nosso sistema de cultivo, isso faz com que a safra 2012 tenha uma qualidade superior”, comemora Benildo Perini.
Foto: Gilmar Gomes / Divulgação

Nenhum comentário:

Postar um comentário