Bom Dia!! Sexta, 15 de junho de 2012

BRITO ERA O PEDÁGIO.
OLÍVIO ERA O CAMINHO.
TARSO FERNANDO É A EGR??

Ontem postei uma notinha simples, mais em função de todo esse alarido em relação aos pedágios:
POR FAVOR, TARSO FERNANDO!!
NÃO MEXE, POR FAVOR, NA FRIUEI!!
A GENTE GOSTA DE PAGAR PEDÁGIO EM ESTRADA LEGAL!!

Não me meti no assunto, porque todo mundo estava tratando do assunto e não sou usuário contumaz das estradas estaduais. Eventualmente vou para a Serra ou para a praia pela estrada que passa por Viamão. Aquela encrenca que nos leva a Jaguarão fui a última vez no final de 2006 - de noite e de ônibus. Quer dizer o absurdo pedágio já estava na passagem e nem vi as condições da dita.
Sério, gosto mesmo de pagar pedágio na friuei, porque é uma rodovia que dá para levar a sério. Não me venham, por favor, comparar com estradas europeias!
--
De propósito - e não é a primeira vez - dei uma provocada no governador. NÃO ME MEXE NA FRIUEI!! Sim, porque só faltava um entendido do Governo estadual implicar com a friuei!!
--
Ontem mesmo, à tarde, recebi um e-mail da secretária de Comunicação do RS, a jornalista Vera Spolidoro:
Mostrei teu post sobre a friuei para o governador. Ele me ditou: "Não posso mexer porque é estrada federal. Nem mexeria se fosse estadual, desde que a estrada seja boa e o preço também. Também não mexeria se fosse secretário-geral da ONU".
--
Hahahahaha!!!!
Mais claro é impossível. Tenho certeza de que nada muda se há alguma estrada estadual em excelentes condições e com o preço do pedágio razoável. Pelamordedeus!! Se mudarem aí desisto!! Não esperava outra posição de TF.
Em relação a frase final, explico para quem não sabe.
Fiquei um bom tempo - sei lá, dois anos, por aí - fazendo uma campanha para que Tarso Fernando lutasse para ser secretário-geral da ONU. Ele era ministro e eu insistindo para que parasse com essa bobagem de ser governador do RS. Pô, ele iria morar em Nova York e certamente levaria a Vera Spolidoro como sua assessora. Aí os amigos teriam onde tomar um café ou até mesmo jantar quando estivessem na cidade. E fora uma que outra "mordomia" naquela maravilha!!
Não era perfeito? Não, o cara insistiu com essa boabgem de ser governador.
Agora, paciência. Aguenta!!
--
Bom o título, não?
Tarso Fernando é a EGR?
Confesso que apenas hoje fui tomar conhecimento da Empresa Gaúcha de Rodovias. Claro que escutei muita gente contra e muita gente a favor do projeto.
Fui pro Google.
Conferi um editorial do Sul21.com.br e me bastou.
Quer criar uma empresa pública para gerir as concessionárias que exploram os usuários? Tudo bem.
Grana dos pedágios SÓ para melhorias nas estradas? Tudo bem.
Certeza de que não vai se tornar um cabide de empregos? Legal.
Mas há dois pontos interessantes.
Lembro que há pouco escutei uma entrevista do secretário Beto Albuquerque dizendo, com todas as letras, que o Governo injeta uma boa grana nas estradas onde há os tais pedágios comunitários. Ou seja, esses pedágios comunitários não são um modelo para nada!! Ficam dizendo que este sistema é perfeito, mas não é nada disso!!
--
O que me chamou a atenão, mesmo, no editorial do Sul21, foi este trecho:
A boa prática da gestão pública indica que todos os servidores de empresas públicas, quaisquer que sejam elas, devam ser admitidos exclusivamente por meio de concurso público de provas e títulos. Indica também a necessidade de se implantar planos de cargos e salários que definam as atribuições, os vencimentos e as formas de ascensão profissional dos seus servidores e, ainda, que apenas os cargos de direção sejam preenchidos por funcionários de confiança. Recomenda também que seja implantado um sistema de avaliação periódica e permanente dos funcionários, com o estabelecimento de metas a serem alcançadas e de prêmios a serem auferidos.
--
Bah, aí que mora o perigo!!
Já imaginou? Só dou um exemplo:
As gurias, que cobram os usuários nas praças de pedágios, aprovadas em concurso público e com todos os direitos de funcionário público!!
Não vai funcionar!! Licença disso e daquilo, essas mumunhas típicas da função pública!! Já imagino, algumas praças com apenas uma cabine funcionando num final de domingo!!
Isso não é tarefa para funcionário público!! Me desculpe!!
E os trabalhadores da manutenção? Também funcionários concursados? Hahahahaha!!!
--
Não sei a melhor forma, até porque sou apenas usuário e não "entendido" no assunto.
Mas tenho certeza absoluta que

OS PEDÁGIOS NÃO PODEM SER 
UMA GRANDE REPARTIÇÃO PÚBLICA!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário