Vinhos e Afins - 8/3/2012


Vinho brasileiro é VIP na ProWein

 Dusseldorf, Alemanha – O vinho brasileiro foi escolhido como país convidado do VIP Club da ProWein. No local, que recebe os convidados oficiais da feira, como representantes governamentais e os maiores empresários da Europa, tradicionalmente só são servidos produtos alemães. Com uma exceção – o Brasil – país convidado desta edição da ProWein.
Por adesão voluntária das vinícolas, foram servidos os vinhos Pizzato Fausto Tannat e o Casa Valduga Chardonnay/Riesling no VIP Club ao lado de dois rótulos alemães, um Riesling e outro Pinot Noir. “É o espaço mais privilegiado da feira”, afirma a representante do projeto Wines of Brasil, Ana Paula Kleinowski. “É uma honra para os vinhos brasileiros terem sido convidados para estar presentes neste local único da feira”, acrescenta. “Causou uma boa surpresa entre os frequentadores do VIP Club a presença dos vinhos brasileiros. O destaque ficou para o branco, que, segundo os garçons, ganharam a preferência dos convidados VIP na comparação com o Riesling alemão”, comenta Iramaia Kotschedoff, contratada pelo Wines of Brasil na Alemanha.
Um dos garçons que servia o vinho oferecia: “Quer um vinho que samba?” muitos tiveram a oportunidade de aprovar, pela primeira vez, um vinho brasileiro. O sucesso foi tão grande que um grupo de banqueiros alemães fez questão de visitar o estande do Wines of Brasil na segunda-feira (5) à tarde para provar outros produtos, como os espumantes.
No Press Center (Sala de Imprensa), pelo segundo ano consecutivo os vinhos brasileiros foram colocados para a degustação dos jornalistas de todo o mundo. Os rótulos da Aurora, Casa Valduga, Miolo, Pizzato e Salton estiveram à mão dos mais de mil jornalistas que cobriram a ProWein.
Outro destaque para os vinhos brasileiros na ProWein foi a degustação conduzida pela Meninger, a revista de vinhos mais importante da Alemanha, em seu estande, sobre os vinhos dos BRICs (Brasil, Rússia, índia e China). No encontro com jornalistas e especialistas em vinho de todo o mundo, a Meninger afirmou que o Brasil, junto com a China, são os países de “grande potencial” no futuro. “Há uma viticultura nova e diferente vinda desses países, que todos devem estar atentos”, recomendou o condutor da degustação.
Enviados via Wines of Brasil, os vinhos apresentados na degustação da Meninger foram o espumante Cave Geisse Nature Terroir 2008, o Rio Sol Reserva, da Vinibrasil, e o Lote 43, da Miolo.
(texto e foto de Orestes de Andrade Jr.)

Nenhum comentário:

Postar um comentário