Cinema com Wilson Rosa - 21/6/2012

PROMETHEUS:
FALTOU CRIATIVIDADE E SOBROU EFEITOS

Desta vez Ridley Scott não focou nos aliens e diminuiu o medo e a tensão do espectador.
“Prometheus” é um bom filme de ficção científica, mas poderia ser melhor. O roteiro e o elenco deixam a
desejar. Quem assistiu Alien, O Oitavo Passageiro, em 1979, vai  ficar decepcionado. O diretor caprichou nos efeitos, na produção novamente, mas perdeu a criatividade e repete a mesma fórmula do primeiro filme,
um épico do terror espacial da década de 80. Novamente uma espaçonave com cientistas procura vida em outro planeta.
E encontram uma nave com seres de outras galáxias que levam uma carga de aliens.  Uma mulher (Noomi Rapace, com cara de cobra) vai lutar com as criaturas (Sigourney Weaver teve esse papel na primeira versão), vai ter de novo a cena do extraterrestre na barriga de alguém e também repete o andróide traidor, só que agora mais moderno.  Michael Fassbender se sai muito bem como o replicante (lembram de Blade Runner?).
A linda Charlize Theron se comporta como um robô, mas deixa uma dúvida ao desafiar o capitão da nave (pena que o diretor não deu sequência ao mistério).  E no final, se conhece a ”mãe” do alien que ficou famoso no cinema, que é outra decepção. Ridley se baseiou num animal marinho para fazer a criatura. Para entender um pouco o enredo:  na mitologia grega, Prometeu roubou o fogo do Olimpo e entregou para os humanos para ficarem iguais aos deuses.
No filme, o objetivo dos cientistas da nave “Prometheus” era encontrar a origem da humanidade (com todos os questionamentos religiosos) e descobrem que nossos criadores também queriam destruir o que fizeram na Terra. E o final deixa a impressão que vai ter mais por aí.

Prometheus, de Ridley Scott, EUA, 2011,  ficção científica, 124 minutos, 16 anos
Cópias 3D:  GNC Iguatemi  4 e GNC Praia de Belas 4
Cópia Convencional dublada:  GNC Lindoia 1
Cópias convencionais legendadas:  GNC Iguatemi 2  - GNC Praia de Belas  4

Um comentário:

  1. Quem é fã de "Alien" sabe que o melhor de todos não é o primeiro. "Aliens"(1986), dirigido por James Cameron é o mais bacana.

    ResponderExcluir