Terça, 26 de junho de 2012 - parte 2

Um recado pra Record, pro SBT e pra Band
Eduardo Escobar



A quem interessar nas três emissoras de tevê acima citadas: se vocês têm ideia de tomar o lugar da RBS, esqueçam. Só existe uma rede capaz de derrubar a audiência da toda poderosa afiliada da Vênus Platinada, e essa rede é a Pampa.
- Mas como?! - bradarão alguns - A Pampa é uma das piores em termos de conteúdo e programação. Nem quando era repetidora da Record ela se dava ao trabalho de qualificar sua grade local...
Pois enganam-se. A Pampa é a melhor naquilo que se propõe. E a proposta é exatamente esta: não incomodar ninguém e não desperdiçar energia demais. E sabe por quê? Porque o Seu Gradet tá frouxo nas pata de trás, como dizem os gaúchos.
Percam um tempinho e acessem o site da Rede Pampa de Comunicação. Fora a RBS, é a única rede de respeito pelo interior do Estado e está inserida nas comunidades onde atua. Só que a Pampa não faz aquilo que a RBS faz tão bem, que é a integração regional. O Seu Gradet não está preocupado em criar celebridades e subcelebridades, que volta e meia dão dor de cabeça à Família Sirotzky. Isso não é da conta dele. Criar polêmica com os organismos públicos? Isso também não é a sua preocupação. Seu objetivo é fazer TV e Rádio de entretenimento e que dê resultados financeiros.
Mas digamos que o Gradet acordasse, numa manhã dessas, e resolvesse realmente fazer da sua rede a numero um do RS? Munição teria de sobra. Ele tem uma das maiores redes de emissoras de rádio, que poderiam sem o menor esforço, divulgar a programação da sua rede de tevê, era só criar um bom núcleo de chamadas.
Suas emissoras são as mais ouvidas da Região Metropolitana, dão de relho na concorrência. Suas emissoras no interior do Estado já produzem material jornalístico. Só falta montar uma boa central de telejornalismo e criar uma eficiente equipe de opinião (o que não seria difícil, já que ele tem bons nomes da imprensa gaúcha em seu elenco radiojornalistico). No esporte, é só criar conteúdo e a Rádio Grenal tá aí pra fornecer farto material. E no ramo de variedades, a Pampa tem o que há de melhor na sua mão. O Studio Pampa, com a Cris Barth e as outras meninas, enchem o início da madrugada de entretenimento, só falta um pouco mais de investimento.
Lembram quando a  Pampa nos idos de 1990 resolveu cancelar o contrato com a Manchete e ficou transmitindo umas produções locais? Muita gente achava aqulo ali meio tosco. Tinha um cidadão que tava sempre na Galeria Chaves, no Centro, que dublava umas canções francesas. Todo mundo achava ridículo, mas todo mundo via.
O certo é que a Rede Pampa tem tudo pra desbancar a RBS se quiser, só precisaria de um empurrãozinho. Hoje está naquela zona de conforto, vendo as coirmãs se degladiarem pela segunda posição. Isso não interessa ao Seu Gradet. Pra ele o que importa são números, não aqueles da audiência, mas sim aqueles do saldo bancário.
E isso não é nenhum pecado...


8 comentários:

  1. Estou de acordo contigo. A Pampa tem uma programação que a mim agrada. Já faz um bom tempo que deixei o JA/RBS. Aquele titio (teu amigo) metido a guri e aquela tia formam uma intragável dupla "de dois". Desde que a Globo não mais permitiu a eles a retransmissão do seu programa esportivo no horário do almoço o programa ficou mais do que chato. Por outro lado a Pampa nesse horário tem informações de todo o estado o que a mim agrada. A seguir passo à Band que fala sobre esporte e não tem dentre os que ali presentes nenhum chato.
    Além disto, o Pampa Boa Noite e que agora mudou de nome segue os padrões do papa do rádio, o falecido Flávio Alcaraz Gomes. Os convidados que participam do programa são cultos e não há dentre eles nenhum chato. É um programa que me agrada, pois o papo segue sem cumprir uma pauta. Depois temos a lindona Magda Beatriz Rodrigues Alves que vi pela última vez no estúdio da TV Guaíba em um programa infantil ao qual meus três filhos, então crianças, foram convidados por uma vizinha minha que fazia a produção. Lembro que naquele dia lá estava o Fábio Júnior que reclamou quando entregaram às crianças cartazes em cartolina onde dizia: Fabio Junior o que a ele desgostou, pois exigiu fosse Junior substituído por Jr. Faz tempo, pois hoje minha filha, a Cíntia já tem seus 38 anos e meus netos, os dela 6 e 4 anos. Passado todo esse tempo a Magda está cada vez mais charmosa. Ao programa conduzido por ela faço ressalva quanto a alguns participantes que vitimados pela queda de cabelos, puxam os que restaram para frente. Não sei a quem querem enganar, pois se percebe facilmente os poucos restantes puxados para frente. Sou Pampa e não abro mão.

    ResponderExcluir
  2. Dificil trazer esse comentário para a realidade da Pampa. Primeiro a TV é filiada à pior Rede Nacional, que não tem programação de dia nos fins de semana. Segundo porque agora tem o Farid e imita as programações da Band, SBT e Record e com todo o respeito que merece o Eduardo Escobar, os demais programas locais, com raras exceções, são de doer e não acredito que tenham audiência. Até o momento não faz por merecer o título de única capaz de atacar a RBS.

    ResponderExcluir
  3. Desde 2008 a Pampa trabalha em parceria direta com as suas emissoras do interior. Todo dia nos noticiários estaduais, principalmente no Pampa Meio Dia, matérias produzidas pelas equipes de Pelotas, Rio Grande, Santa Maria, Lajeado, Passo Fundo, Ijuí e Uruguaiana são recebidas pela Pampa Porto Alegre e passam por uma reedição e vão ao ar nos jornais transmitidos para todo estado. Além disso cada região das cidades citadas tem um jornal de 30 min com notícias da região

    ResponderExcluir
  4. A Rede Pampa precisa rezar com fervor para o Gadret viver mais uns bons anos, pois se depender dos filhos vai tudo pelo ralo rapidinho.

    Agora o Gadret também tem culpa no cartório. O jornal O Sul é reflexo de todo o seu 'conhecimento' em jornalismo e 'aposta' nos jornalistas locais... Para fazer o Ctrl C e Ctrl V do que foi publicado na mídia nacional no dia anterior com poucas ressalvas. Qual o motivo de tanto mistério sobre a tiragem? Outro dia falaram em 60 mil... tomara que sim, mas acho brabo. Está na hora do Gadret dar uma olhada no trabalho sendo realizado no morro Santo Antonio com o jornal Metro.

    ResponderExcluir
  5. Assim como acompanho o Prévidi, venho conferir o Blog sempre que posso, tb visito a Rádio Pampa AM, todas as manhãs com a Beatriz Fagundes. Gosto da programação da AM, Marne, Saúde, etc., acompanho pela Internet.
    O programa na TV com a outra Beatriz, atualmente é um palanque de políticos e comentaristas partidários, sedizentes "sei tudo", sem contraditório, torna-se uma via de mão única, chato.

    E a Caiçara? Sempre é bom dar uma chegadinha.

    Abraços, Heloísa.

    A

    ResponderExcluir
  6. (2): Bom texto. De ficção. O papo do Gadret querer a grana, blz, tá certo ele, mas sem querer comparar. O conteúdo da Pampa é um lixo.
    Quem já trabalhou no jornalismo de lá sabe a realidade Eduardo, não viaja. Claro, a não ser que a pessoa tenha sido corinho da chefia ou simplesmente trabalhe sem ganhar em troca o que realmente mereça (e não trata-se apenas de money).
    O jornalismo lá nem existe (pode ter mudado, mas até o meu tempo sempre fora assim). Tudo se copia da ZH.com. A chefia está preocupada com aquele lixo de Studio Pampa. Para ser apresentadora, basta ser loira. Toda a estrutura é dedicada para isso, tirando possibilidade do jornalismo fazer algo que preste.
    Tem mais um monte de coisa... mas só pra fechar: o interior não tem a mínima infraestrutura para nada. Enquanto a RBS tem tudo, a Pampa tem um câmera, um repórter e uma fita para três ou quatro cidades. Falta total de conhecimento Eduardo, sou teu leitor do Diário de Viamão e não esperava dessas... mas, acontece... hehehe

    ResponderExcluir
  7. Concordo em gênero, número e grau, os Gradet têm a faca e o queijo nas mãos, só falta a vontade de cortar!

    ResponderExcluir