Bom Dia!! Sexta, 12 de julho de 2013

HOJE É DIA DE PIZZA!!

Na quarta passada, dia 10, foi o Dia da Pizza. Tudo bem.
Mas na minha casa é toda sexta. Dia de pizza. Há décadas. No jantar, é claro.
--
Minha "relação" com a iguaria é antiga.
Começou quando tinha, sei lá, 7, 8 anos. Era um ritual buscarmos uma de mozarela num restaurante do Largo do Machado, no Rio. No colégio em que estudava, o Franco-Brasileiro, tinha muito estrangeiro. E a minha mãe sempre tinha as receitas das italianas, que fazia em casa. Quando íamos a São Paulo, era obrigação bater ponto na Pizzaria do Papai, na Praça da Sé - tinha uma com azeitonas que era imbatível.
Quando viemos morar em Porto Alegre, descobrimos uma maravilhosa, num pequeno restaurante que tinha na avenida João Pessoa, perto da Olavo Bilac. Chamava-se Candelabro o dito.
Aí apareceu nos supermercados umas "bolachas" chamadas Pré-Pizza. Bah, aí se fazia em casa do jeito que se queria. Era uma festa toda sexta!!
Mas jamais deixamos de procurar novidades. Tinha uma no Bar do João, ali na avenida Venâncio Aires, que era maravilhosa.
--
No Rio e São Paulo sempre gostei daquelas fatias que são vendidas nos botecos. São simples, mas ótimas. Até hoje quando vou para lá sempre estou a procura - hoje não existem tantos botecos assim. Aí surgiram as redes de pizzarias, boas, mas nada de extraordinário.
--
Em 85 voltei a morar em Porto Alegre. Fiquei num apart-hotel, na rua Fernando Machado, no Centro. Um dia, chegando do trabalho, vi uma lojinha na esquina da avenida Borges de Medeiros, com um grande letreiro: Super Pizza. Entrei e me apaixonei pelo que vi. Os sabores tradicionais, mas um aroma dos deuses. Levei uma, com quatro coberturas, de um tamanho descomunal. Excelente.
Até o fechamento - a Super Pizza cresceu muito e tinha várias lojas - éramos clientes fieis. A minha predileta era a Portuguesa. Éramos tão fanáticos que nas sextas, antes de rumar para a praia, levávamos um exemplar.
--
Começamos a procurar uma substituta, mas, parece mentira, até hoje não consegui encontrar. E, olha, confiro toda sugestão, até desses folhetos de propaganda. Uma vez, uma revista nacional elegeu a melhor pizzaria de Porto Alegre. Na sexta seguinte, pedi duas. Caríssimas. Quando fui atender o entregador, ele me disse:
- O senhor me desculpe, mas pagou uma grana por uma pizza que é uma merda.
--
Pois bem, na quarta passada a Folha de S. Paulo apresentou as 10 melhores pizzarias da capital paulista. Tive a felicidade de conhecer duas: a Bráz e a Camelo.
Sem palavras.
Olha essa tradicional de mozarela, da Bráz:


--
A relação da FSP é perfeita.
Confira no http://guia.folha.uol.com.br/restaurantes/2013/07/1307434-no-dia-da-pizza-veja-10-locais-que-vendem-boas-massas.shtml
--
Como disse, continuo na busca incessante pela pizza perfeita em Porto Alegre.
Difícil tarefa, porque quanto mais surgem novas lojas a situação fica pior. Sei lá o motivo, mas a qualidade cai a cada ano.
Ah, sim, não gosto de rodízio, porque pizza de verdade não tem que ser inventada. Fazem até de churrasco!! De strogonofe! Arghh!!
Tá certo, dou o braço a torcer para alguns sabores de A Braziliana, sempre recomendada pela minha amiga Nelci Guadagnin. Fica na Cidade Baixa, na rua José do Patrocínio. Tem uma alho e óleo que é supimpa.
Olha uma das opções:


--
Nesta sexta, aceito sugestões.
URGENTE!!

7 comentários:

  1. Previdi, vou lhe sugerir esta:
    http://www.saborepizzas.com.br

    abraços
    Márcio Abreu

    ResponderExcluir
  2. Meu caro Prévidi a minha sugestão, apesar do nome BACALHAU DA MEIOTA, tem a pizza em grande destaque.
    Abraço Léo
    http://www.olivronanuvem.com.br/site/bacalhau.html

    ResponderExcluir
  3. Bah! Que covardia a comparação da foto da pizza de SP e a daqui...hahaha...não tem nem graça! Até onde sei a melhor pizza do mundo (supera até a Itália) é da capital paulista. Saudações, Breno.

    ResponderExcluir
  4. L'Antica Pietra. É de forno a lenha. Uma delícia. Mas parece que só dá pra pagar em dinheiro.

    ResponderExcluir
  5. Sou "viúvo" da Super Pizza, até hoje me deprime quando passo ali pela esquina da Venâncio Aires com Osvaldo Aranha e me aproximo do prédio onde ela ficava.

    Das pizzarias onde consumo atualmente, gosto da Bella Nunzia, que peço pela tele-entrega e é muito boa. A Cia. das Pizzas sempre foi outra das minhas prediletas, mas anda cara demais. Para algo rápido e sem tanta exigência, tem uma banca chamada Crisps Lanches, ali na Bento Gonçalves, que é legal. E quarta-feira aproveitei um encarte de pizzas que veio na Zero Hora e fui na Pizza do Pão, na Irmão José Otão. Pizza deliciosa, que paguei com o cupom de desconto vindo no jornal (risos) e que ainda me rendeu reencontrar por total acaso uma linda moça que eu não via há mais de dois anos.

    ResponderExcluir
  6. Previdi
    A melhor de POA, sem sombra de dúvidas é a Pizzaria Bianca (fica na Plínio, aceitam cartões na tele)
    http://www.biancapizzaria.com.br
    VAi sem medo!

    ResponderExcluir
  7. A tua citação ao bar candelabro na joão pessoa me faz lembrar outro lugares.Em frente,do outri lado da joão pessoa,tinha o bar do Tulio Piva(acho que o nome era sandália de prata)Quem se apresentava era o próprio Tulio e uma cantora chamada Eneida Martins(música ao vivo da boa).Ao lado do candelabro tinha o fontana di trevi,que era mais pro pessoal dançar.Acho que o dono era o mesmo do candelabro.Mascomo tu falou no bar joão na venâncio aires sou obrigado a falar no professor Baraldo que gerenciou aquele lugar durante muito tempo.Grande e saudoso Baraldo que dava espaço naquele pequeno lugar para músicos como o Canela com sua gaita maravilhosa e um organista de nome Waldir que cantava músicas maravillhosas.Bons tempos.Voltando ao tema principal e atentendo ao teu pedido,recomendoa pizza na panela do pedrine da venâncio.Imperdível.Celso Bueno.

    ResponderExcluir