Terça, 29 de maio de 2012 - parte 5

MAIS UM

O jornalista Leonel Bernd faleceu.
Foi cremado hoje.
Fiquei sabendo só no início da tarde, por um vizinho.
Era amigo do Leonel há 27 anos. Conheci o cara no início da campanha de Alceu Collares à Prefeitura de Porto Alegre. Ele acompanhava o candidato a vice, Glênio Peres.
Um talento, desperdiçado, para o Jornalismo.
Não sou ninguém para dar palpites na vida dos outros - mal sei cuidar da minha - mas sempre dizia:
"Leo, tu tá deixando outra paixão vencer a que tu tens por escrever".
Há anos que isso acontecia.
Neste século, especialmente, ele se entregou para os aperitivos.
A mil.
--
No início do ano pedi a ele um texto sobre a Terezinha Morango - ele sabia detalhes da vida do personagem do Centro de Porto Alegre como ninguém. Pedi várias vezes, sem retorno.
--
Que esteja com Deus.
--
Um texto que publiquei no Ferro e Mais Ferro:
Quinta, 15 de julho de 2010

Que visão, hein!
Leonel Bernd*
Em determinados momentos, a nossa profissão de jornalista nos expõe a situações terríveis. A publicidade de certas colunas é uma dessas. Dado que "todo mundo lê" certas opiniões, temos que ter paciência em as ler, para tomarmos conhecimento do que vem sendo dito, mesmo os maiores absurdos.
A coluna do Paulo Sant'Ana, desta quarta-feira, em Zero Hora, é uma dessas. O articulista condena a realização da Copa do Mundo e dos Jogos Olímpicos no Brasil, sob o argumento de que os recursos a serem investidos deveriam proporcionar melhores condições para a área da saúde pública.
Lembra, igualmente, o "fracasso" do evento na África do Sul, com estádios apresentando público aquém do esperado e, em consequência, com ingressos a preços aviltados.
Ora, primeiro, os recursos a serem investidos darão retorno a médio e longo prazos; segundo, comparar a popularidade do futebol no continente africano com a mesma no Brasil é risível, além do apelo turístico brasileiro, que é, sem sombra de dúvidas, mil vezes superior. Além do fato que uma coisa não exclui a outra.
Por outra parte, sustenta Sant'Ana estar coberto de razão pelos e-mails recebidos, após ter exposto sua opinião a respeito.
Bom, demagogia vende!
Conforme a própria ZH, trata-se da coluna mais lida no jornal, o que nos remete a questionar a posição da maioria, em determinadas oportunidades, posto que levar em consideração a opinião de quem afirmara que a eleição de 2002 para o Governo do Estado era "páreo corrido", para a turma da estrela, é um disparate.
Duvido muito de que "a voz do povo é a voz de Deus". Que o diga o próprio Cristo.
* Leonel Bernd é jornalista - j.pessoa@hotmail.com.

Nenhum comentário:

Postar um comentário