Vinhos e Afins - 11/7/2013

10° Concurso Nacional de Vinhos Finos e Destilados:
Vinícolas gaúchas conquistam ouro

Mais uma vez, as vinícolas gaúchas fizeram bonito em concursos internacionais. Os vinhos elaborados pela Perini, Campos de Cima, Basso e Cooperativa Vinícola Garibaldi conquistaram os jurados do 10º Concurso Nacional de Vinhos Finos e Destilados, realizado pelo Concours Mondial de Bruxelles, em Florianópolis, no Resort Costão do Santinho, de 2 a 6 de julho.
Juntas, essas empresas conquistaram 10 medalhas em um dos eventos mais tradicionais do universo dos vinhos finos. "O concurso que realizamos no Brasil tem se revelado, nesses 10 anos, uma grande vitrine internacional para os vinhos e destilados brasileiros", afirma Zoraida Lobato, da MP Eventos, empresa organizadora do concurso.
--
A Vinícola Perini arrematou a medalha Grande Ouro, com o Casa Perini Tannat. Já na categoria Ouro, a vinícola conquistou os jurados com os rótulos da Casa Perini (Perini Solidário 2010, Merlot 2010 e Fração Única Merlot 2010). A Basso também conseguiu o Ouro com seu Monte Paschoal Dedicato Chardonnay 2012 e, a Campos de Cima, com os espumantes Brut e Extra Brut.
--
A Basso e a Perini também figuraram na categoria Prata sendo a primeira com o Monte Paschoal Dedicato Pinot Noir 2011 e, a segunda, com o rótulo Perini Chanmpenoise Brut. Já a Cooperativa Vinícola Garibaldi conquistou a medalha de Prata com seu Garibaldi Chalet du Clermont Chardonnay 2012.
--
A gaúcha Cachaçaria Weber Haus foi outra empresa destacada pelos avaliadores do concurso. Vencedora das medalhas Grande Ouro, Ouro e Prata, a empresa foi a que mais ganhou medalhas na categoria “Destilarias”, mais um ramo importante do setor de bebidas espirituosas produzidas no Brasil.
--
A 10ª edição do Concurso Nacional de Vinhos Finos e Destilados do Brasil, realizado sob a chancela do maior concurso de vinhos do mundo (Concours Mondial de Bruxelles), no Costão do Santinho, em Florianópolis (SC), premiou 58 vinhos e 21 cachaças.
Entre os vinhos, 10 conquistaram medalha Grande Ouro (acima de 95 pontos), 31 ficaram com Ouro e 17 com Prata. Dos vinhos premiados, 41 são do Rio Grande do Sul, o campeão em medalhas na região Sul. Santa Catarina conquistou nove e, Paraná, quatro. Na avaliação de destilados, foram concedidas 4 medalhas Grande Ouro, 9 medalhas de Ouro e 8 de Prata. Das cachaças premiadas, 8 são gaúchas, ficando a frente de estados como Rio de Janeiro (7) e São Paulo (1).
Os 14 jurados convidados, do Brasil e de outros 5 países, avaliaram em 3 dias os 266 rótulos inscritos de todas as regiões do Brasil, dentro dos rígidos critérios internacionais, e puderam testemunhar a evolução dos produtos brasileiros. "É impressionante o dinamismo da indústria vitivinícola do Brasil", comentou Baudouin Havaux, presidente do Concours Mondial de Bruxelles, que há 10 anos aposta no potencial dos produtos do Brasil e realiza, aqui, esse concurso com a MP Eventos.
Em 2014, Florianópolis será sede do Spirits Selection International do Concours Mondial de Bruxelles, o grande concurso mundial de destilados que deverá reunir, nas salas do Costão do Santinho, mais de 800 amostras de diferentes tipos de destilados, de dezenas de países.
--
Confira os rótulos premiados das empresas gaúchas

Vinhos Finos

Medalha Grande Ouro
Casa Perini – Perini Tannat 2010

Ouro
Irmãos Basso – Monte Paschoal Dedicato Chardonnay 2012
Campos de Cima – Campos de Cima Extra Brut
Campos de Cima – Campos de Cima Brut
Casa Perini – Perini Solidário 2010
Casa Perini – Perini Merlot 2010
Casa Perini – Perini Fração única Merlot 2010

Prata
Irmãos Basso – Monte Paschoal Dedicato Pinot Noir  2011
Casa Perini – Perini Champenoise Brut
Cooperativa Vinícola Garibaldi –  Garibaldi Chalet du Clermont Chardonnay 2012

Destilarias

Grande Ouro
Weber Haus Cachaça Envelhecida em Canela Sassafrás

Ouro
Weber Haus Cachaça Premium Black de Porcelana

Prata
Weber Haus Cachaça Premium Weber Haus

Nenhum comentário:

Postar um comentário