Sexta, 6 de julho de 2012 - parte 3

A PARTÍCULA DE DEUS
Marko Petek:
Sobre a mensagem do Mario Marona de ontem:
Chamar o feito do Cern de "maior feito intelectual da humanidade" é provavelmente um exagero. Tenho certeza de que existem desafios intelectuais bem menos famosos e bem mais complexos. Por exempo: o que é vida? Uma pergunta simples, mas até hoje sem resposta.
Para quem vive no Cern como eu, a opinião é unânime. A maior conquista não está no campo técnico, mas no humano. Com efeito o tamanho da empreitada era tão gigantesco que seria praticamente impossível um grupo, instituto ou mesmo uma nação abraça-la sozinha. Os dois principais experimento (CMS e Atlas) tem cada um em torno de 2500-3000 cientistas com mais de 40 países participando e mais de uma centena de institutos. Cada um destes participantes é visto em pé de igualdade como uma peça fundamental para o todo funcionar.
E creiam, não é fácil. Não é nada fácil conciliar culturas tão díspares (basta ver a cara que alguns fazem quando enxergam uma mesa de brasileiros bagunceiros no restaurante), posturas de vida e profissionais, idiomas, tecnologias, a lista não acaba nunca. Todas estas pessoas colaboram muito, mas ao mesmo tempo abrem mão de muitas convicções próprias em favor do todo. Porque sabem ser impossível trabalharem sozinhas nesta área.
Tecnologias que eram incipientes tiveram que ser exploradas em seu potencial completo. Apenas como exemplo falo da criogenia. Todo o experimento é resfriado para temperaturas bem próximas do zero absoluto, por um sistema hidráulico que conduz hélio líquido. Para alimentar tal sistema, 3 usinas de geração de hélio tiveram que ser construídas na superfície, ao longo do túnel. Até o LHC decidir utilizar criogenia, os maiores comprimentos de experimentos utilizando-a talvez fossem de algumas dezenas de metros, se tanto. Hoje temos um túnel subterrâneo de 27 km de comprimento !!! Isto dá bem uma idéia do que precisou ser criado para tornar a conquista de ontem realidade.
Até a inauguração do LHC a máquina mais complexa construída pelo homem era o ônibus espacial. Hoje ele parece um anãozinho, que nem o Pequeno Polegar, quando comparado ao tamanho do acelerador.
Finalmente quero tratar do assunto "descoberta" x "observação". Apesar do entusiasmo midiático e público, o Cern é uma instituição no topo da lista de capacidades e profissionalismo. E não pode correr o risco de perder esta posição. Portanto, mais dados são necessários para se ter certeza de que realmente é o Higgs. Pode sim, ser outra partícula ainda não conhecida e com características muito semelhantes. Claro que nós todos acreditamos ser e desejamos que seja. Mas até mesmo para não deixar as paixões se sobreporem a técnica, é preciso ir com calma. O tempo é o senhor da razão, diz um ditado. Outro diz que nunca viu um cemitério dedicado aos prudentes.
--
Fernando Albrecht:
Um bóson longe demais
Qual seria o percentual de alunos do ensino médio e até mesmo superior que se interessaria em saber o que vem a ser o Bóson de Higgs? Só ínfima parte da população consegue entender o que seria esse bicho. Pior, não tem a mínima curiosidade em saber. Afinal, padrão brasileiro de ensino é estudar para passar no vestibular, não para aprender.
Eppur si muove. Em tese, todos deveriam saber por que esta tal de 13ª partícula é tão importante, porque seu braço não se derrete quando você o dobra e porque você como um todo fica junto e unido. Ah, não tem interesse prático? Se não formos curiosos para saber como as coisas funcionam, então adeus tia Chica. Bósons, quarks, neutrinos, massa escura, modelo padrão, tudo isso é pura bobagem, cultura inútil. Então viva o BBB!
Menos para quem sabe das coisas. Como funciona um motor, uma turbina, o refrigerador e qual a diferença entre vírus e bactéria. Informação é poder e é por isso que desde o Big Bang existem os que comandam e os que são comandados. Nós olhamos para as estrelas e não sabemos nem mesmo onde estão as constelações, que a criançada europeia saberia localizar com os olhos fechados.
Em vez de hádrons, nós temos o Grande Colisor Cultural.
-----
QUALIDADE DA RÁDIO GUAÍBA
Tentei ouvir hoje o Guaíba Cidades, "realizado" direto de Santo Antônio das Missões.
Tentei, porque o contato caía seguidamente. De irritar!!
Fiquei imaginando o Felipe Vieira e equipe tendo que encarar quase 500 quilômetros de estrada para aquilo!!
Um horror!!
--
Quem é o culpado por isso?
A direção do Grupo Record no RS que não dá a menor bola para as rádios e para o Correio do Povo. O negócio deles é só a TV.
-----
A PROPÓSITO
Viram este convite que publiquei, não?


Para quem não sabe quem é o casal Renato e Cristiane Cardoso:
Eles escreveram o livro "Casamento Blindado, o seu relacionamento à prova de divórcio" e são os apresentadores da Escola do Amor (que vai ao ar todos os sábados, ao meio-dia, pela TV Record, e às 16 horas, pela Record News).
Cristiane é filha de Edir Macedo.
Vão estar em Porto Alegre no próximo dia 13 para lançar o livro.
--
Imagino a babação dos cardeais da TV Record com o casal.
--
Também imagino o fiasco que pode ser a participação deles nos programas da Rádio Guaíba.
Fiasco, sim!!
A Rádio Guaíba está sucateada!!
Queria ouvir as explicações dos chefes do Grupo Record para um provável fiasco.
--
Imagine se a Cristiane inventa de reclamar para o papai!!
Sai de baixo!!!!
-----
PARA LEMBRAR
Na semana passada o Grupo Record no RS fez uma festa para comemorar os 5 anos em terra gaúcha.
Simplesmente ignoraram as rádios e o jornal. Só destacaram a TV.
Baita estrategia!!
--
CINCO ANOS NO RIO GRANDE DO SUL E NÃO APRENDERAM NADA!!
-----
PARA GUARDAR
Esta é a Cristiane Cardoso:


-----
DEBATE NA RÁDIO GAÚCHA?
Sintonizei mas não consegui prestar atenção em nada.
Debate com 7 candidatos?
Só prestava atenção quando o André Machado dizia algo parecido com isso:
- Muito obrigado, candidato.
--
Ou seja, não ouvi e não gostei.
-----
PIADINHAS DE VERDADE?
No www.piadinhas-do-dia.blogspot.com.br
-----
PROMESSA QUE NÃO É DE CAMPANHA
O Banrisul irá instalar mais 50 agências no Estado ainda em 2012. "Este é o nosso projeto, o de estar cada vez mais próximo das comunidades do Rio Grande do Sul", afirma o vice-presidente Flavio Lammel.
-----
"AQUI NÃO TEM ASSUNTO PROIBIDO!!"

A frase é do Gustavo Victorino, que apresenta o Pampa na Tarde, das 17 às 19 horas, na Rádio Pampa AM.
Estive ontem lá para vender o meu peixe - o lançamento na segunda do Apaixonados por Porto Alegre - Personagens do Centro.
O cara é fera!!
-----
RUY GESSINGER E O MAZEDÃO
Tempo bom em Unistalda, segundo me informa o Capataz. Já deu mais de 55 mm. Me tapei de nojo do Macedão hoje de manhã na Rádio Gaúcha. Ele todo choroso, aconselhando o povo que não saisse de casa, achando ruim a chuva que vai fazer voltar a água nas torneiras. Choramingando porque pode pegar um resfriadinho.
Que coisa Mazedão! Seja mais romântico, hehehe, coloca uma botinha e  canta o " I'm singing on the rain".

No ruygessinger.blogspot.com.br
-----
PIADINHAS DE VERDADE?
No www.piadinhas-do-dia.blogspot.com.br

3 comentários:

  1. Meu amigo Kabeça aqui e agra ocorreu uma coincidência. Lia teu comentário sobre a transmissão desde Santo Antonio das Missões. Hoje estou feliz, pois chegaram de Estrela filha, genro e os dois netos. Igualmente aqui estão minha nora e os dois netos, o mais jovem deles, o Lucas, nascido dia 10 último e que foi o maior e melhor presente de aniversário que recebi em meus já 68 anos nesse planeta. Minha nora é nascida em Santo Antonio das Missões e por isto li o que escreveste sobre a transmissão. Aí ela me deu nos dedos. Disse-me que sua terra natal tem uma emissora de rádio e que ela sintoniza via Internet todos os dias. Pois é, ninguém mais nesse mundão de Deus está isolado. Legal, não? Segunda se minhas velhas pernas com os seus canos entupidos permitirem aí estarei para te abraçar.

    ResponderExcluir
  2. Concordo plenamente com o que dizes sobre o sucateamento da Guaíba. Sou Guaibeiro há mais de três décadas e estou muito decepcionado. O site é simplesmente ridículo e o nível da programação está caindo assustadoramente. Bom, mas o Reche só se preocupa em detonar a RBS... A propósito, hoje aconteceu um fato lamentável e eu transcrevo mensagem que mandei para as redações AM e FM e para o coordenador de jornalismo, Sílvio Almeida. Queria mandar também para uma ouvidoria da rádio ou algo do gênero, mas não encontrei um canal e muito menos o contato da diretora Solange Calderón. Segue abaixo a reclamação:


    “Venho, por intermédio desta, manifestar meu descontentamento com algumas atitudes do Sr. Jurandir Soares, apresentador interino do Programa Bom Dia.

    Na última quarta-feira, dia 4 de julho, o Sr. Juremir Machado da Silva, que integrava a bancada do programa, fez referência a uma mensagem eletrônica que lhe enviei, que trata das questões de racismo e violência no Estádio Olímpico. Ao falar da faixa ofensiva à mãe do jogador Ronaldinho, amplamente divulgada pela imprensa, o Sr. Jurandir disse que ela havia sido recolhida por determinação da direção do Grêmio. Enviei mensagem eletrônica contestando-lhe, pois tinha notícia de que o árbitro da partida foi quem exigiu a retirada da faixa. A mensagem não foi lida. Na quinta-feira, enviei novamente a mensagem, que, mais uma vez, foi ignorada. Hoje, dia 6, enviei uma mensagem um pouco mais extensa, que, sob essa alegação, foi lida apenas parcialmente. O Sr. Jurandir disse, então, com veemência, que nada do que eu havia dito era verdadeiro, afirmando que estava presenteao jogo e que comprovou o fato de que a direção ordenou a retirada da faixa. Mandei outra mensagem, contendo cópia da notícia publicada na versão eletrônica do Correio do Povo do dia 2, a qual continha uma declaração do árbitro Paulo César de Oliveira, dizendo que ele havia pedido para a Brigada Militar a retirada da faixa.

    Como imaginei que também essa mensagem seria desconsiderada pelo Sr. Jurandir, telefonei para o número 3215.6310 e falei com um homem que trabalha na produção do programa, do qual lamentavelmente me esqueci de perguntar o nome, mas que imagino seja o Sr. Otto Bede, relatei o caso e pedi que o Sr. Jurandir fizesse uma observação no ar, a fim de restituir a verdade dos fatos e também para que não se fixasse a ideia de que eu estaria inventando situações comprometedoras para a direção gremista. Para minha surpresa, nada foi falado até o fim do programa.

    Não é esse o tipo de jornalismo que caracteriza a Rádio Guaíba. Os profissionais que trabalham nos meios de comunicação devem privilegiar a informação, deixando de lado as suas paixões, principalmente clubísticas. Entendo que como torcedor e conselheiro do Grêmio, o Sr. Jurandir Soares não tenha gosto em noticiar fatos desabonatórios ao clube, mas, repito, como jornalista, a sua obrigação é transmitir as notícias com a máxima isenção. Pior do que a omissão, no caso em tela, foi a explícita tentativa de minimizar os gravíssimos fatos ocorridos no estádio gremista. Parece claro que foi essa a intenção do Sr. Jurandir ao atribuir à direção do Grêmio um procedimento que deveria ter tomado, mas que, por omissão, conivência, falta de interesse ou coisa que o valha, não fez.

    Assim apresento esta reclamação, aguardando uma resposta e acreditando que atitudes serão tomadas a fim de que esse tipo de procedimento não se repita, vindo a manchar a reputação e a belíssima tradição da Rádio Guaíba.
    Atenciosamente,”

    Abraço!

    ResponderExcluir
  3. _OLÁ SR. PRÉVIDI!

    Ouvindo o Programa do GUSTAVO VICTORINO, tive o prazer de "ter estado com você". De "conhece lo" e saber do seu Blog (acho que falamos o mesmo idioma) Vou fazer e$forço$ pra "conhecer" seu livro também.
    Sinceramente, [D + 1] =fã sua;

    _Dirla Severo da Silveira.

    *OBS.: Se, você achar meio sem graça oque lê por aí é porque não leu o que o Gustavo também não leu; eu em http://vervedirlass.blogsot.com (brincadeirinha).

    ResponderExcluir