Bom Dia!! Sexta, 1º de junho de 2012

A RUA MAIS BONITA
DE TODA MINHA VIDA

Um dos trechos da rua da República

Não vivi em muitas ruas nesta minha longa vida. Não mais do que 10.
A primeira, que me lembro, foi a Otávio Correia, na Urca, Rio.
Hoje, estou na rua da República, Cidade Baixa, Porto Alegre, há mais de 20 anos. E não tenho a menor intençao de sair daqui, a não ser para morar no paraíso denominado Oeisis International, provavelmentre em 2014. Não sei.
Se a República não é a via mais bonita do mundo - ainda bem que nós, moradores, não temos este tipo de pretensão gaudéria - é, sem dúvida, uma das mais agradáveis.
Calçadas largas, os carros trafegam em um paralelepípedo perfeito, há décadas, e, ahhhh!!, temos a companhia dos jacarandás. Na frente do meu prédio, morram de inveja, tem também uma pitangueira que é uma beleza.
Só na quadra onde estou, temos bares, restaurantes, coiffeur, padaria, curso de inglês e de dança, livraria, lojas de roupas, floricultura, banca de revistas, conserto de sapatos e de roupas, ponto de táxi. Isso é o que me lembro agora. Em toda a extensão tem tudo que se possa imaginar!!
--
Os moradores e comerciantes convivem harmoniosamente, com raras exceções - sempre tem uns chatos, dos dois lados. Também tem todo tipo de gente, como podem imaginar. As vezes, no final da tarde, a Cidade Baixa é muito parecida com aquelas ruas internas de Copacabana.
Torra um pouco a paciência a quantidade excessiva de maloqueiros - que hoje chamam de "pessoas em situação de rua". Bah, eles não podem me ver!! Moeda e cigarro. O pior não é isso: eles fazem cocô e xixi em tudo que é lugar. E ainda fazem campanha para não lavar as calçadas com mangueira...
--
Toda essa conversa é para dizer que ontem à noite a minha rua ficou ainda mais bonita. A nova iluminação da República está a mil!! Segundo o material da Prefeitura, são "103 luminárias tipo globo republicano em postes de alumínio fundido, com acabamento decorativo na cor cinza grafite e lâmpadas de vapor metálico com potência de 150W".
Uma beleza!!
Longe de mim fazer uma reclamação, mas como o meu apartamento é no primeiro andar, a gente apagou a luz e "fica dia"!! Hahahaha!!! Não fico "confortável" na minha sacada com toda aquela luz. Parece que estou num estúdio de TV.
A rua está tão iluminada que é digna de visita. Além dos novos postes, temos mais dois tipos de iluminação: aquela, mais antiga, que parece um braço que sai do poste; e umas outras, redondas, mais próximas das calçadas.
Muito legal!!
--
Pena que não existe - e jamais existiu - nenhum cuidado com os jacarandás. Vez que outra passam funcionários da CEEE cortando galhos que podem prejudicar os fios.
Nesta semana, sem mais nem mesmo, um galho, de mais ou menos 5 metros, caiu sozinho na beira da calçada, na frente de um carro. Repito, sem mais nem mesmo.
É uma pena.
--
Mas continua sendo a rua mais bonita de toda a minha vida!!

Um comentário:

  1. Realmente a rua da República está uma beleza, mesmo com os problemas que o Previdi apresentou, e apesar de sua ausência como parte do projeto Tunel Verde, do qual foi retirada, inexplicavelmente. A presença deste jornalista em nossa vizinhança é sempre uma esperança de que um dia possamos contar com tão brilhante intelecto e sensível perceptor a auxiliar com sua lucidez e influência os comerciantes e moradores - entre os últimos é um - a restaurar o sossego reparador sem necessitarmos chegar ao extremo de provocar judicialmente o fechamento de algumas atividades noturnas que atualmente desrespeitam os direitos ambientais dos moradores, tocados por maus empresários - adeptos da Lei de Gérson - sem nível social e de mínima repercussão econômica, confiantes na impunidade da falta de fiscalização da prefeitura. Rogamos ao Previdi que nos auxilie nisso, enquanto ainda há um restinho de tempo, pois as ações já foram estudadas e deverão estar acionadas ainda neste ano de 2012, se a um consenso não se chegar, mas não como nesse decreto temerário dos 90 dias do prefeito, totalmente a prejuízo dos moradores. Diz o velho ditado bodegueiro missioneiro que "negócio bom é aquele que é bom para todo mundo", o que hoje não temos na República. Parabéns pelo blog vizinho e amigo Previdi.
    AMORE - Associação dos Moradores e Amigos da Rua da República.

    ResponderExcluir