Quarta, 10 de julho de 2013

PAULO PAGODINHO INCORPORA
TELMO THOMPSON FLORES!!!! - 2

Escreve o Gilberto Grigolletto Maboni:
Thompson Flores foi o prefeito que destruiu o centro de Porto Alegre. Demoliu o prédio da Rede Ferroviária (estilo neoclássico, semelhantes das estações da Europa) e deu o golpe fatal nos bondes.
Tudo em nome do"progresso" (sic).
Ah, mas construiu o túnel da Conceição. Sim e daí?
Um engenheiro, sem oposição praticamente, com apoio dos militares, o dinheiro jorrando na época, alguma coisa de útil teria que fazer. E eu sei do que falo; tendo em vista que morei 49 anos na Alberto Bins, centro de Porto Alegre, na esquina com a Conceição.
Vi demolirem os armazéns, furarem a Conceição com dinamite e, posteriormente, estava na sacada do meu prédio (antigo Aspecir) vendo a inauguração.
Também peguei muito bonde (pasmem srs.- oque era comodiade) até o abrigo. Eu passeava, quando garoto, com meus pais à noite, no centro, com total segurança.
Lamentavelmente eu vi destruírem o centro da cidade. O que é, ou como ficou, o nosso calçadão. Sujo, fedendo, com piso escorregadio e de mau gosto (além de quebrado), entre outros problemas.
E depois querem receber o turista durante a Copa. Que lástima e que vergonha.
E os administradores da cidade (não me refiro apenas a última gestão, mas todos) juntamente com os vereadores, o que fazem?
É de chorar de tristeza com a falta de vontade de nossos homens públicos com relação à Porto Alegre.

3 comentários:

  1. Gilberto, gostei muito do teu desabafo. E acrescentaria, para o currículo nefasto de TTF, a construção do Muro da Mauá. Sempre lembrando que depois de tudo isso ele foi morar em Florianópolis.
    Clovis

    ResponderExcluir
  2. Um detalhe pouco lembrado na história da cidade: para a construção do túnel e elevadas da Conceição foi demolido todo o casario pertencente à Santa Casa localizado na rua Sarmento Leite, entre a Independência e a Osvaldo Aranha.
    Só em 2008, com a criação do Centro Histórico-Cultural da Santa Casa, foi recuperada a história daquele conjunto arquitetônico. Paixão Cortes estava entre os antigos moradores que deram depoimentos sobre a importância daqueles prédios. Foi lá que o folclorista posou para o escultor Antônio Caringi, autor da estátua do Laçador. Na casa de Paixão se reuniam os jovens que fundaram o Movimento Tradicionalista Gaúcho.
    Clovis Heberle

    ResponderExcluir
  3. Meu caríssimo e fraterno amigo Maboni,
    No mundo inteiro aconteceram transformações para melhor nas cidades, e ninguém teve as reações que o povo gaúcho tem tido ao longo do tempo.O reacionarismo gaúcho e portoalegrense tanto de esquerda,principalmente, quanto de direita, tem pautado as opiniões públicas, e é por isso que estamos neste passo de tartaruga para o desenvolvimento urbano e social. Preferias que continuássemos como nos anos 50, sem opções para o transito, e para o deslocamento urbano nesta cidade "mui leal e valorosa" de loucos e mal educados? Precisamos de muito mais obras e reformas para melhorar esta cidade, antes que o caos definitivo se instale por aqui.

    ResponderExcluir