Bom Dia!! Quarta, 31 de julho de 2013

A IDIOTIZAÇÃO DO JORNALISMO




Ainda não tinha entrado na página - eles dizem "portal" - do Rio Grande do Sul no G1. De cara vi um "suspeito" que havia fugido da polícia. Aí encontrei uma página exclusiva de Porto Alegre. A primeira notícia  era de Erechim. E TODAS as demais tinham, nos títulos, "Porto Alegre" ou "RS".
Evidente que dei uma gozada, num post específico:
Terça, 30 de julho de 2013 - parte 3
AULA DE JORNALISMO!!
NO G1 - RIO GRANDE DO SUL - PORTO ALEGRE
--
Não demorou muito e um bostinha anônimo fez um comentário:
Os títulos têm relação com feed automático, publicação de conteúdo em redes sociais e na lista de notícias do g1 nacional. Mas tu é muito ultrapassado pra entender essas coisas. 
--
Não ia perder uma joia dessas!!
Abri novo post com o comentário do babaquinha high-tech. E também comentei:
Olha, babaquara, eu tô me lixando pro feed, pra publicação de "conteúdo" em redes sociais ou na "lista de notícias".
Refiro-me a jornalismo.
Penso no infeliz, que entra num "portal" que se diz do Rio Grande do Sul - Porto Alegre e é obrigado a ler esta quantidade absurda de "RS", em todas as "informações".
Ah!!!, só se isso que vocês fazem não é jornalismo!!
Certo!!!, é "conteúdo em redes sociais"!!!
Quer saber?
Vai chupar um carpim sujo com o feed automático!!
--
Por que todo mundo comenta a imensa quantidade de bobagens em "portais", de uma grande empresa de comunicação, que emprega centenas de "jornalistas"?
Não sei se é simples, mas deve começar assim: o cara passou a adolescência jogando videogame, jamais pegou num livro, nada de útil. Só videogame e masturbação.
Cresce e continua com a mesma vidinha, como o imbecil da ilustração lá de cima. Só que aí ele entrou na Faculdade de Jornalismo. Se interessa por Internet, tal e coisa, porque, caso contrário, não consegue estágio em nenhum lugar.
Ele sabe tudo como qualquer babaquinha high-tech. Mas, na real, não sabe nada. Mal sabe escrever o nome.
Aí o cara te dá uma resposta como aquela do anônimo. Cheio de salamaleques e me "ofendendo" com um "ultrapassado".
Hahahahaha!!!!
--
Aliás, esse guri que ilustra o post não poderia trabalhar no G1 ou na RBS?
--
Ontem à noite recebo um comentário perfeito, por email:
FEED AUTOMÁTICO
Pra começo de conversa, "feed automático é o carpano!" Para os jornalistas, não há quem não conheça o estranho habitante das velhas e saudáveis redações e o seu irmão - o Carpano, e o Carpel. Os dois pegavam estagiários que não obedeciam os chefes.
Hoje é o contrário: o feed automático, de tão automático, forma os idiotas que escrevem essas merdas de "entrou em óbito", "risco de morte" , "o suspeito confessou". É automatização dos imbecis e, por isso mesmo, eles são tão ativos.
O jornalista Sérgio Porto tinha um personagem, Stanislaw Ponte Preta, que lembrava sempre sobre essas figuras e os definia muito bem: "Imbecil não tem tédio".
Eles são os otimistas do new journalism.
Lembras da história do pessimista e do otimista visitando o nordeste brasileiro numa seca terrível? O pessimista disse que os nordestinos estavam passando fome. O otimista disse que os nordestinos estavam comendo merda.
O feed automático é isso aí: estão escrevendo merda pensando que produzem informação. Mas tudo com muito otimismo pelas plataformas sociais. Plataforma social, na real, é a plataforma de pesca de Cidreira, onde todos são iguais perante os papa-terras.
--
E o Éverton Rigatti escreveu:
O pior é que esse ser deselegante deve ter diploma de jornalista. Nunca leu um livro na vida e acha que sabe tudo. Até um chipanzé treinado consegue fazer um "jornalismo" desse nível.
--
Hahahahahahaha!!!!!
Dou risada, mas a idiotização do jornalismo é muito triste.

2 comentários:

  1. Bem por ai. Acrescento que os "babaquaras high-tech" sempre responderão com alguma agressividade ou ironia barata, sempre menosprezando o outro, por se sentirem superiores aos demais...afinal "sabem pilotar um mouse"...hehehe

    ResponderExcluir
  2. Sou parceiro nessa, digamos assim, tua briga com esse bando de idiotas que pensam saber tudo quando na verdade não semi-alfabetizados.

    Faz poucos minutos visitei como costumo fazer o jornal Diário Catarinense assim como visito outros tantos e ali encontrei mais uma chamada para uma notícia, chamada escrita certamente por um desses tantos idiotas que tem um diploma tão ou mais frio do que bunda de pinguim.

    “Trânsito violento
    Ciclista morre atropelado por moto em Jaraguá”



    Bicicleta ainda que tracionada por quem a tripula está entre os veículos de “tração animal”. Sendo assim é um veículo e não pode ser atropelado. No caso houve na verdade uma COLISÃO.
    Já antecipo a resposta desse teu “admirador” que certamente dirá: qual a diferença se o “cara” morreu mesmo. Geniais eles são. Finalizo sugerindo que seja criado por nós um Prêmio Anual para esse tipo de leitor que pode ser um belo FARDO DE ALFAFA.

    ResponderExcluir