Fim de Semana do Prévidi - 12/13-5-2012

MARKO PETEK INDIGNADO!!
DIRETO DA SUÍÇA!!


DIGA PARA SEU FILHO
QUE BEBER E DIRIGIR ESTÁ OK


O título acima choca? Provavelmente. Mas porque não? Sob o ponto de vista de muitas pessoas, alcool e direção combinam sim. E provam isto, mostrando que vem bebendo e dirigindo a décadas e continuam vivas. Alguém quer prova maior que esta?
Quantos bebados devem dirigir nas noites de Porto Alegre. Se for 1% da população serão umas 20.000 pessoas por noite. Se for 0.1% da população umas 2.000. Em qualquer hipótese é gente pra dedéu. E quantas morrem por mês? Poucas, dá para contar nos dedos. Portanto a chance de morrer dirigindo bebado é muito pequena.
Da mesma forma existem pessoas que dizem que as drogas não fazem mal. Que se forem consumidas com controle, podem até servir para relaxar. Tenho certeza que a percentagem de pessoas usuárias de drogas e que acreditam nisto é, infelizmente, bastante alta.
E a viagem a Lua? Hoje há um movimento que "prova" nunca ter acontecido!
O homem veio do macaco? Bobagem!!! (aliás não veio, veio de um ser muito inferior ao macaco, as pessoas não percebem isto). Evolução? Que provas há? Os trilhões de ossos e fosseis não provam nada!!! Só acredito vendo!
E será que ver adianta alguma coisa? Até uns 400 anos atrás as pessoas "viam" a Terra como o centro do universo. Até o início do século XX não se conhecia a noção de galáxias. E por aí posso continuar horas e horas a falar.
E o ar? Você já viu o ar? Você já viu a inteligência. O fato de não poder vê-la significa que ela não existe? Pior ainda: e o vácuo? Pode existir algo que não contem nada?
O motivo de minha indignação que levou-me a sair do silencio obsequioso que observo desde janeiro foi o texto do Janer Cristaldo publicado na sexta no Blog do Prévidi .
Para início de conversa quero dizer que gosto muito do Cristaldo, sou seguidor fiel. Temos posições em muito parecidas e, como entre qualquer par de pessoas, temos nossas divergências. Mas isto não é o caso.
O texto dele sentava o pau no aquecimento global. Acontece que apenas esta semana é o terceiro texto igual que leio. (pausa para ouvir "have you ever seen the rain" que está tocando aqui... continuando...)
Como dizia, é o terceiro texto. Por uma infeliz coincidência, todos os três com origem no Brasil.
Em 1976 juntamente com um amigo também leitor do Blog eu fundei o Observatório Astronômico Canopus. Tinha apenas 15 anos na época, mas já me assustava a ignorância científica das pessoas. Uma das missões primordiais do Canopus, até hoje perseguida, era educar cientficamente as pessoas.
Naquela época a situação no Brasil era ainda pior. O nosso isolamento comercial, monetário e a precariedade de nossas comunicações faziam que as informações que recebíamos do exterior fossem muito poucas. Como jovens cientistas comprávamos Mecanica Popular e Scientific America, quando os bolsos permitiam. O resto era por carta. Eu comprava folhas com 100 selos pois enviava e recebia uma 4 ou 5 cartas por dia.
Nesta situação de isolamento campeava (gauchescamente falando) o desconhecimento. O Canopus ao longo da história promoveu cursos, deu palestras em colégios (até jardins de infância), fez excursões para observação, enfim trabalhou para educar. E não foi o único. Ao longo do Brasil diversos grupos de cientistas amadores fizeram e fazem o mesmo.
Os caminhos da vida me levaram a ser um cientista profissional. Aí aprendi em primeiro lugar o minucioso escrutínio pelo qual passa qualquer artigo científico antes de poder ser publicado em um periódico especializado. Existem casos de artigos que levaram anos para serem aprovados. Levar meses é uma situação normal. Ninguém reclama.
Mas voltando aos artigos publicados na imprensa brasileira. Todos eles com um assunto: contestando o aquecimento global! A cada um que leio o sangue me sobe às temporas e eu fico "fora da casinha". Desculpe,mas deixando o politicamente correto de lado, o que me vem a cabeça é: "Mas que bando de ignorantes !!!"
Vejam, meu pai me ensinou que ignorante não é ofensa. É um fato, a pessoa ignora alguma coisa. Basta ela se informar para deixar de ser ignorante.
Eu pergunto: de que fonte as pessoas buscaram a informação que o aquecimento global é uma farsa? Ah, da Veja. Ah, do Programa do Jô. Ah, da Super-Interessante! Ora bolas!!!!!!
Antes de falarem algo estudem pelo menos. Porque senão serão facilmente contra-argumentados (para não dizer humilhados). Querer contrapor periódicos científicos com Super-Interessante é ... deixa prá lá.
Desculpem se pareço alterado. É que estou sim. Porque estão brincando com coisa séria
Hoje 97% dos cientistas que estudam esta área concordam com a tese do aquecimento. Em nenhuma outra área da ciência existe tamanha concordância. E se existe algo muito difícil é cientistas concordarem. Normalmente a alegria de um é achar furos na teoria do outro.
Eu conheço pessoalmente vários destes cientistas. Acham que estão sendo patrocinados por "Interésses" excusos como dizia o Brizola? Bem se estivessem acho que pelo menos poderiam trocar os carros, inevitavelmente com mais de 10 anos de uso, por uns com apenas 5. Talvez seus sapatos não estivessem em petição de miséria e por aí vai... Cientista ganha mal no mundo todo.
Mas esta mesma ciência que os luminares da Super-interessante condenam é a que faz aviões voarem, remédios curarem e a internet funcionar. Interessante né? Quando me serve a ciência é boa, quando não me serve ela está errada.
O que acontece no Brasil é pior que ignorância, é burrice. Burrice política ! Acontece que o PT sempre defendeu causas ecológicas. Isto é natural visto que em sua origem haviam muitos professores universitários que sempre se preocuparam com estes assuntos. (parenteses para dizer que sou tri-anti-pt e anti-comunismo. minha família perdeu tudo que tinha para eles e já no berço fui catequizado pela direita, mas não dá para negar os fatos).
Então nossa burra direita que não produz uma única liderança a 20 ou mais anos (Aécio? piada né?) acha que para ser anti-PT tem que negar o aquecimento global. Como se os alhos tivessem algo a ver com os bugalhos.
Só que esta é uma brincadeira perigosa. Tão perigosa quanto mandar o seu filho beber e depois sair dirigindo. Porque esta brincadeira mata. Não vai matar a nós que não temos tanto tempo assim pela frente, mas vai sim tornar muito dificil a vida dos nossos descendentes.
Então se você não está nem aí para o mundo que vá deixar queime, gaste, torre, desperdice. Mas estude também um pouquinho por favor antes de falar bobagem.

10 comentários:

  1. Se for 1% da população serão umas 20.000 pessoas por noite. Se for 0.1% da população umas 2.000. Em qualquer hipótese é gente pra dedéu. E QUANTAS MORREM POR MÊS? POUCAS, DÁ PARA CONTAR NOS DEDOS. PORTANTO A CHANCE DE MORRER DIRIGINDO BEBADO É MUITO PEQUENA.

    Desafio ao gênio pseudo-suíço: quero ver é vc sustentar essa tese no velório de um ente querido seu, morto em acidente de trânsito. Em quaisquer outras circunstâncias, são meramente palavras jogadas ao vento!

    ResponderExcluir
  2. O cara estava sendo irônico.

    ResponderExcluir
  3. Meu Deus, que bobagem! Isso que dá estudar demais... Achar que realmente o homem é capaz de aquecer o planeta??? É uníssono (e, isso sim comprovado) que o sol há muito tempo não está tão ativo, sendo esse o motivo de eventual aquecimento. O resto é para embolsar SIM. Bobagem pura isso aí. Não existe aquecimento causado pelo homem. E as eras glaciais, foram causadas pelo quê então?? Por favor "cientistas", não digam tantas bobagens...

    ResponderExcluir
  4. Ironia, meu caro anônimo!!
    Por que não assinar?
    Que covardia boba!!!!!!

    ResponderExcluir
  5. "Então nossa burra direita que não produz uma única liderança a 20 ou mais anos (Aécio? piada né?) acha que para ser anti-PT tem que negar o aquecimento global. Como se os alhos tivessem algo a ver com os bugalhos."

    Ora, ninguém disse que para ser anti-PT deve-se também ser anti-aquecimento global. Pelo menos nunca vi ninguém dizer uma bobagem dessas.

    Eu, por exemplo. Não voto em ninguém (anulo todos meus votos, desiludi-me com o jeito brasileiro de fazer política) e não acredito nessa lenda chamada aquecimento global.

    É óbvio que o homem não pode mudar o clima globalmente. Querem um exemplo? Em meados da Idade Média, os vikings colonizaram a costa nordeste do atual Canadá e a Groenlândia, cujo nome vem do idioma nórdico e significa "terra verde". Por que esse nome, se hoje o local é qualquer coisa menos verde? Porque na época o clima era mais quente do que hoje naquelas paragens, o que tornava o sul da ilha mais verdejante. E é claro que naquela época o homem não lançava CO2 na atmosfera (aliás, como bem lembrou o meteorologista Luiz Carlos Molion, da UFAL, quanto mais CO2 na atmosfera, melhor para a vida)...

    ResponderExcluir
  6. Não, meu caro Petek, minhas fontes não são a Veja, a Superinteressante ou o programa do Jô. Minhas fontes são as declarações do autor da piada, James Lovelock. Que afirmava que até 2040, o Saara iria invadir a Europa e Berlim seria tão quente quanto Bagdá. Em recente entrevista ao site Msnbc.com, Lovelock diz ter sido alarmista: "cometi um erro". E renegou todo seu besteirol. Não sem antes ter arrebanhado malucos no mundo todo, que saíram a fazer campanhas para impedir a construção de barragens e hidrelétricas. Foi inclusive oportuno ter publicado meu artigo nestes dias em que jovens babacas gaúchos prestam homenagens aos dez anos da morte de outro vigarista bem-sucedido, o José Lutzenberger. É espantoso como, ainda hoje e apesar de todas as evidências, um alucinado como Lutzenberger seja cultuado como santo no Rio Grande do Sul.

    Ler mais em http://cristaldo.blogspot.com.br/2012/05/cientista-do-cern-nao-costuma-ler.html

    ResponderExcluir
  7. To Fora fog707@hotmail.com13 de maio de 2012 às 07:59

    Quanto a você mandar as pessoas lerem mais sobre o aquecimento global, aliás, que é mesmo uma farsa. Que tal você começar a ler gente séria?
    Vá neste site que você encontrará tudfo que precisa saber: http://ecotretas.blogspot.com.br/.
    A propósito, há vários links com dados científicos comprovando a farsa.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Entrevista com Luiz Carlos Molion no programa Canal Livre, da BAND:

      http://www.youtube.com/watch?v=M2d5JnRwAN4

      Excluir
  8. Essa religião do Aquecimento Global dos Últimos Dias tem que acabar, é só aporrinhação.

    ResponderExcluir
  9. A estratégia do autor do artigo é repetir uma mentira, de preferência com muita raiva, indignação e exclamações (sem contar, é claro, os muitos erros crassos de português) até que ela pareça verdade. Já vi essa estratégia aplicada antes. Aliás, não a vemos todos os dias?

    ResponderExcluir