Segunda, 6 de maio de 2013 - parte 3

O BLOG DO LITORAL NORTE RS

Antes, dá uma lida no post do jornalista Clóvis Heberle (http://clovisheberle.blogspot.com.br/):

O SEU JÚLIO, DO PALATO


Almoçar ou jantar no restaurante Palato e encontrar o seu Júlio era sempre um prazer a mais. Este uruguaianense sorridente e de fala mansa chegou a Tramandaí em 1980 e instalou um restaurante na então barlândia da avenida Emancipação. Com atenção permanente a todos os detalhes e o apoio de uma equipe dedicada e competente de garçons e cozinheiras, Júlio Benchimol logo se destacou dos concorrentes.
Há cinco anos, o Palato mudou de lado do rio Tramandaí. Passou a funcionar no Imbé, em prédio próprio, logo após a ponte, num ambiente moderno, agradável, com uma bonita vista para a lagoa. Quem se encarregou de tudo foi Valdir Cavalheiro, antigo garçom promovido a gerente. Nos últimos anos, por causa da doença de Alzheimer, o seu Júlio achou melhor delegar a ele a administração da empresa.
Com o tempo, Valdir começou a cuidar também do patrão. Como o seu estado de saúde se agravava, internou-o numa geriatria, onde o visitava a cada poucos dias, e depois na casa de uma família, para ter mais conforto. De vez em quando levava-o  para desfrutar algumas horas no Palato, entre os clientes, como tanto gostava. Mas ele já estava bem debilitado.
Júlio Benchimol faleceu no dia 27 de abril de 2013, um sábado, aos 81 anos. A herdeira vai vender o prédio, mas pretende continuar com o restaurante, mantendo a equipe liderada pelo gerente Valdir. Tomara que dê certo. O Imbé e Tramandaí não podem perder o seu melhor restaurante.
E a memória do seu Júlio merece.



--
Fora o noticiário nos meses de verão, o Litoral Norte gaúcho não existe para os tradicionais meios de comunicação. Ah, sim, noticiam alguma coisa - prisão de traficantes, assaltos, mortes e nada mais.
Quando falam da previsão do tempo, no rádio e TV, o Litoral Norte não existe!!
Mas adoram "explicar" o tempo em municípios inexpressivos, especialmente das fronteiras e do Norte.
--
Acredito que todos merecem ter um espaço com todo tipo de informação da região. Como essa aí de cima, contada pelo Clóvis Heberle. Ou então aquele absurdo que foi a demolição de parte da SAT - Sociedade Amigos de Tramandaí, e que foi noticiado no previdi.com.br.
E, claro, informações sobre novos investimentos, que irão beneficiar os municípios do litoral.
Todo tipo de notícia. Para moradores, proprietários de imóveis, todos os interessados na região.
Com espaços específicos para "crônicas praianas", com convidados brilhantes!!
--
Ah, sim, vamos estar de olho nas Prefeituras!! E nas Câmaras de Vereadores!!
--
Bom, por enquanto é isso.
Aguardem, agora em maio vamos estar no ar com o novo espaço.
O Blog do Litoral Norte RS.

3 comentários:

  1. Lembro de muitas vezes ir ao Palato quando eu era criança. Era muito bom. A sucursal da RBS ficava no Hotel Beira-Mar, exatas duas quadras dali.

    Atualmente, lá na Emancipação, no antigo lugar, o novo restaurante se chama Bavária e não pretendo voltar nunca mais. Em 2010 estive lá e além do péssimo atendimento, o garçom destacou que não cobravam 10%. Porém, quando fui pagar, percebi na nota que tinham acrescentado duas garrafas de água mineral que não havíamos pedido e que tinha dado certinho o valor dos 10%. Complicado.

    ResponderExcluir
  2. Ainda bem que o Clóvis nos reporta essa notícia. Não sabia e fiquei mega emocionada ao saber que o 'Seu Palato' partiu. Taí uma doença das brabas: Alzheimer.

    E que pena mesmo que a 'grande imprensa' esquece do litoral gaúcho entre março e dezembro. Estou sempre atenta às questões que envolvem os animais e sei, por exemplo, de pessoas que lutam o ano inteiro, nas praias (mais Osório e Santo Antonio da Patrulha), trabalhando no resgate e cuidados daqueles bichinhos que os veranistas 'esquecem' na praia ao final da temporada. Pessoas que, felizmente, agora tem as redes socias para divulgar suas ações e demandas. Mas que poderiam fazer muito mais se a imprensa desse mais atenção.

    Abraço!

    Adriana

    ResponderExcluir
  3. Aplaudo a ação de criar um blog com noticias diversas sobre o litoral, pois sou veranista, mas frequento o ano todo Xangri-Lá, e necessitamos de um canal que divulgue as coisas do litoral. Temos um blog "Praia de Xangri-Lá", que procura mostrar os desvaneios dos administradores. Parabésn ganharam mais um leitor.
    Jorge Bender

    ResponderExcluir