Bom Dia!! Segunda, 3 de setembro de 2012

BIZARRICES NO HORÁRIO ELEITORAL:
A CULPA É DE TODOS OS PARTIDOS!!



Claro que não sou bobo de colocar um imbecil que esteja "concorrendo" em Porto Alegre. Periga ganhar até um processo. Esse aí de cima é um entre dezenas, centenas de seres que pretendem uma boquinha em câmaras de vereadores.
No sábado passado sentei na frente da TV para assistir ao horário eleitoral. Meia hora ali, firme.
Ainda bem que tive a sorte de ver alguns amigos e amigas que torço para que se elejam.
Mas a imensa maioria do que vi não merece sequer estar solto pelas ruas.
--
Tem um monte de malucos que registram o primeiro nome e a profissão. Tipo "José Jornalista". As mais variadas profissões. Tem até um sujeito que se diz médico que aparece com um estetoscópio enrolado no pescoço. Será que o CREMERS aprova isso? Uma outra se diz "mãe e universitária". Poderia citar mais 30, 50 bobagens!!
--
A imensa maioria não tem a menor ideia do que faz um vereador.
Prometem lutar por causas que não lhe dizem respeito. Proposta que não são da competência de um edil.
"Vou ser a sua voz na Câmara", dizem, com "olhar inteligente".
E nem vou me referir àqueles completamente bizarros, que nem no antigo São Pedro teriam vaga.
--
Terminado o programa fiquei um bom tempo de boca aberta recapitulando o que vi.
Algumas constatações:
- Quando aparece um dirigente partidário e/ou o próprio candidato a prefeito sugerindo o voto naquelas coisas, isso significa que eles aprovam aquele espetáculo deprimente. Não?
- Será que qualquer maluco ou imbecil que seja filiado a um partido tem assegurada a sua candidatura?
Porque o "dirigente" partidário não precisa ser uma sumidade para ter a consciência de que aquilo não vai se eleger. Afinal, existe apenas um Tiririca. E em São Paulo.
- Nos partidos não existe mais uma comissão eleitoral para fazer uma depuração dos pretendentes? Ah, sim, essa comissão deve ter sido considerada antidemocrática, num Bananão que cada vez mais tem como regra o "laissez faire, laissez aller, laissez passer".
- Como é que a Justiça Eleitoral deixa essa bizarrice toda na TV??!! E liberado para as crianças assistirem!!
NÃO ERA O CASO DE APARECER UM AVISO ASSIM?

HORÁRIO ELEITORAL:
PROGRAMA NÃO RECOMENDADO
PARA MENORES DE 16 ANOS.
--
A Câmara de Porto Alegre tem 36 vereadores.
Estou na torcida de candidatos do PDT, PP, PPS, PMDB, PT, PSB e, de repente, de algum outro partido que não me lembro agora. Pessoas que sabem as atribuições de um vereador e que são capacitadas para o cargo.
Mas, infelizmente, não consigo encontrar 36 nomes.
Tá bem, o Pedro Ruas merece voltar. mesmo assim não consigo chegar nos 36.
Isso significa que vamos ter mais 4 anos sofríveis.
Claro que nem todos os capazes irão se eleger.
Uma pena.
Para nós e para Porto Alegre.

3 comentários:

  1. Prévidi. As lideranças partidárias muitas vezes têm que lidar com dois aspectos: a vaidade de algumas figurinhas e a transferência de votos. NO primeiro caso é aquela situação em que alguém diz pro cidadão que ele é "liderança" na sua comunidade ou segmento. O cara começa a se achar importante e a criar um grupelho ao seu redor. Esse cara chega nos caciques e dá uma de importante, que tem 500 votos, 700, e começa a pedir um monte de coisa, que tem força. às vezes a liderança pra se ver livre desse cara, acaba incentivando ainda mais o desmiolado, porque não quer ele de cabo eleitoral de jeito nenhum! MAs ele garante os 500 votos pra legenda e ajuda os figurões.
    No outro caso é a incapacidade de transferir os votos pros candidatos mais fortes. Ou seja, o cara não tem boca ou iniciativa pra recomendar o voto pro Cicrano. Aí deixa ele concorrer e, novamente, garantir os 250 votos dele na legenda. Depois a gente deixa ele inaugurar um galpão de CTG ou uma cancha de bocha...

    ResponderExcluir
  2. Pior que fiz o mesmo exercício no sábado. Programa de humor melhor não tem.

    ResponderExcluir
  3. As campanhas políticas das últimas eleições têm me deprimido - todas elas. Aqui no Imbé, nordeste do RS, o prefeito (PSDB) deve se reeleger (até por falta de oposição) baseado nos piores vícios da política: clientelismo(distribui cestas básicas para o povão das vilas), empreguismo (calculam por aqui que mais de 50% dos eleitores têm parentes empregados na prefeitura, onde não há meses e cadeiras para tantos funcionários) e o uso descarado do dinheiro público para beneficiar parentes, amigos e correligionários. Enquanto isso: o outrora charmoso balneário nunca esteve tão atirado. Não tem $$$ para pavimentar ruas, urbanizar, fazer ciclovias, conservar praças etc.

    ResponderExcluir