Vinhos e Afins - 7/3/2012

Filme, música e vinhos brasileiros na noite de Dusseldorf
Integrados à programação do ProWein Goes City, os vinhos brasileiros foram a atração da noite que uniu a exibição do filme “O Quatrilho” e do show de Borghetinho e grupo no Museu do Filme
Famosa pela sua cerveja Alt e pelo “bar mais longo do mundo”,
Dusseldorf ficou mais brasileira na noite de segunda passada.
Uma experiência cultural única foi vivida por 130 pessoas, no Black Box, o cinema do Museu do Filme, situado no centro histórico de Dusseldorf, na Alemanha. A noite brasileira, especialmente gauchesca, começou com a exibição do filme “O Quatrilho”, de Fábio Barreto, que foi rodado na Serra Gaúcha, a mais tradicional região produtora de vinhos do Brasil. O Black Box é considerado um cinema cult de Dusseldorf, especialista na exibição de filmes internacionais.
Após a exibição, as pessoas, que pagaram 29 euros para estar no evento, participaram de um coquetel com degustação de vinhos brasileiros das 11 empresas que estão no estande do Wines of Brasil na ProWein – Aurora, Basso, Casa Valduga, Don Guerino, Lidio Carraro, Miolo, Pizzato, Salton, Sanjo, Santo Emílio e Vinibrasil.
O público era formado por brasileiros residentes em Dusseldorf e região, além de alemães interessados na cultura brasileira. O evento fez parte do ProWein Goes City, um programa organizado com o objetivo de proporcionar aos enófilos a oportunidade de degustar os produtos que estavam sendo apresentados na feira, aberta somente para profissionais especializados.
Para encerrar a noite brasileira no Museu do Filme, ocorreu um show do músico nativista Renato Borgheti e grupo. O patrocínio foi da Tam. “A intenção foi proporcionar uma experiência multicultural sobre a Serra Gaúcha, região que recebeu imigrantes italianos responsáveis pela implantação e desenvolvimento da vitivinicultura no Brasil”, destaca a representante do projeto Wines of Brasil, Ana Paula Kleinowski.
“A música do Borghetinho, diretamente relacionada ao Rio Grande do Sul, fechou com chave de ouro a programação”, comenta a relações públicas Iramaia Kotschedoff, contratada pelo projeto Wines of Brasil na Alemanha.
Hans Werner Reinhard, Diretor Geral Adjunto da Messe Düsseldorf, que organiza a ProWein, emprestou seu prestígio ao Brasil, encerrando sua peregrinação por alguns dos 45 eventos da ProWein Goes City no Museu do Filme, ao lado dos produtores brasieliros.
“O Brasil consegue surpreender sempre. Não imaginava que pudesse ouvir este tipo de música vinda do Brasil”, elogiou.
No final do show de Borghetinho, as jovens e lindas mulheres dos vinhos brasileiros foram chamadas ao palco para cantar o hino do Rio Grande do Sul. Foi emocionante. “Quando se pensa em Brasil, vem a imagem do samba, do futebol e do Carnaval...
Mas o Brasil é muito mais do que isso. No Sul do Brasil temos uma cultura diferente, com uma música própria e onde os vinhos se destacam, podendo ser comparáveis aos melhores do mundo”, disse Borghetinho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário