Fim de Semana do Prévidi - 22-23/6/2013

FINALMENTE, O SINDICATO
DOS JORNALISTAS SE MANIFESTA!!

O Jornalismo e os jornalistas não podem ser o alvo
O Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Rio Grande do Sul e a Federação Nacional dos Jornalistas (Fenaj) repudiam a violência e, em especial, as ameaças ao Jornalismo e aos jornalistas durante manifestações públicas em Porto Alegre. Ao mesmo tempo que condenam a violência policial, as entidades denunciam as coações e intimidações sofridas pelos profissionais desde o início do movimento e reiteram que essas ações não podem ser toleradas em um Estado democrático de direito.

As entidades reconhecem legítimas as manifestações públicas sobre reivindicações pessoais ou de grupos, mas não podem compactuar com ameaças de invasão a prédios públicos ou privados. O jornalista está no seu direito fundamental de apurar os fatos e reportá-los ao conjunto da sociedade, e está trabalhando para que os cidadãos possam exercer o direito à informação e, por isso, merece o respeito de toda a sociedade.

Identificar o profissional jor nalista com as empresas de Comunicação é um erro primário que não deve ser cometido por nenhum segmento da sociedade civil organizada. O jornalista está em permanente batalha pela diversidade de fontes e pelo contraditório, na busca da qualidade da informação e da verdade dos fatos. Nesta batalha, muitas vezes é vítima de seu patrão, mas não abre mão dos princípios técnicos, teóricos e éticos de sua profissão.

A sociedade deve, sim, ir para as ruas com pautas que possam mudar esse sistema, primando em especial pelo fim do monopólio das empresas de Comunicação, mas para isso não pode ameaçar, mesmo veladamente, a integridade física dos profissionais que nelas trabalham. Com isso, o Sindicato dos Jornalistas Profissionais do RS e a Fenaj, que lutam por um novo Marco Regulatório nas Comunicações, querem a garantia e o respeito ao trabalho de todos os profissionais, que no seu dia a dia vão em busca da melhor informação, no sentido de atender os anseios de toda a sociedade.

Porto Alegre, 21 de junho de 2013

* Diretoria do Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Rio Grande do Sul e diretoria da Federação Nacional dos Jornalistas

Nenhum comentário:

Postar um comentário