NOTÍCIAS DO FERIADO - 1º/5/2012

ESCÂNDALO!! ESCÂNDALO!! ESCÂNDALO!!

ALÔ DAER!!
ALÔ PREFEITURA DE TRAMANDAÍ!!

Recebo de um leitor identificado a seguinte denúncia:
30 de abril de 2012

EM TRAMANDAÍ, SÃO JOSÉ TURISMO
PRATICA SEQUESTRO DE PASSAGEIROS


Desenhando:
Sou usuário eventual dos serviços de transportes municipais de passageiros, oferecidos pela Empresa acima referida, no município de Tramandaí.
Até aí, tudo bem, embora não exista no município, alternativa, haja visto o monopólio da São José, após compra da concessão da Transcal em março último.
Aos fatos:

Hoje à tarde, na linha Jardim do Edén, sentido centro, uma Senhora, com idade superior aos 65 anos, isenta de tarifa, informou ao cobrador haver esquecido a Carteirinha Passe Livre, assim como um documento identidade, em outra bolsa.
Qual a orientação da Empresa a seus funcionários?
Ou o passageiro paga a passagem ou é impedido de descer  em seu destino, sendo contrangido a permamencer no veiculo até que o mesmo chegue ao fim da linha.
A Senhora, com muletas, visivelmente envergonhada com a situação, proclamava ser uma pessoa honesta, decente, cristã em seus principios, e que essa era a primeira oportunidade em que o esquecimento ocorria.
Os funcionários(motorista e cobrador) bcontra-argumentavam que não poderiam perder o emprego, contrariando orientação do empregador.
O grave:

Aparentemente singelo e de menor importância, o que aconteceu revela um lado obscuro das relações de trabalho, de relações públicas da empresa.
Como terminou:
Uma prestativa Senhora dispondo-se a pagar a passagem.
O fato, em sí, constitui-se, a meu ver, em cerceamento do direito de ir e vir, privação de liberdade individual e constrangimento.
Com a palavra as autoridades do Município, responsáveis pela fiscalização dos serviços urbanos e, por que não, a São José Turismo, empresa, até então, para mim, EXEMPLAR, ao menos nas viagens inter-municipais.

-----
Até então
Há muito anos que uso os serviços da São José, a melhor linha que faz Oeisis International a Porto Alegre. Inclusive já conversei com o dono e é uma pessoa séria. Isso me dá a impressão de que é coisa de chefete, que quer ser mais realista do que o dono.
-----
ESCLARECIDO?
O sagaz Edu Cesar, editor do www.papodebola.com.br, esclarece uma nota publicada ontem, do Jorge Loeffler:
O Jorge Loeffler se enganou, Prévidi. Luciano do Valle não narrou São Paulo x Santos, este foi com Téo José. Luciano narrou foi a São Paulo Indy 300, direto do circuito de rua montado no Anhembi, tanto nos treinos de sábado quanto na prova do domingo. Consta de uma coluna do Flávio Ricco há algum tempo (em trecho que não sei se o Correio do Povo reproduziu, mas que li no UOL, que publica a íntegra - e só a íntegra do Ricco, sem os releases e chamadas próprias da Rede Record que o Correio insere de maneira indevida na coluna do Ricco) que Luciano e Flávia foram residir em Campinas. Inclusive, há pouco tempo, li no blog do Luiz Ceará (que até poucas semanas atrás era repórter da Band) que ele, Luciano e suas senhoras jantaram juntos em Campinas.
--
Tudo bem, Edu. Mas não é melhor tirar o programa do ar do que veicular um de agosto do ano passado, já que o casal não mora mais em Porto Alegre?
-----
Merece ser visto!!


-----
PRÉ-JORNADA DA TVCOM
Recebo:
Antes do Gre-Nal:
Não acreditei quando vi a manifestação do repórter Ramiro (não consegui pegar o sobrenome)...perguntar a uma menininha toda vestida com fardamento do Internacional...Colorada?

-----
JÁ IMAGINOU?
Rita Hayworth nos Embalos de Sábado à Noite?
(Mendelski, acho que tem um trecho até de Marujos do Amor)


-----
De domingo passado
No Corrreio do Povo on-line:
Caixas eletrônicos são explodidos no Centro de Porto Alegre
(...)
Uma central de caixas eletrônicos do banco Santander foi explodida no final da noite desse sábado, na esquina das ruas Ramiro Barcelos e Jerônimo de Ornelas, em Porto Alegre.

--
Ou seja, tudo virou CENTRO DE PORTO ALEGRE.
-----
QUEM SÃO????


Responde para previdi@previdi.com.br e o primeiro a acertar pega um livro de Piadinhas no mole na Banca da República.
-----
SOBRE O PAULÃO
Hermes Dutra, de Porto Alegre:
Conheci o Paulão na década de 90, nas campanhas eleitorais. A partir daí sempre mantive contato com ele. Sempre que podia, assistia seus programas nos canais alternativos. Depois que foi para uma grande emissora, por problemas de horário não pude assistir mais.
Tchê, derramei uma lágrima por ele, quando soube de sua morte. O Paulão era o protótipo do lutador, num ambiente em que a simplicidade perdeu lugar já faz tempo e a notícia com bom humor, hoje, só  no teu blog. 
Que Deus o tenha. Acho que foi interrrompida uma carreira que seguramente o levaria para Rio e SP futuramente. (apesar dos céticos e entendidos em jornalismo)...
Um abraço (sentido)

--
Wilson Rosa, do SBT-RS:

 Esta é a primeira vez que escrevo sobre a morte de dois colegas de profissão.
Era para mim estar lá naquele dia, pois sou o repórter policial do SBT/RS e faço as coberturas das operações. Mas como estava de férias, foi a minha equipe (o cinegrafista Marcos Azevedo e o motorista Julio Silva) com o repórter Marcelo Chemale.
Ainda fiquei chateado de não acompanhar mais uma operação que gosto tanto de cobrir. Aprendí a repassar toda essa adrenalina dos policiais que estão na rua graças ao programa Aqui e Agora, que foi pioneiro neste tipo de cobertura, "o vem comigo".

Mas nestas coberturas encontrei o Paulão, uma figuraça. Mas que não era respeitado no meio jornalístico gaúcho. Alguns consideravam que ele não fazia jornalismo, que era um ex-policial e até diziam que não era formado. Paulão tinha um estilo próprio e muita personalidade, mas não era reconhecido.
Assisti alguns programas dele, o Policia em Ação, para ter noção das entrevistas com bandidos e policiais, que só ele sabia fazer. Comecei a respeitar aquela figura humana, sempre de bom humor - uma figuraça.
E nunca perdia a corrida para os entrevistados. Quando me enxergava gritava " ô Rosa". Trocamos idéias e passamos a dividir o espaço nas operações, cada um com o seu improviso de rádio. Esse é o segredo para
quem quer fazer o estilo "vem comigo" na TV.

Paulão era a alegria das coberturas policiais. Tinha ótimas sacadas para entrevistar os presos e fazia todo mundo rir até dentro das cadeias. Há dois anos, a Record e o SBT RS adotaram a linha do jornalismo policial, com muito "pé na porta". Paulão começou a ficar conhecido na grande mídia e foi contratado pela Band, ganhando mais espaço na tv aberta.
Vou sentir muita falta dele nas operações, ele é insubstituível com o seu estilo despojado. Mas a vida segue e resta a nós contar para os mais novos as Histórias do Paulão: mentiu pro tio, a casa caiu.
Vai a foto de uma operação junto com o cinegrafista Marcos Azevedo, que escapou do acidente e ficou muito abalado.

-----

SEMINÁRIO INTERNACIONAL HOMENAGEIA O MINHOCA
Para debater temas que envolvem as ditaduras na história recente dos países do Cone Sul e discutir as diversas implicações e obstáculos para a consolidação de sociedades democráticas na Região ocorre entre os dias 10 a 12 de maio, o Seminário Internacional Carlos Alberto - Minhoca - Tejera de Ré, Ditaduras do Cone Sul: Repressão e Resistência.
O evento que homenageia o militante e ex – preso político Carlos de Ré é uma promoção do Instituto de Filosofia e Ciências Humanas e do PPG - Relações Internacionais, da UFRGS, e conta com a participação de depoentes, pesquisadores e professores do Brasil e exterior. Ainda na programação, vídeos depoimentos e apresentações musicais.
Durante os três dias o Seminário Internacional terá suas atividades no Salão de Atos II da UFRGS (Av. Paulo Gama s/n), e contará também com o apoio do PPG-História/UFRGS, Departamento de História, NPH/UFRGS, APERS, AHRS e Assembleia gaúcha.
A inscrição terá o valor de 10 reais e será fornecido certificado de 20 horas de participação.  Para informações e inscrições, pelo (51)3288.9117 ou projetocultural@sarh.rs.gov.br.

QUINTA – FEIRA- 10 de maio

18h30: CARLOS ALBERTO MINHOCA TEJERA DE RÉ: TRAJETÓRIA DE UM LUTADOR SOCIAL
Coordenação: Enrique Serra Padrós (UFRGS)
Depoimentos: Carlos F. Araújo,Carlos Alberto Kfourí, Cézar Augusto Tejera de Ré, Cláudio Gutierrez, José Angeli Sobrinho (Mires),  Nei Lisboa, Raul Ellwanger e Suzana Lisboa
Vídeo-depoimento: Carlos Alberto Minhoca Tejera de Ré (Edição de Arquivos da Cidade, 2009).

SEXTA – FEIRA  – 11 de maio

14h: DITADURA BRASILEIRA: REPRESSÃO E RESISTÊNCIA
Coordenação: Francisco Carvalho Jr. (NPH/UFRGS)
Painelistas: Carlos Gallo (UFRGS), Diorge Konrad (UFSM) e Renato Della Vecchia (UCPEL)
16h30: A DIMENSÃO INTERNACIONAL DAS DITADURAS  E A CONEXÃO REPRESSIVA
Coordenação: Marla Barbosa Assumpção (UFRGS)
Painelistas: Ananda Simões Fernandes (AHRS), Jorge Fernández (UFMS) e Melisa Slatman (Universidad de Buenos Aires)
19h: A ILHA DO PRESÍDIO: RELATO DE SOBREVIVENTES
Depoimentos: Calino Ferreira Pacheco Filho, Índio Vargas, João Carlos Bona Garcia, Paulo de Tarso Carneiro, Raul Pont, Valdir Izidoro Silveira e Wladimir Ungaretti

SÁBADO – 12 de maio
9h: O CONE SUL EM PERSPECTIVA DE MEMÓRIA, VERDADE E JUSTIÇA
Coordenação: Jorge E. E. Vivar (UFRGS)
Painelistas: Álvaro Rico (UDELAR) e Fernando Blanco (UNC)
10h30: MEMÓRIA, VERDADE E JUSTIÇA: A AGENDA BRASILEIRA  
Coordenação: Clarissa Sommer Alves (APERS)
Painelistas: Alessandra Gasparotto (UFPEL), Enrique Serra Padrós (UFRGS) e Luiz Dario Teixeira Ribeiro (UFRGS)

3 comentários:

  1. Previdi: sensacional a montagem com a Rita Hayworth. São cenas de seus melhores musicais, mas ela não trabalhou em "Marujos do Amor" (Gene Kelly e Frank Sinatra). A atriz do filme é Kathrin Grayson, também bailarina e cantora. O filme da Rita com Sinatra é "Meus Dois Carinhos", além de Kim Novak. As duas disputam o coração do velho Frank que canta "My Funny Valentine" e "The Lady is a Tramp". Rogério Mendelski

    ResponderExcluir
  2. É O TAL NEGÓCIO, QUEM SABE SABE. e PONTO!!!

    ResponderExcluir
  3. Prévidi, eu tinha feito uma resposta relativamente comprida, mas uma falta de luz de poucos segundos aqui em casa pôs tudo a perder, infelizmente. Mas resumindo: é claro que o "Tudo em Dia" não deveria seguir reprisado assim como está. Há meses questiono nos meus escritos quando ele voltará a ser ao vivo - e nunca volta. Só o que me ocorre para manterem estas reprises é algum compromisso comercial com patrocinadores do horário. Se não for isso, então não há qualquer outra justificativa, se tá na cara que Luciano e Flávia não retomarão mais o programa ao vivo, não aqui em Porto Alegre ao menos.

    E é Ramiro Ruschel o profissional da RBS. Ele também é narrador da TVCOM e do Premiere FC, ex-"Máquina do Cafezinho" da Pop Rock e ex-Rádio Guaíba.

    ResponderExcluir