Vinhos e Afins - 15/5/2012

Perini nos Estados Unidos
A Vinícola Perini foi escolhida pelo maior distribuidor de vinhos dos Estados Unidos. A Southern Wine and Spirits selecionou sete vinhos da empresa situada no Vale do Trentino, em Farroupilha (RS), para distribuir nacionalmente, a começar pela Costa Leste, sobretudo pela Flórida e por Nova Iorque. “É a conquista do ano ser eleita pela maior empresa de vinhos dos Estados Unidos, país que se tornou, no ano passado, o maior importador de vinhos do mundo”, comemora Franco Perini. Segundo o executivo, a Southern vende em torno de 66 milhões de caixas de 9 litros anualmente e possui mais de 200 mil clientes nos EUA.
Nos últimos três anos, a Perini embarcou 24 mil garrafas para os Estados Unidos. “A nossa meta, no médio prazo, é exportar este volume por mês para os USA com a distribuição da Southern”, projeta Franco Perini. “A chave do negócio é estar nos melhores lugares onde se vende vinho. E isso vamos conseguir com a Southern”. Franco faz uma imagem interessante. Se o mercado norte-americano de vinhos fosse um edifício de 35 andares (número de estados em que a Southern está presente), a Perini estava subindo andar por andar de escada até o momento. “Com a distribuição da Southern, vamos avançar de elevador vip”, compara. Isso porque, além da força de distribuição da Southern, como imagem também é vital para os compradores e críticos estar ao lado de uma empresa deste porte.
Além do Perini 4, rótulo ícone da vinícola gaúcha, que possui sua produção 100% rastreada, serão distribuídas pela Southern uma nova linha de produtos, com lançamento simultâneo no mercado interno no segundo semestre do ano. “No mix teremos uma linha com a cara do Brasil, exaltando o conceito de tropicalidade, com vinhos tintos na linha do que os norte-americanos chamam soft reds, que são uma febre de consumo no país, além de um varietal moscato como carro-chefe, variedade que cresce 200% em consumo no último ano nos EUA”, revela Franco Perini.


Especialidade
A elaboração de vinhos com a uva moscato é uma especialidade da Perini. O vinho branco Moscato R2 da vinícola foi escolhido, nos dois últimos anos, como uma das 16 melhores amostras da Avaliação Nacional de Vinhos, realizada pela Associação Brasileira de Enologia (ABE). No ano passado, o Moscato R2 foi o que mais pontuou na categoria Vinho Branco Fino Seco Aromático. Em 2010, o Moscato R2 foi a amostra mais pontuada da 18ª Avaliação Nacional de Vinhos, com a média de 87,5 pontos (de 100 possíveis). Foi a maior nota dada a um vinho entre os degustadores técnicos, que levou o Moscato da vinícola Perini ao 1º lugar entre todas as amostras da Avaliação.
O vinho Moscato da Perini ainda foi escolhido como o melhor vinho branco do 1º Guia de Vinhos Brasileiros, lançado pela revista Gula em 2011. A publicação degustou e comentou 132 rótulos nacionais. “Farroupilha é a terra da Moscato e a Perini tem se mostrado perita com esta variedade de uva”, destaca Franco. “Nada mais justo que investir em um vinho que expresse toda a qualidade da Moscato”, completa.
O primeiro embarque para a Southern deve ocorrer em julho.

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De dar água na boca!!
Italiano, berinjela e pimentões são as três opções de sabores com que a Casa Madeira inaugura a sua investida no ainda pouco explorado mercado brasileiro de antepastos.
Os potes de 190 gramas acabam de chegar às prateleiras do varejo nacional. A expectativa, para este primeiro ano, é de atingir 150 mil potes vendidos, nos três sabores. Em termos de faturamento, a empresa estima uma participação de 10% na linha de antepastos.
“Percebemos muitas marcas regionais e vendas a granel neste perfil de produto. Assim, vimos um espaço no mercado, considerando a nossa capilaridade de distribuição. Acreditamos ter condição de atingir um volume alto de produção, aplicando sempre as premissas de qualidade, higiene e relação custo-benefício”, explica a diretora-comercial da Casa Madeira, Juciane Casagrande.
Num primeiro momento, a comercialização vai ocorrer em varejos e supermercados. “Estes produtos serão uma ótima alternativa de antepastos para serem servidos com praticidade pelo consumidor”, complementa Juciane. O preço sugerido fica entre R$ 10 e R$ 12.

Sobre a empresa
A delicatessen Casa Madeira tem 20 anos de Mercado, elaborando produtos artesanais 100% naturais, com supervisão direta da Família Valduga, no Vale dos Vinhedos (RS). A linha de produtos inclui sucos de uva orgânicos e integrais – sem adição de conservantes, açúcar ou água –, sucos varietais, geleias e cremes de balsâmico, voltados ao segmento gourmet, vinagre balsâmico de vinhos finos e, a partir de agora, antepastos.




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