Quarta, 25 de julho de 2012

O SUS É UMA MERDA!!
MAS OS PLANOS DE SAÚDE
TAMBÉM SÃO UMA MERDA!!!

O relato é do jornalista Políbio Braga:

Na sexta feira a noite, chamei socorro da Unimed para um filho meu. O médico avisou: "É gripe A. Toma Tamiflu". Eram 22h. Foi uma correria pela cidade de Porto Alegre. A Panvel, a mais procurada, informou pelo fone que não tinha em estoque e que levaria duas horas para achar e entregar. Resolvi pegar o carro e fui atrás. Na Ipiranga, não achei a Panvel, fui até a Panvel do Zaffari da Plinio e também não tinha. Acabei encontrando na Panvel do Bourbon Wallig. Ali só tinha uma unidade e me exigiram receita médica. Empombei, argumentando que não é preciso. Só depois de consultas pelo fone é que me venderam. R$ 193 a caixa.
Com o quadro piorando, no dia seguinte chamei de novo a Unimed. É gripe A, confirmaram.
No sábado a noite, pior, foi a vez de ir ao Centro Clínico Mãe de Deus, na Carlos Gomes. Emergência lotada, funcionários com olhar ausente e enfadados, sem demonstração alguma de compreensão do pavor e dor dos doentes. Foram 6 horas, madrugada a dentro, para uma médica atender, fazer e esperar o resultado de um mísero hemograma. Resultado: "É gripe A. E tome Tamiflu".
No outro dia, depois de desmaios, dores atrozes no abdomen, o técnico em enfermagem da Unimed concordou em ir para o Hospital Mãe de Deus.
Lá, emergência superlotada no domingo a noite, sentado em poltronas e cadeiras por quase 21 horas, apenas dois médicos, falta total de informação para pacientes e familiares aflitos e sem saber o que fazer, exames demorados, decisões demoradas, operários furando parede, atendimento impessoal, pouco afável e quase ríspido, arrogante - sem carinho algum.
Só depois de broncas homéricas, depois de milhares de horas, profissional do ramo, altamente competente, faz exame no olho e já constata com base em dois hemogramas:"Não é gripe A. Corta o Tamiflu. É infecção gastro-intestinal".
Aí, segunda-feira ao meio dia, médica especialista manda baixar no hospital.
Vaga em apartamento privativo? Eles levaram quatro horas para permitir o ingresso nele, depois de vago. Eu imagino o que não passa um cara do SUS, se com Plano de Saúde Bradesco e Unimed é assim.

4 comentários:

  1. Isso mostra a falta de respeito com que somos tratados e a bagunça generalizada que é nosso País. Tudo acontece e as operadoras continuam cobrando alto. Podemos ver que a privatização não é o unico caminho, como muitos pregavam tempos atrás.

    ResponderExcluir
  2. Paulo, se alguém está de santo nesta história horrenda, são as operadoras. A Anatel foi enfraquecida, aparelhada e teve suas funções esvaziadas pelo governo do PT, de Lula e Dilma. Esta é que é a verdade. Falo do alto de quem sofreu pressões da Anatel até 2003, quando a casa começou a cair. Eu sei do que estou falando. Agora, dizeres que a privatização não foi o mais adequado é de arrepiar cabelo em bola de bilhar, sinto muito. Consegues imaginar como estaríamos se as telecomunicações ainda fossem estatais???

    ResponderExcluir
  3. e os planos de saude embolsando a maior grana , enquanto aumento de estrutura e equipe médica nem pensar, pacientes e médicos com nariz de palhaço fazendo parte de um sistema cruel e capitalista , até quando???

    ResponderExcluir
  4. A NOSSA DOR É BEM MAIOR
    Muitas vezes, nesta longa jornada pela vida, criamos níveis de aceitação para as coisas. Uma dessas coisas é a nossa "dor" interior. Ela geralmente parece mais forte do que as dos outros, assim como os nossos problemas parecem mais graves do que os dos outros.

    Geralmente não tiramos alguns minutos para pensar na "dor" daqueles que vivem ao nosso lado, não parando para avaliar o seu sofrimento e os seus problemas. Afinal de contas, "cada um com o seu problema". Esta visão distorcida dos fatos e acontecimentos leva ao egoísmo puro e insensato.

    Às vezes, nossas "dores" são pequenas, mas custamos a entender as dos outros. Devemos lembrar que nossas "dores" muitas vezes machucam, mas há outras que podem ser solucionadas num pequeno instante de otimismo. Olhar para os lados e entender a "dor" alheia nos mostra, em muitas ocasiões, que estamos reclamando com exagero. Quando você deixar de lado as suas "dores" e correr no auxílio do próximo, tal atitude proporcionará sempre dias melhores e com menos dores. Pratique e seja feliz!
    MAurelio

    ResponderExcluir