Vinhos e Afins - 23/10/2012


Bento Gonçalves recebe
o 2º Concurso de Sommeliers

O 2º Concurso Pan-americano de Sommeliers será no Hotel e Spa do Vinho Caudalie, no Vale dos Vinhedos, em Bento Gonçalves (RS). Vinte e quatro sommeliers de 12 países participam da competição, uma espécie de Copa América do Serviço de Vinho, promovida pela Associação Brasileira de Sommeliers (ABS), Associação Internacional de Sommeliers (ASI) e Instituto Brasileiro do Vinho (Ibravin). A semifinal entre os dois melhores sommeliers dos 12 países participantes – Argentina, Brasil, Canadá, Chile, Colômbia, Equador, Estados Unidos, México, Peru, República Dominicana, Uruguai e Venezuela – ocorre no dia 23. A final, com três competidores, aberta ao público, será no dia 24, às 17h, no Centro de Convenções do Spa do Vinho Caudalie, seguida de jantar de gala. O vencedor se classifica para o Concurso Mundial de Sommeliers, que ocorrerá em 2013 no Japão. “Vamos realizar este concurso no berço da vitivinicultura brasileira em um local elegante e refinado como merece a profissão de sommelier”, afirma Danio Braga, presidente da ABS.
Os dois representantes brasileiros serão Diego Arrebola, de Campinas, e Tiago Locatelli, do Varanda Grill, de São Paulo, respectivamente o 1º e o 2º colocados no 7º Concurso Brasileiro de Sommeliers, promovido e organizado pela ABS com representantes do Rio de Janeiro, São Paulo, Ceará, Brasília e Curitiba. O 1º Concurso Panamericano de Sommeliers, realizado há três anos, em Buenos Aires, teve uma mulher como vencedora: Elyse Lambert, do Canadá, que trabalha no XO Restaurante  do St James Hotel, em Montreal. Neste concurso, os dois brasileiros ficaram bem colocados, Guilherme Corrêa, da Decanter, ficou em terceiro lugar e Tiago Locatelli foi o quinto. O melhor sommelier do mundo, Gerard Basset, também estará presente no concurso.
Paralelamente ao concurso, a ABS e o Ibravin promovem, de segunda (22) a quarta (24), uma série de visitas técnicas pelas vinícolas da Serra Gaúcha. “Será uma boa oportunidade para os sommeliers das Américas conhecerem mais a produção vitivinícola brasileira”, afirma o gerente de Marketing do Ibravin, Diego Bertolini. A agenda prevê visitas na Aurora, Casa Valduga, Chandon, Dal Pizzol, Miolo e Salton, além de um mini Circuito Brasileiro de Degustação com a participação de 13 empresas (Casa Valduga, Courmayeur, Don Giovanni, Domno do Brasil, Don Laurindo, Dunamis, Geisse, Laurentia, Larentis, Lidio Carraro, Pizzato, Peterlongo e Valmarino).  

-----

Vinícola Campos de Cima sorteia
a última caixa de Ruby Cabernet 2008

O vinho transformado no carro-chefe das vendas da butique de vinhos Campos de Cima, o Ruby Cabernet, será sorteado entre os mais de 1.500 fãs da empresa no Facebook (facebook.com/camposdecima). A última caixa desta variedade singular elaborada com uvas da safra de 2008, que recebeu inúmeras indicações de revistas especializadas, em especial a Adega, será o prêmio dos internautas que compartilharem no Facebook o endereço da loja virtual da empresa (www.camposdecima.com.br). O sorteio virtual ocorrerá no dia 19 de novembro. “Presentearemos neste mês o público que acompanha a evolução de nosso trabalho e as novidades que apresentamos na internet com um vinho memorável, que chega agora ao seu último lote. Uma raridade”, destaca a proprietária da empresa, Hortência Ravache Brandão Ayub.
Em 2010, o rótulo recebeu elogios do jornalista e crítico de vinhos alemão Jürgen Mathäss. “Sem dúvida que é um vinho diferente, leve, frutado e bastante gastronômico”, comentou o alemão, em visita ao Brasil. E a editora da revista diVino, então editora de Vinhos do Brasil da revista Adega, Silvia Mascella Rosa, descreveu o Campos de Cima Ruby Cabernet como uma “ótima surpresa, que chegou de Itaqui, uma cidade que faz divisa com a Argentina, e trouxe a uva Ruby Cabernet de volta à cena”.
Diante do alto prestígio conquistado pelo Ruby Cabernet, a Campos de Cima teve a oportunidade de mostrar sua proposta ao mercado nacional: a elaboração de grandes vinhos a preços acessíveis. “Por essa razão decidimos reiniciar sua produção somente em uma safra comparável à de 2008”, esclarece Hortência. E, segundo a empresária, a colheita de 2012 alcançou esse patamar para originar o novo Campos de Cima Ruby Cabernet. “O novo rótulo dessa variedade será lançado em meados de 2013”, informa Hortência.
Outros rótulos
Os admiradores de bons vinhos ainda têm a oportunidade de saborear as demais estrelas da vinícola que possui vinhas em Maçambará e sede em Itaqui, cidades do mais novo terroir do Rio Grande do Sul – a Campanha Gaúcha –, como o Campos de Cima Espumante Brut, escolhido o terceiro melhor espumante do Brasil na Expovinis 2012 – 16º Salão Internacional do Vinho.
Elaborado com as uvas Chardonnay e Pinot Noir,  este espumante também recebeu medalhas de ouro do V Concurso Internacional de Vinhos do Brasil e do VII Concurso do Espumante Brasileiro, ambos organizados pela Associação Brasileira de Enologia (ABE). As premiações coroaram a reputação do espumante Brut da Campos de Cima por ele ter um visual perfeito, amarelo dourado brilhante, com excelente perlage, e ser produzido pelo método tradicional, o champenoise.
A Campos de Cima também elabora os vinhos tintos Primeiro Corte 2008 (com as uvas Merlot, Cabernet Sauvignon e Tannat), Cabernet Franc/Shiraz 2009, Merlot 2011 e o Tannat 2008, e o vinho branco Viognier 2009.
 -----

Encontro de Vinhos em Curitiba
terá rótulos da Domno do Brasil

A nova edição do Encontro de Vinhos ,que será realizada no próximo sábado (27 de outubro), em Curitiba (PR), no Hotel Bourbon, a partir das 14h, terá a presença de 20 expositores e centenas de vinhos do exterior e nacionais, entre eles os rótulos produzidos e importados pela Domno do Brasil. A empresa oferecerá ao público a degustação de seus espumantes das linhas Ponto Nero e Alto Vale e dos vinhos argentinos, chilenos, portugueses e franceses que traz ao Brasil.
O Encontro de vinhos ocorre da seguinte forma: quem chega ao local do evento pega uma taça e percorre as mesas onde os expositores estão apresentando seus vinhos, degustando o que quiser. Para quem está em busca de novos rótulos ou ter acesso a lançamentos do mercado nacional e internacional, esse tipo de experimentação é a ideal.  “A liberdade de conhecer novos rótulos é importante para estimular o paladar e reconhecer novos ícones de qualidade, principalmente entre as marcas comercializadas no Brasil”, observa Jones Valduga, diretor-administrativo da empresa.

Serviço:
Encontro de Vinhos Curitiba 2012
Período: Dia 27 de outubro (sábado), das 14h até as 22h
Local: Hotel Bourbon – Rua Cândido Lopes, 102
Fone: (41) 3221-4600
Convites: R$ 60,00 – vendidos no local



Nenhum comentário:

Postar um comentário