Terça, 9 de julho de 2013

CALMA, CALMA!!

Só de uma saidinha de 5 dias.
-----

MARCA DIABO??

Recebo do advogado Leo Iolovitch:
A origem da expressão "Marca Diabo" que usamos no RS para difinir algo de má qualidade... Nunca imaginei que existisse um produto com esse nome. Obrigado amigo Jose Antonio Moraes pela pesquisa e gentileza.


-----

COISA DE GAÚCHO

Hoje de manhã, oito e pouco, 11 graus, passa na minha rua um magrão. Apurado. De mochila.
Na cabeça, um gorro que tapava todo o cabelo.
Uma camisa xadrez. Escandalosa. De manga curta.
-----

AINDA O HOSPITAL DE CLÍNICAS

Li há algum tempo na tua coluna sobre os "processos seletivos" para assessor de imprensa do Hospital de Clínicas, onde o jornalista Caco Belmonte falava sobre a "seleção" feita pela jornalista que está lá há mais de 20 anos, Elisa Koplin Ferrareto... Aliás, fiquei surpresa em saber que ela não entrou por concurso público....
Pois quero informar que em 2000 o HCPA realizou um processo seletivo igual para assessor de imprensa, com 146 inscritos, redação, prova de títulos, etc... Uma escolha bem disputada e séria... Ela já estava lá... Pois bem, fiquei em primeiro lugar, empatada com  Liziane Guazina, de Brasília. Passaram-se 2 anos e nenhuma de nós foi chamada. Eles anunciaram que tinha uma vaga imediata naquela época. Que eu saiba, ninguém foi chamado.... O Sindicato buscou informações e soube que eles necessitavam de um "Cadastro Reserva" caso viesse a acontecer algo a Elisa, e ela viesse a se afastar do cargo.... Resumindo: o HCPA não é sério... Faz PS inúteis, tira o dinheiro das pessoas, cria a ilusão de uma vaga, e não chama ninguém... Agora, dez anos depois, repete a mesma coisa "amoral"... E fiquei pasma em saber através do teu Blog que às vezes chamam sim, mas não ficam muito tempo por lá... Porque então usam desse artifício tão politicamente incorreto...
Há dez anos fui uma das vítimas, e agora são a(o)s jovens jornalistas.... Será que a direção do HCPA sabe disso??? Porque autorizam essa palhaçada... Garanto que com os PS para médicos eles não fazem essa "pegadinha amoral"...
Cláudia Moritz - 30 anos de jornalismo.
-----

PLAZA SÃO RAFAEL É "PET FRIENDLY"

O Plaza São Rafael Hotel e Centro de Eventos, localizado no Centro Histórico de Porto Alegre, está adotando mais umas novidade exigida pelo mercado e por clientes que têm animais domésticos: o hotel agora é "Pet Friendly" - amigo dos animais domésticos.
Isso significa que animais, respeitadas determinadas regras de higiene, saúde e convivência, serão recebidos com toda a "hospitalidade" possível. Serão recebido apenas animais de estimação de pequeno e médio porte, pesando até 15 Kg.
-----

O REAL PEPINO DA TV RECORD

O autor, que conheço, me pediu o anonimato.
Normal. É funcionário e precisa do emprego:

A saída do sr. Tucilho e a chegada do novo presidente não é o maior problema hoje na Record RS, a presença da senhora Ana Raquel Copeti como gerente de jornalismo sim, é o maior problema que estamos tendo.
Desde que ela chegou, voltaram as demissões, houveram trocas de horários, troca no formato das matérias e outras tantas tropelias que esta senhora vem fazendo.
Na intenção de não deixar nenhum horário sem equipe, ela mudou a grade sem prévia consulta e mexeu de forma equivocada na composição. Mesmo ela vendo que não deu certo, não teve a capacidade de reconhecer o erro e voltar atrás;
O formato das matérias "imposto" pela gerente é o famigerado "vem comigo", onde o repórter e o câmera vão seguindo um roteiro criado no momento. Mesmo ela sabendo que este formato já não tinha dado certo no passado da emissora, ela não teve a capacidade de reconhecer o erro e voltar atrás.
Obrigar os apresentadores a sair à campo e fechar matérias também foi decisão dessa gerente, o que aliás resultou na saida da brilhante jornalista Simone Santos, que sensatamente se recusou a "queimar o próprio filme" e por isso foi demitida.
Do Alexandre Mota então nem se fala, pois é nítido o descontentamento dele em ter que fazer reportagens de rua e ainda ter fôlego para enfrentar mais de duas horas de programa ao vivo.
Recentemente ela trocou o Zé Ferraro pelo Gustavo Orlandi no comando do Balanço Geral. Será que ela não percebe que está faltando matéria de qualidade no programa? Não é o diretor que vai mudar isso. O que ela fez só serviu para "fritar" o Zé.
O Voltaire Porto era o homem do factual, da porta da delegacia, coisas que ele sabe e gosta de fazer. Pois o repórter foi jogado para o horário das 9 horas da manhã para fazer os "vivos" do Balanço na tal Praça do Povo e está sendo prejudicado no seu horário de entrada na Rádio Guaíba no turno da tarde.
Das treze equipes de reportagem que temos divididas nos quatro turnos, das que trabalham de manhã, mais da metade delas não conseguem produzir muita coisa, já que estão comprometidas da seguinte forma:
uma equipe fica à disposição do Mota, outra só sai depois de terminado o Rio Grande no Ar (por causa dos lincks) e a terceira que é a do Voltaire que tem metade da manhã para fazer matéria e a outra metade para as entradas ao vivo, ou seja, de inédito no Balanço Geral só tem cinco ou seis matérias, o resto é tudo repetido.
Por isso é que tem muita "encheção de linguiça" como as danças e os comentários do Mota.
Levar um programa de mais de duas horas de duração com tão pouco material inédito é o mesmo que pedir para o telespectador trocar de canal.
A audiência está caindo muito rapidamente e enquanto não houver uma mudança verdadeira em direção à qualidade editorial, a Record RS estará fadada ao fracasso.
Tomara que a senhora Ana Raquel Copeti fique esperta e ouça os que sabem fazer televisão, senão o nome dela ficará marcado na história do jornalismo gaúcho como a profissional que conseguiu "afundar" com a TV
Record/RS ou tomara que ela peça pra sair, ainda dá tempo! Espero que o novo presidente que está chegando, se torne teu leitor assíduo, só assim ele ficará sabendo em que pasto estará levando seus
bois.


7 comentários:

  1. Inda bem q aqui em Pelotas não temos mais q aturar a Record/RS. Na Net temos o sinal de Sp. O Geraldo Luis é mil vezes melhor q o Mota, e olha q gosto do Mota, mas acho q se tornou cansativo...

    ResponderExcluir
  2. Faltam coisas divertidas, humor , alegria no Balanço Geral ! Cadê?

    ResponderExcluir
  3. houveram (no sentido de existir)/à campo (crase antes de palavra masculina) é caso, mesmo, para manter o anonimato de de demissão, também.

    Orson.

    ResponderExcluir
  4. Previdi, este acontecimento no Mercado Público provou a pouca dinâmica da maioria dos jornais gaúchos. Apenas O Sul, rodado na madrugada de domingo, noticiou com amplo destaque. Fui comprar o jornal, eis que me surpreendo quando ouço. "Esgotou!".

    Acredito que tenha sido uma das melhores vendagens do fraco jornal. E hoje, no mesmo O Sul, há um anúncio sobre isto, ressaltando que foi o primeiro jornal a dar as notícias no Domingo.

    O jornal é fraco, fraquíssimo, mas foi um gol de placa.

    ResponderExcluir
  5. +++ Prévidi:
    O verbo haver no sentido de tempo passado deve... enfim, todas sabemos. O mais legal foi que há uns 10 anos uma secretária da educação do Gov. Dutra lascou na TV ( parece que no saudoso Câmera 2 ) "houveram problemas nas escolas públicas". Bom, ai, sim, DOEU!

    Quem usava muito a expressão "marca diabo", sempre para desqualificar uma música brega ou coisa parecida, era o hoje ainda atuante, Cascalho, no dinâmico "Cascalhotime" , da falecida Continental - 1020 no dial AM. Nós éramos felizes e não sabiamos!

    João Paulo / Taquari

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Só para deixar claro,Continental 1120 no dial,onde hoje é a rádio Rural.
      Eduardo

      Excluir
    2. 1020 é a Caiçara do Seu Gadret.

      Excluir