Terça, 3 de julho de 2012

A CASCATA DO ANO!!
A PRISÃO DO LUPI!!

Escreve a Maria Lúcia Sampaio:
A prisão do Lupicínio é mentira!
Conversei com três amigos que pesquisam música do RS e eles me confirmaram. E olha só, uma resposta à esta bobagem, nos comentários do post: Nassif eu já tinha lido isso no Facebook e como sou gaúcha e acompanhei durante muito tempo a vida do Lupi, fiquei em dúvida sobre a veracidade de tal escrito. Pois bem, mandei o -mail para um amigo que conheceu bem Lupicinio e é um grande amigo de Rubens Santos, que foi parceiro e conviveu com Lupicinio quando se mudou para Porto Alegre.
Coloco aqui a resposta deste amigo que ficou indignado com o que leu:
Esse José Ribamar é o Sarney? De qualquer forma merece entrar para a Academia Brasileira de Letras, onde estão os piores ficcionistas da praça. O cara que deu as informações, se é que existiu, ouviu alguma coisa do Lupi e saiu por aí a dar aula. Quase tudo errado. Vamos lá.

1 – Lupicinio só teve uma esposa, chamada Cerenita. Não existe Emília alguma na vida dele, nem amante (que as teve às dúzias).

2- Lupi só teve um filho – Lupicínio Jorge Quevedo Rodrigues, o “Lupinho, que é o proprietário do bar “Se acaso você chegasse”, na Av. Venâncio Aires (Bairro Santana), cuja temática é a vida e trajetória do Lupi.

3– Lupi nunca morou em Rio Pardo.

4 – Getúlio pouco conhecia o Lupi, até porque foi para o RJ em 1930, para assumir a Presidência, enquanto o Lupi só ficou famoso depois da gravação de “Nervos de Aço” pelo Francisco Alves, em 1947 (uma gravação meses antes, por Deo, não emplacou).

5 – Em 1939 Lupi passou algumas semanas no RJ, onde fez contato com Chico Alves, que gostou de várias músicas e passou a gravar alguns anos depois. Nessa ocasião Lupi estava de férias, pois já era funcionário da Universidade Federal(ganhava duzentos mil réis, e a passagem de navio foi cento e setenta mil réis).

6 – Lupi nunca pediu demissão, mas se aposentou direitinho pela UFRGS (aliás, o falso requerimento não tem rima nenhuma!).
7 -Esta tal de Oração dos Paraquedista parece que não tem música. O cara deve ter feito uma salada de frutas com a música do Vandré.

8 – A música “Calúnia”, de Lupi com o meu amigo Rubens Santos, é de 1955, sendo gravada em 1958. E o que pode ter com o golpe de 1964? Premonição?

9 – E a letra de “Vingança” tem menos ligação ainda com qualquer coisa ligada a problemas militares, já que foi feita depois que alguns amigos contaram a Lupi terem visto a prostituta Mercedes (a Carioca) chorando num bar depois que fora desprezada pelo compositor, razão da traição que lhe fizera justo com outro amigo.

10 – Pior porém é a citação de que ele teria escrito “Vingança” dois anos antes de morrer. Ora, A canção foi gravada em abril de 1951 pelo Trio de Ouro, e em maio pela Linda Batista. Lupicinio morreria só 23 anos depois, em 27 de agosto de 1974.

11 -A música “Retrato do Velho” não tem nada a ver com Lupi. Foi composta por Haroldo Lobo (o pai do Edu) e Marino Pinto.

12 – Para não ficar a vida toda desmentindo o falso depoimento do tal Lôngaro e do “Sarneyzinho”, informo que na Ilha da Pintada não tem e nunca teve prisão.

Mareu Soares

--

João Carlos Machado Filho envia:
Perfeito o desmentido sobre a "história" da prisão do Lupi, o quente.
Só um  pequeno engano, do autor dos desmentidos. O pai do Edu Lobo não é o Haroldo Lobo e sim o Fernando Lobo, autor de um dos clássicos da nossa música: Chuvas de Verão. Só para corrigir.

2 comentários:

  1. Os amigos são o Arthur de Faria, o Marcello Campos e o Juarez Fonseca. Abraço Prévidi!

    ResponderExcluir
  2. Eu li o texto do tal Ribamar e achei pra lá de sem-vergonha. Mas a riqueza de detalhes apresentada pelos amigos Arthur, Marcelo e Juarez, via Maria Lucia, acaba com o assunto. E eu que pensava ser a Terra Magazine uma "revista" séria....
    Abs, Prévidi

    ResponderExcluir