Quinta, 10 de maio de 2012

FOTO DO DIA

Paulo Pruss:
Estou te mandando uma foto da Igreja Nsa. Sra. das Dores, que está totalmente restaurada e que vale muito a pena uma visita. Tirei essa foto da Riachuelo, mostra toda a beleza desse prédio visto por trás, diferente da tradicional escadaria.
Segundo a lenda uma das (poucas) urbanas da nossa Cidade, na construção da Igreja das Dores, que teve lançada sua pedra fundamental em 1807, os senhores ofereciam seus escravos para trabalhar na construção.
Em 1832, Domingos José Lopes, grande proprietário de escravos e comerciante, mandou seu escravo Jósimo para o trabalho de construção. Por esse tempo começou a desaparecer materiais da construção.
O próprio comerciante se apressou em denunciar Jósimo, que, segundo a lenda, tinha seu especial desafeto. Jósimo foi sumariamente julgado e mandado para a morte no Largo da Forca.
No momento do seu enforcamento lançou o seguinte desafio: se realmente eu tiver culpa ele há de ver a conclusão das obras da Igreja, mas, do contrário, ele não verá o seu termo. Só 95 anos depois a Igreja pode ser inaugurada. 


(clica em cima da foto que amplia)


Um comentário: