Terça, 17 de julho de 2012

MEIO SÉCULO DA TV GAÚCHA!!

Neste ano, a RBS TV completa 50 anos e dará início às comemorações lançando uma campanha publicitária – realizada pela agência Paim Comunicação – com filme, jingle, anúncios, além de uma série de ações na web e com seus públicos.
Hoje, a emissora apresenta o vídeo institucional de 60 segundos em primeira mão no Jornal do Almoço, a partir do meio-dia.
-----
A propósito
Na década de 60 a então TV Gaúcha foi tirada do ar porque mostrou uma jovem de monoquini.
Para os mais jovens, o monoquini era a parte de baixo do biquini com duas tiras que tapavam boa parte dos seios.
CADÊ ESSA GURIA??!!
SERÁ QUE NINGUÉM VAI ENCONTRAR PARA MOSTRAR NOS 50 ANOS DA RBS TV??!!
-----
OLHA ISSO!!
TODA A HISTÓRIA!!

Está no site Janela Magica:
Seios sem pudor e a censura


Foto do desfile na loja
Em julho de 1964, a loja Esquina Modas, na Rua da Praia, promoveu um desfile e expôs em suas vitrines a sensação do momento: o monoquíni.
Lançado para causar furor na próxima temporada de verão, era uma espécie de maiô ousado demais para uma época de ditadura militar. Na parte de cima, havia apenas duas tiras sobre os seios. Um dos programas de maior audiência no Rio Grande do Sul era o Show de Notícias, da TV Gaúcha.
Na noite de 7 de julho, o telejornal apresentou o filme feito durante o desfile. Além da reportagem, no encerramento o Show mostrou no estúdio, ao vivo, uma modelo com o monoquíni. Não chegou a aparecer por muito tempo, porque as imagens logo foram cobertas pelos créditos finais. Mas isso foi o que bastou para gerar protestos, despertar a ira dos censores e provocar uma novela que se arrastou por vários dias até a emissora ser suspensa por 24 horas, entre 24 e 25 de julho.
O primeiro a se mostrar indignado foi o então arcebispo Dom Vicente Scherer, que solicitou providências das autoridades. Paulo Brossard, secretário estadual de Justiça, determinou a suspensão do Canal l2. Na tarde do dia 25, beneficiada por uma liminar concedida pelo desembargador Manoel Martins, a TV Gaúcha pôde voltar ao ar. Ao retomar a programação, a emissora divulgou uma nota em que denunciava "o infeliz acidente, praticado por uma autoridade inexperiente e com índole de ditador".
A Censura Estadual, subordinada a Brossard, abriu um processo contra o dono da Esquina Modas, acusado de promover em local público um desfile atentatório à moral e aos bons costumes, além de expor o monoquíni em suporte plástico na vitrine. Mas esse processo não foi adiante. A maior prejudicada foi mesmo a TV Gaúcha, que deixou de veicular anúncios dos patrocinadores por 24 horas.
-----

MAIS HISTÓRIA!!

Anos depois, o galã Lauro Quadros apareceu na praia com um exemplar:


Do clicRBS:
A foto aí em cima foi tirada em 1972, em um desfile de monoquíni na beira da praia. O modelo? A estrela dos programas Sala de Redação e Polêmica, da Rádio Gaúcha, Lauro Quadros. Com mais de quatro décadas de verões em Capão da Canoa, o jornalista adora o calçadão próximo à imagem de Iemanjá e o nascer do sol na beira da praia. Atualmente, quem passeia na orla pode encontrar Lauro acompanhado da esposa, filhos e netos, só que de calção de banho mesmo, sem monoquíni, é claro.
-----
SEI NÃO
Mas quem descobrir a guria do monoquini da TV Gaúcha ganha Prêmio ARI.
Quiçá, menção no Prêmio Press.

Um comentário:

  1. _Ah, eu tenho "méritos' pra ganhar o Prêmio ARI e não desejo dizer a resposta 'daquele tempo' é: fichinha!

    ResponderExcluir