Bom Dia!! Segunda, 29 de julho de 2013

RAÇÃO PARA CÃES E GATOS?
BAH, FIQUE COM OS DOIS PÉS ATRÁS!!!

Já tive criação de canarinho belga, uma gata chamada Careta - que nos acompanhou quando nos mudamos para o Rio e alguns cães - Pinta, Nala, Frida e, agora, a Gabriela, ex-das ruas de Oeisis International. Todas tiveram uma vida muito boa, mas a Gabi é a mais paparicada. Hoje é a dona do campinho, mas não sabia subir escadas, jamais tinha entrado num carro, morria de medo do movimento das ruas e avenidas e ficava desconfiada de tudo que dávamos para ela comer.
Gostei mesmo quando ela não dava muita pelota para ração.
Comia um pouquinho só quando estava com fome, mesmo que variássemos a marca.
Agora, não, come ração duas vezes ao dia. E pouca.
Almoça e janta uma comida especial: polenta com legumes e carne. Óbvio que sem sal. Come, não, devora. Gosta também de miolo de pão francês.
Na real fazemos todas as vontades dela - só não ganha chocolate. Afinal, desde que nasceu, sempre no sufoco. Sabem que estes cachorros abandonados comem até cocô de cavalo? Logo que a Gabriela foi morar conosco em Oeisis, ia passear com a gente, de guia, e não podia ver cocô de cavalo que ficava desesperada. Aí esqueceu quando viu que tem coisas melhores. Ha!!
--
Desconfio muito dessas rações. Não se tem a menor ideia do que são feitas.
O Fantástico, que vive fazendo testes, até com a qualidade do papel higiênico, poderia fazer uma pesquisa com as 10 mais vendidas rações no Brasil, não?
--
Leia esta depoimento,  é impressionante.

SOBRE RAÇÃO PARA CÃES

Mariana Volker, no http://www.estouaquinolitoral.com.br/

Oi pessoal! Vim aqui deixar um relato, um conselho pra quem tem bichos de estimação (ou não!).

Muitos de vocês sabem que tenho uma cachorra, a Lory. Uma pastora de shetland de 6 anos. O que poucos sabem é que em abril desse ano descobri que ela estava com câncer. Um dos piores: mastocitoma grau III, com alto índice metastático. De abril até junho foram 3 cirurgias no total, onde ela retirou mais de 8 tumores, e começou a quimioterapia (vimblastina, lomustina e prednisolona). Mesmo com a medicação e cirurgias, os tumores não paravam de aparecer e crescer numa velocidade assustadora. Boca, olho, pescoço, barriga, tórax e até nas genitais. Raspamos todo o pelo para ficar de olho, trocamos o medicamento mas também não funcionou. No começo de julho eu estava devastada. Ela estava devastada. Toda encaroçada e começando a ficar prostrada, desanimando. No dia 8 de julho, após leva-la à veterinária e constatar que não havia mais o que fazer, eu estava preparada para o pior.

Foi quando tive uma luz: ao voltar pra casa decidi que não daria mais ração pra Lory (ela já comeu de várias marcas e tipos, mas recentemente estava comendo Golden Formula). A partir dai comecei a dar apenas comida natural: legumes, hortaliças, frutas, castanhas, carne branca, ovos, carne vermelha e arroz. Fazia um panelão com tudo e batia no liquidificador, pois ela estava com um tumor tão grande na boca que feria o tempo todo, então comer qualquer coisa sólida estava machucando.

É ai que entra o motivo do meu relato: em uma semana vi minha cachorra mudar. A cada dia que passava os tumores iam murchando, secando, desaparecendo. Até os purulentos secaram por completo (alguns mastocitomas soltam “mastócitos” e cheiram bem mal, ficam tipo uma ferida com pus). Pra minha surpresa fui vendo ela melhorar e a doença regredir dia após dia. E olha que de lá até hoje foram apenas 17 dias. Não sei se é um milagre, se a ração estava intoxicando minha cachorra, mas isso tudo me fez parar pra pensar sobre a alimentação que damos para os nossos bichos...

Se para nós, humanos, viver uma vida à base de comida processada pode ser mortal – e é, sabemos que aumenta consideravelmente o risco de câncer e doenças cardíacas – imagine então para os nossos bichos? Hoje, posso dizer que estou mudando meu pensamento, pesquisando sobre alimentação natural para cães e com vontade de passar isso à diante, já que estou vendo com meus próprios olhos uma mudança radical na minha cachorra.

Então aqui fica meu conselho: você que tem cachorro, gato... comece a prestar mais atenção na comida que você está dando a ele, nos tipos de doenças que seus bichos apresentam e como, talvez, uma mudança na alimentação pode transformar tudo. Eu tive a grande sorte de cortar a ração por intuição, instinto, não sei, mas fico imaginando quantos bichos não tiveram essa sorte e quantos ainda poderemos ajudar...
Ai vai uma foto que fala por si só.


Um comentário:

  1. Muito, muito bom esse alerta, Prévidi!

    Tem um site muito bom, o Cachorro Verde, que dá dicas ótimas de alimentação natural para cães e gatos. Sempre acesso o site se tenho dúvidas. O Joãozinho, cachorro que adotamos do meio do lixo pesando menos de oito quilos, no final de janeiro, já está com 15 quilos, e adoooooora uma frutinha, especialmente maçã e pera (não se deve deixar que comam as sementes!), além de cenoura.. O site é www.cachorroverde.com.br.

    Ah! E aqui, pra dar uma espiadinha, Joãozinho atracado numa cenoura:

    https://www.facebook.com/photo.php?fbid=10201589557846247&set=a.4241769167945.2176511.1397058760&type=3&theater

    ResponderExcluir