Vinhos e Afins - 22/6/2012

Dia do Vinho aumenta em 15%
a ocupação hoteleira na região da Uva e do Vinho



Vinho no chafariz de Caxias do Sul

A realização do Dia do Vinho em 2013 já nasce cercada de grande expectativa. Consequência natural dos números resultantes da terceira edição do evento, encerrada no dia 3 de junho em 11 municípios do Interior do Rio Grande do Sul, além de Porto Alegre. O balanço, concluído nesta quinta-feira (21), registrou incremento de 20% nas vendas dos varejos das vinícolas e ocupação 15% maior na rede hoteleira, entre os participantes, especialmente na região da Uva e do Vinho.
“O evento superou as expectativas. Não só das empresas e parceiros, mas principalmente do consumidor, que desfrutou da vasta programação. O Dia do Vinho está no calendário de eventos do Estado e temos orgulho de fazer parte deste processo. O Sindicato e o Ibravin já passam a programar agora as novidades com parceiros, hotéis, restaurantes, agências, comércio e vinícolas para 2013”, revela o presidente do Sindicato dos Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares (SHRBS – Uva e Vinho), João Antonio Leidens. O gerente de Marketing do Ibravin, Diego Bertolini, concorda. “Estão comprovados os benefícios diretos para quem se envolve com o evento. Sem falar no ganho em imagem que os turistas levam da Serra Gaúcha e dos vinhos brasileiros”, destaca.
Entre os últimos 25 de maio e 3 de junho, 168 atrações alusivas ao Dia do Vinho se espalharam por Antônio Prado, Bento Gonçalves, Caxias do Sul, Farroupilha, Flores da Cunha, Garibaldi, Monte Belo do Sul e São Marcos, na Serra Gaúcha, além de Dom Pedrito, Rosário do Sul e Santana do Livramento, na Campanha, e Porto Alegre. Ao todo, a mobilização envolveu 63 vinícolas e 105 estabelecimentos, entre 28 hotéis, 44 restaurantes, 4 agências de turismo, 5 supermercados e 22 outros atrativos, divididos em passeios, degustações, palestras, além de ofertas e promoções de compras.
O engajamento no brinde coletivo ainda ganhou corpo nas redes sociais. Além das informações disparadas via Twitter e Facebook, oito pessoas foram premiadas por meio deste último, postando fotos da celebração. Os vencedores, que já estão sendo contatados, faturaram diárias para casal e mais um kit do Dia do Vinho em municípios da Serra Gaúcha.

Sobre o Dia do Vinho

O Dia do Vinho, data que consta do calendário oficial de eventos do Rio Grande do Sul é resultado do Projeto Eventos Integrados e Integradores, fomentado pelo Ministério do Turismo. A realização da 3ª edição é do Instituto Brasileiro do Vinho (Ibravin) e do Sindicato dos Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares – Região Uva e Vinho (SHRBS), em parceria com as Secretarias de Turismo dos municípios envolvidos, Conventions Bureau de Bento Gonçalves e Caxias do Sul, Sindivinho-RS, Associação dos Produtores de Vinhos Finos da Campanha Gaúcha e da Phoenix Eventos, além de entidades parceiras.
(foto de Gilmar Gomes)

-----

Um inverno moldado pelo vinho

O Vale dos Vinhedos é atração o ano inteiro, mas é no inverno que o roteiro atinge sua maior movimentação. A estação mais fria do ano atrai milhares de visitantes que, atraídos pelas baixas temperaturas harmonizam momentos com o calor de ambientes confortáveis e de vinhos que provocam sensações prazerosas. Todas essas percepções podem ser desfrutadas no Hotel Villa Michelon, instalado no coração do Vale dos Vinhedos com atrativos que contemplam toda a família.
O complexo turístico reúne um conjunto de atrações que inicia com o conforto de suas instalações, passando pela hospitalidade e pelos fascínios do que está em seu entorno, sempre acompanhado pela gastronomia e pelos excelentes vinhos da região. Quem aprecia um roteiro mais cultural não pode deixar de visitar o Memorial do Vinho e a Casa do Filó, ambos idealizados pelo diretor do hotel, Moysés Michelon, que, através do projeto, mantém viva a história da imigração italiana.
No Memorial do Vinho o turista tem a oportunidade de viajar pelo mundo do vinho no Brasil, no Rio Grande do Sul, na Serra Gaúcha e, mais especificamente, no Vale dos Vinhedos. Paineis, objetos antigos utilizados pelos imigrantes na lida e histórias contadas por Michelon recheiam o passeio. Ao lado está a Casa do Filó, um ambiente que retrata as casas de antigamente onde as famílias realizavam os filós reunindo a comunidade, uma espécie de festa italiana. No cardápio, muita cantoria, dança, jogos típicos, produtos coloniais como a copa, o queijo e o salame e, é claro, o fogão à lenha sempre aceso e rodeado pelos participantes à espera do pinhão na chapa e do amendoim. O brinde é regado a vinho.
Os hóspedes também podem praticar a caminhada em duas trilhas ecológicas entre matas nativas e vinhedos, além de passear entre o pomar com frutas da época, o herbário, de onde são colhidos os temperos que vão compor o cardápio servido no hotel e, ainda, a horta, com as verduras e legumes. Tudo seguindo a agricultura orgânica, oferecendo mais saúde durante a estadia dos visitantes. Para os que preferem relaxar, a piscina térmica é uma excelente opção.


Para as crianças o grande diferencial é a fazendinha com animais domésticos e o parque temático, ambos na área externa com total segurança. Em dias de chuva, a recreação é interna, no átrio, onde os baixinhos dispõem de ampla estrutura para brincadeiras pedagógicas e educativas. Para quem quer aproveitar a região para promover eventos diferenciados, o hotel também oferece o Centro de Eventos Spazio Veneto, totalmente equipado com o que há de mais moderno e dinâmico no setor, contando com salas componíveis que atendem todo tipo de formato de evento.
O passeio se completa com a visita ao parreiral modelo, ao lado do hotel, que nesta época está hibernando para reunir energias que aparecerão em forma de brotação e floração na primavera. Essa viagem pela natureza somente se conclui quando a gastronomia e o vinho entram em ação, com paradas obrigatórias em todo o roteiro do Vale. São mais de 30 vinícolas abertas para visitação e degustação, ancoradas por uma ampla estrutura de atendimento ao visitante formada por restaurantes, queijaria, biscoteria, artesanato, entre outros.
Para desfrutar de todas essas possibilidades o Villa Michelon oferece pacotes especiais que facilitam a estada nesse período.
Consulte pelo www.villamichelon.com.brreservas@villamichelon.com.br ou 0800 703 3800.
(foto de Luciano Spader)

Nenhum comentário:

Postar um comentário