Quinta, 25 de abril de 2013 - parte 4

NOVIDADES NA RBS TV

Via Anik Susuki, Facebook:



Recém-chegado da NAB Show, o maior evento do mundo em mídia e entretenimento, que se encerrou no final de semana em Las Vegas (EUA), o diretor-geral de Televisão do Grupo RBS, Antonio Tigre, conta nesta entrevista o que viu por lá, como as tendências devem ser implantadas por aqui e o que já fazemos na RBS TV, afiliada da Rede Globo.
Tigre, 22 anos de RBS, onde começou como trainee e liderou as mais diversas áreas da empresa, seja à frente das operações de mídia, à gestão, atualmente também comanda o processo de digitalização da RBS TV, que inaugurou nesta quinta-feira, 18, o sistema em Santa Maria. Veja a seguir:

Grupo RBS - O que foi mostrado como tendência no NAB? O que vem por aí na área de TV?

Antonio Tigre – Se falou muito sobre qualidade do vídeo e mobilidade. O quanto o conteúdo de vídeo deve ser cada vez mais profissional e assistido em qualquer hora e lugar. Isso significa que os vídeos de televisão têm de chegar onde as pessoas estão e nos horários em que elas desejam, com qualidade. Pode ser na sala em monitores cada vez maiores ou fora de casa em aparelhos portáteis.
A convivência entre as mídias, inclusive com simultaneidade, também tende a aumentar e a ficar ainda mais rica. Outra tendência forte, e vedete da feira que está sendo trabalhada pela indústria, foram os conteúdos em 4k (Ultra-high Definition), que têm quatro vezes mais resolução do que a TV de alta definição (HD), ou seja, uma imagem ainda mais nítida suportando telas maiores e uma imersão por permitir ser assistida de muito perto sem a sensação de granulação na imagem.

Grupo RBS - A tendência de o consumidor exigir vídeos cada vez mais profissionais não é uma contradição com o fato de mais e mais pessoas comuns produzirem vídeos que são reproduzidos e compartilhados nas redes sociais e, em alguns casos, até na TV?

Antonio Tigre – Mesmo nos outros meios, o vídeo é predominante como formato para distribuir informação. Há uma febre de vídeos amadores, mas isso não exclui o fato de o público querer cada vez mais vídeos bem feitos. Um bom exemplo é que os trending topics nas redes sociais são, em geral, o que está acontecendo na TV aberta.
As pessoas querem dar a opinião e interagir em cima de um tema de domínio público e esse assunto, normalmente, de grande repercussão, é relacionado à televisão. É um ciclo virtuoso de relação com uma audiência cada vez mais ativa.

Grupo RBS - Quais são os desafios deste novo cenário televisivo?

Antonio Tigre - O grande desafio da TV aberta é continuar, como mídia de massa, atendendo cada vez mais a demandas individuais, que podem estar relacionadas ao tipo de tela, à mobilidade ou mesmo ao horário em que o público vai assistir à TV.
A mídia de massa tem a vantagem de ser socialmente inclusiva, que atinge milhões de pessoas, e que proporciona, por meio de um programa, de uma novela ou de um telejornal, a transformação do próprio conteúdo em assunto.
Ela tem esse contorno, de escala, é uma âncora social e de conhecimento. Assim, o desafio é conseguir atender cada vez mais individualmente as pessoas, sem nunca deixar de poder atingir a todos. Também, as pessoas querem interfaces amigáveis, transparentes, e não querem saber se estão num canal por assinatura, na internet, ou na TV aberta.

Grupo RBS - Quais dessas novidades o público da RBS TV já pode ter acesso?

Antonio Tigre - A RBS TV está no caminho do que a gente viu na feira, investindo em mobilidade e digitalização. Temos uma grande vantagem no Brasil, pois o modelo brasileiro de TV digital é gratuito também para a mobilidade. Hoje, em alguns celulares e em pequenos aparelhos de TV portáteis, você pode assistir a RBS TV, com imagem de alta definição, sem pagar pela conexão.
Não precisa estar conectado na internet banda larga ou mesmo assinar um plano de TV a cabo ou satélite. Com o investimento na transmissão digital que estamos fazendo no RS e SC, ganhamos flexibilidade para colocar o conteúdo em outras plataformas de distribuição. Hoje são atendidos pelo sinal digital os canais da RBS TV de Porto Alegre, Litoral Norte do RS e as regiões de Passo Fundo, Caxias do Sul, Florianópolis e Joinville.
Nos próximos dias, vamos oferecer a vantagem também para as comunidades de Santa Maria, a partir desta quinta, dia 18, e Blumenau (25/4), instalando toda a infraestrutura necessária nessas cidades e completando sete geradoras. Antes da Copa do Mundo, todas as 18 geradoras da RBS TV e todos os municípios com mais de 50 mil habitantes no Rio Grande do Sul e em Santa Catarina serão atendidos com o sinal digital. Ao longo dos últimos cinco anos, investimentos R$ 50 milhões no processo de digitalização, que proporciona mais qualidade de som e imagem, mobilidade e interatividade para todo o nosso público.



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