Segunda, 29 de julho de 2013 - parte 4

O CAOS NA ULBRA TV!!

A palavra de um dos profissionais
que colocou a Ulbra TV no ar!!

Quem lhe escreve é Eduardo Nascimento.
Fui eu que, junto com Mário Pool e Leonel Crespo em 90 dias, do nada, colocamos a Ulbra TV no ar em 26 de novembro de 2004 e continuei junto com eles, integrando a direção da TV por 3 anos, até que por motivos de saúde de meus pais voltei para Brasília.
Na minha primeira conversa com o Reitor, o Becker, quando este me convidou para colocar de pé a TV, desafio que fez deixar a diretoria da TVE do Rio de Janeiro que ocupava em Brasília,  disse-lhe que aceitava o desafio, mas não sem antes fazer uma pesquisa para saber que tipo de Televisão o gaúcho receberia bem, uma vez que só as grandes redes cobriam com seus sinais a região.
Pois bem, feita a pesquisa, a resposta foi: “UMA TV GAÚCHA, UMA TV ONDE OS GAÚCHOS NELA SE ENCONTRASSEM.”
E assim foi feita a Ulbra TV e em que pese as dificuldades que sempre enfrentamos, conseguimos construir uma TV que, se não a melhor, a melhor que conseguimos fazer.
Essa melhor TV que conseguimos, conquistou os gaúchos, tinha o seu sotaque, tinha a sua música, sua cultura, contava as sua histórias e suas estórias, lá os gaúchos se encontravam para matear.
Com isso, conquistou audiência, conquistou o mercado, conquistou respeito, conquistou o carinho desse povo que aprendi a gostar e admirar, conquistou prêmios, conquistou retransmissoras e conquistou todos que por lá passaram.
Como uma TV Educativa que é, tivemos a preocupação de formar profissionais e isso foi feito, e aí quero render minhas homenagens a todos os jovens que por lá passaram e aos profissionais experientes que juntos e com muito comprometimento e competência se formaram profissionais melhores de comunicação, muitos deles hoje trabalhando em grandes redes. Orgulho-me sobretudo de ter visto um trabalho meu ter dado oportunidade a tantos jovens e profissionais e confesso, me emocionava com a força e o entusiasmo de todos eles.
Pois bem, a convite dessa nova reitoria, voltei a Porto Alegre e para TV, dessa vez, com a missão de integrar todos os veículos de comunicação da instituição sob um mesmo teto, a ULBRACOM.
Com entusiasmo aceitei o convite e aí chegando e em contato com a nova administração da ULBRA, de pronto identifiquei as dificuldades que iria enfrentar, a maior delas, a falta de estatura de toda a reitoria, não só para enfrentar o que a instituição tinha como desafio, como para entender a importância desses dois veículos, a POP ROCK e a Ulbra TV.
Pena, a obra que a força empreendedora do Becker construiu e que por sorte, foi tão grande que o criador não conseguiu destruir, estava sendo assumida por pessoas, que até hoje não entenderam o que tem nas mãos, haja vista o que estão fazendo com esses braços tão importantes da instituição, inclusive e especialmente para a educação, a rádio e a TV.
Fiquei rouco de tanto falar tentando convencê-los que era necessário, preciso, que constituíssemos uma fundação para abrigar os dois veículos, pois especialmente a TV só poderia ter sua outorga transferida, se fosse para uma fundação com características educativa, o que lhe traria mais autonomia e a condição, se preciso, trocar de mãos. Pois bem, nada, não entenderam nada e olha que eu desenhei e nem assim entenderam, colori o desenho, continuaram não entendendo, desisti!
Com isso, a TV que atingia seu melhor momento, começou a se ressentir, de falta não só de apoio, mas de compreensão da sua importância, isso pela reitoria.
Ao então vice-reitor, hoje afastado para um cargo menor, mas ainda maior que ele, um ex-diretor mal sucedido da editora da universidade, imagine, virou vice-reitor, a TV ficou submetida. Esse vice-reitor, não só, também não tinha a menor estatura para o cargo a que foi investido, como de TV, se atrapalhava com o controle remoto.
Aí, veio a atitude mais “inteligente”, substituir o diretor da TV, por motivos que tenho minhas dúvidas até hoje, por um pastor que já havia dado mostras da mais profunda incompetência na condução da Assessoria de Comunicação da ULBRA.
Acho que foi promoção por maus serviços prestados.
Início do fim!
Aí meu amigo, peguei minha matula e hoje estou aqui em São Paulo, onde faço consultoria, e o melhor, cuido de netos.
Mas com a evolução dos acontecimentos, que me são relatados e que acompanho pelo seu blog, não poderia deixar de me apresentar a você com esse meu testemunho, especialmente pelo que tem aberto espaço para esse tema em seu prestigioso blog, em defesa dos interesses do povo gaúcho, que legitimamente se revolta ao ver o pouco caso como estão sendo tratados importantes veículos de comunicação pela direção de uma Universidade, que mesmo particular, deve zelar pelo interesse público.
Escrevi uma carta ao reitor e hoje acho que pesei pouco nas tintas, onde coloco toda a minha indignação, embora saiba que não terá nenhuma ressonância, pois no vácuo o som não se propaga e no caso deles, acho que a luz também não, mas valeu o desabafo.
Lhe escrevo para me solidarizar com esses que, vendo o descaso com que estão tratando um bem tão caro para uma comunidade, através de sua voz se manifestam, como você e esse Profissional que tem o meu respeito e admiração, o Bibo Nunes.
Tenho muita vontade de ir aí, rever a cidade e amigos muito queridos que aí deixei, matar as saudades, mas confesso, ver a TV na UTI, tem-me feito pensar na idéia e vou adiando.
Bem, José Luiz, despeço-me agradecendo o seu interesse em defesa dessa minha filha querida, a Ulbra TV.

Abraço,
Eduardo Nascimento

3 comentários:

  1. Triste fim para uma empresa difusora de nossa cultura, que chegou a ser companhia diária de nossa família aqui em São Paulo. Cheguei em teu site pois buscava informações do que porque o sinal da Ulbra não está ativo no Satellite desde Sexta, dia 26.07. Em contato com os técnicos da emissora parece que "equipamentos queimaram" e demorarão 30 ou 60 dias para voltar a transmissão... fico pensando se as afiliadas, anunciantes ou se os telespectadores dos outros estados vão ter a paciência de esperar todo esse tempo...

    ResponderExcluir
  2. E a implementação do sinal digital da ULBRA TV,no canal 50,fica como??que se dane o sinal do b4!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  3. Como um dos jovens profissionais que nasceram para a televisão naqueles dias e ajudaram a fazer a tv que via diferente e tinha a cara do nosso povo, estou emocionado aqui com as palavras do Eduardo. Fui demitido no início da leva de demissões que trocou a equipe inteira, logo antes da crise, portanto. Não deixei jamais de cumprir meus prazos como produtor, colaborava com qualquer empreitada que surgisse e sim, errei bastante e aprendi muito. De qualquer forma, sei que criamos um jeito de fazer televisão que estava anos adiante de todo o resto que se faz por aqui e mesmo em outros lugares do Brasil. Algumas das ideias que surgiram naquele caldeirão continuam muito avançadas frente à programação e linguagem tacanhas que, praticamente sem excessão, se produz e reproduz por aqui. Continuo profissional de TV, e tenho a UlbraTV como referência para muitos dos meus trabalhos atuais, e a Ulbra como um exemplo ao contrário, de como não se tratar um veículo de comunicação, seja de cunho educativo ou puramente comercial.
    Ficam as lições, muitas delas aprendidas diretamente com o Eduardo, durante o tempo em que tive o privilégio de ser um de seus "operários".
    Saudações pros ex-colegas e boa sorte para o público de tv, cada vez mais carente de opções aceitáveis em rede aberta.

    ResponderExcluir