Bom Dia!! Quarta, 17 de julho de 2013

A INUTILIDADE
DAS CÂMARAS DE VEREADORES



Ontem, encontrei um querido amigo que é vereador em uma cidade média no interior.
Fazia tempo que não o via.
Depois de alguns minutos, ele pergunta:
- E essa esculhambação na Câmara?
Falei o óbvio:
- Deixaram e eles tomaram conta.
- Sentaram no chão para conversar com a gurizada.
- Isso, deram confiança para quem se acha o dono da verdade. Sobem em árvores, depredam a Prefeitura, agora, invadem a Câmara. As polícias não tão nem aí.
- Olha, uma verdade te digo: vereador não tem muito o que fazer.
- Na verdade não faz nada relevante.
- É, isso.Tenho que reconhecer que muito pouco se faz.Se consegue mais pela proximidade com o prefeito.
--
Há tempo que bato na mesma tecla.
O vereador não tem função - essa é a verdade, por força constitucional.
Não tem o que fazer. Ficam lá, dando nomes a ruas e a homenagear pessoas ilustres. Vez que outra um projeto relevante, enviado pelo prefeito.
As brechas pára apresentação de projetos que beneficiem a cidade são mínimas.
Há pouco, uma vereadora apresentou um projeto proibindo a comercialização e uso de fogos de artifício na cidade. Bah, não teve que não apoiou.
Pois bem, logo depois os vereadores de Porto Alegre aprovaram um projeto que proibia o uso de fogos de artifício em locais fechados!!! Pô, isso é o óbvio depois da tragédia de Santa Maria!! O que todo mundo quer é o fim desse inferno que são os fogos de artifício!!
--
Refiro-me a inutilidade das câmaras de vereadores.
Porque existem vereadores brilhantes. Aqui em Porto Alegre são vários que admiro. Vários.
De qualquer forma, é triste o que está acontecendo em Porto Alegre.
Muito triste.
Leia o que escreveu para amigos o vereador Guilherme Socias Villela, ex-prefeito de Porto Alegre e ex-deputado estadual:
Viajo a partir de quinta-feira - afinal, tinha programado um descanso para a segunda quinzena de julho, por ocasião do recesso parlamentar. 
Além disso, não tenho nem mesmo como ir para o meu gabinete de trabalho na Câmara Municipal. 
(Lá só deixam entrar vereadores do PT e do Psol.)
O ambiente por lá é triste.
Um rebotalho humano lidera manifestações contra a democracia. Lá a imprensa está proibida de entrar. O presidente da Casa foi agredido. Fotografia do Prefeito (quando vereador) é alvo de dardos. (Num crucifixo colocaram, desrespeitosamente,  um aviso: “Jesus é gay”!).
Covardemente usam crianças como escudo humano – provavelmente à espera que uma eventual intervenção policial possa fazer alguma vítima – como sempre, um desejável mártir para, no caso, uma causa anárquica e irresponsável.
Na sexta-feira passada meu carro particular (não tenho carro oficial) somente não foi depredado porque, por engano, eu o colocara, no box destinado ao carro de um colega do PT!
Sinto-me triste e decepcionado. Sequer posso exercer meu mandato, mesmo tendo sido um dos vereadores mais votados da Capital no último pleito eleitoral – o primeiro da coligação de partidos que elegeram o atual Prefeito. 
Sim, é triste! Sinto-me exilado na minha Cidade.
 --
Pra encerrar:
Aprecie este vídeo de uma matéria da Band TV.
Destaque para uma invasora da Câmara, com a cara tapada e cantando um negócio que não dá para entender direito.. Ah, sim, mostra também a "invasora" entrando num Audi.
http://www.cwaclipping.net/sistema/newsletter/visualizar/materia.php?security=1106e8f95513.634017.2111303

2 comentários:

  1. A Polícia Judiciária por certo irá instaurar inquérito para apurar responsabilidades nos fatos absurdo que ocorrem na Câmara Municipal de nossa capital. Nada mais cabe à mesma. Já o cumprimento da determinação judicial de desocupação deverá feita pela outra polícia,pois sua atribuição.
    Lamentável foi o fato de uma Magistrada haver cassado a liminar que MANDAVA desocupar as instalações da Câmara Municipal. E penso que mais absurda ainda essa AUDIÊNCIA DE CONCILIAÇÃO ENTRE O LEGISLATIVO e esse bando de filhinhos de papai que por não terem o que fazer, estão brincado de serem "revolucionário". Gostaria que a ordem judicial inicial tivesse sido cumprida e esse bando levado uma boa surra, coisa que os papais penso jamais fizeram.

    ResponderExcluir
  2. Discordo do título, pois Câmaras Municipais são necessárias à fiscalização do que faz o Poder Executivo Municipal. Essa verdadeiramente é a principal finalidade do Poder Legislativo <Municipal. Ocorre que especialmente nas pequenas cidades onde mais necessária tal fiscalização há vereadores que até dificuldade de ler enfrentam. Aqui em Xangri-Lá na legislatura passada um Presidente do Poder disse-me durante uma sessão que eu estava desautorizado a fotografar. Foi à gota d’água e dei a eles uma resposta devastadora. No blog postei que o Regimento Interno era DESCUMPRIDO, pois por terem eles ou dificuldade de visão ou dificuldade em entender as letrinhas depois de misturadas haviam contratado um radialista como assessor de imprensa que acredito jamais haja emitido em oito anos um único “release” aos meios de comunicação da região. Eles “competentes” que eram por Resolução mudaram o Regimento Interno possibilitando a presença de um estranho à Mesa Diretora. Como sou um folgado por natureza postei no blog eu a partir de então tínhamos os nove vereadores eleitos e um décimo, este “ad hoc”.
    Só teremos vereadores qualificados em pequenas cidades que são maioria no país quando acabarem com subsídios absurdos como temos aqui. Vereador ganha R$ 5.550,00 e o Presidente R$ 7.900,00 fazendo assim com que se tornem profissionais em ganhar eleições. Se o subsídio cair para um salário mínimo eles correm abrindo assim espaço às pessoas (são muitas) realmente qualificadas e que não precisam de um emprego, servindo efetivamente a cidade.

    ResponderExcluir