Bom Dia!! Segunda, 12 de agosto de 2013

VAMOS INVADIR A CASA
DO HUMANISTA JUREMIR?

Charge de Son Salvador no jornal Estado de Minas

Quem me conhece sabe a admiração que tenho pelo jornalista, professor e escritor Juremir Machado da Silva.
Sou, mesmo, fã do cara. Tanto que num dos meus livros ele fez, a meu pedido, o prefácio.
Mas quando ele incorpora o "Juremir, homem de esquerda" e/ou "Juremir, o humanista polêmico" aí fica difícil aguentar o ídolo.
--
Como ele é meu ídolo, sou obrigado a seguir vários de seus ensinamentos, inclusive aqueles que não concordo. Os pitorescos.
--
Numa pequena entrevista, reproduzida no Facebook pelo jornalista Nilton Fernando, o progressista JMS afirma:
“A cidade que eu quero tem transporte público de alta qualidade e gratuito para todos, como forma de desafogar as ruas. Tem mais bicicletas, mais bondes e metrô subterrâneo”.
Malandrão, né?
Como não dirige e só anda de lotação, quer economizar para suas férias.
Bicicleta? Pelo que sei não anda nem naquelas paradas, que tem em academia ou mesmo em casa (eu tenho uma, e sempre dou uma olhada nela)
Bondes? Um prefeito, nomeado pelos milicos, foi o responsável pelo fim em Porto Alegre.
Metrô subterrâneo? Um prefeito tri-de-esquerda, como o JMS, sempre foi contra: Comandante Raul.
--
Outra joia:
“Quero uma cidade onde a mídia não criminalize os movimentos sociais, não seja sempre contra a ocupação das Câmaras de Vereadores. É na democracia que se pode ocupar. Na ditadura não há espaço para isso”, comentou.
"Movimentos sociais" é um negócio muito fashion. Quem lê ou escuta alguém falando "movimentos sociais" logo pensa: "Bah, como é de esquerda esse cara!".
Olha, sei não, mas defender a "ocupação das Câmaras de Vereadores" é estranho. Vamos convir, é uma bobagem. Acredito que seja muito mais útil defender a extinção das Câmaras. Ou, melhor ainda, proibir a remuneração a vereadores. Não?
As duas últimas frases me nego a comentar. Óbvias.
--
Calma, já está terminando.
Sobre o que entrevistador chama de "modernizadores":
“Eles são os culpados pela atual situação. Acabaram com os bondes, com as viagens de trens, que os europeus atrasados conservaram. Então eu quero uma cidade atrasada, que ande de trem, de barco, de bicicleta, que curta a orla do Guaíba a pé, e não a privatize, que aposte nos movimentos sociais e que cobre de seus representantes.”
"Atual situação". Qual?
Logo depois ele trata dos meios de transporte. Ué, andamos de trem, de barco, de bicicleta. E "curtimos" a orla do Guaíba, essa maravilha fedida.
Apostar nos "movimentos sociais", para quê?
Cobrar dos nossos representantes significa invadir a Câmara e pichar a Prefeitura?
--
Pô, meu ídolo!! Nos últimos tempos, temos que perdoá-lo porque ele tem saído muito da casinha.
Talvez por ter que manter aquele estilo de "polemista rebelde".
--
Aí neste final de semana, fiquei pensando: Vou juntar um pessoal, aqui da Cidade Baixa, e invadir o apartamento do Juremir no Bonfim. Vai ser fácil recrutar o pessoal para este movimento social: vamos saborear vinhos franceses e ler os melhores livros escritos em território brasileiro - mesmo que a crítica especializada despreze as obras do nosso Juremir. Se está liberada a invasão das Câmaras de Vereadores é liberada também uma invasão domiciliar, ainda mais de um defensor dessa "prática democrática".
Vinhos e livros, que tal?Quem sabe, nos deliciando com finos charutos cubanos?
Ele, como humanista de verdade, não chamará a Brigada Militar e muito menos mandará cortar a luz e a água. Quando tomarmos todas as garrafas de vinho e lermos as suas obras, inclusive o novo Jango, nos acompanhará até a porta do edifício.
--
Espero que o Juremir não leia isso.
Tenho medo da sua verve.



10 comentários:

  1. Previdi,esse Juremir é muito chato principalmente quando quer falar de futebol e criticar o Inter,não sabe nada e é metido...
    Eduardo Vasconcellos

    ResponderExcluir
  2. Viste o que ele postou hoje?
    Li, gostei e reproduzi no meu blog.
    Sou leitor assíduo dele e não leio nem mesmo se me pagarem o Camelinho que deu certo, meu colega de Polícia, assim como não leio o outro colunista do mesmo jornal que demonstrou enorme erudição ao dizer-se Apolítico e assim decretando a extinção da antropologia como ciência.

    ResponderExcluir
  3. Prévidi, medo do quê? Verve? de quem? O cara é um híbrido de frustrações, um mix de invejas, um coquetel de neuroses, tudo isto coberto com uma fictícia camada de democracia, salpicado por mentirosas gotas de lucidez e polvilhado por palpites infelizes e, muitas vezes, delituosos intelectualmente. Eis a receita do desastre jornalístico que é o teu ídolo (tu tem cada um, também, que vou te contar. Passaste muito tempo entre Tupamaros,eu acho). Olha que sempre torci pelo sucesso da Record e da Rádio Guaíba. Até este cara chegar, para patrulhar o Rogério Mendelski de modo acintoso. Por sorte dele e da Record, o cara não é páreo para o Mendelski que, acima de tudo, um fidalgo e um gentleman para ter de aguentar a presença peçonhenta do JMS.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Flávio Paranhos disse tudo. Deixou nu o nosso querido anarquista Juremir. Parabéns.

      Excluir
    2. Concordo com tudo que escreveu o Flávio Paranhos,nem sei quem é!!!
      Eduardo

      Excluir
  4. É inteligente, mas um CHATO, CHATO, CHATO. Nem com todo o dinheiro do mundo. Nem numa ilha deserta. Não dá mais para aguentar esses escritores de esquerda, mamando nas mordomias do capitalismo. Seria bom Juremir se decidir: esquerda ou direita. Servir a dois senhores não é possível.

    ResponderExcluir
  5. O escritorzinho "midíocre" de livrinhos de 1,99, é uma metamorfose ambulante.
    Até hoje não explicou o paradoxo de acender uma vela para os padre$ da PUC e outra para os bi$po$ da Univer$al.
    A última do sujeito é procurar ganhar uns minguás a mais faturando em cima do cadáver de Jango. Sua amiga e aliada Maria do Rosário já fatura muitas viagens ao estado nas asas da FAB em cima deste mesmo cadáver.

    ResponderExcluir
  6. O Juremir é feio. E sua feiúra á a causa de tanta chatice. Tenta se sobressair dos machos-alfa através de opiniões polêmicas pra ver se come alguma esquerdista mal depilada.

    ResponderExcluir
  7. Um reles ególatra. Foi corrido da ZH, porque se achava mais importante que o Veríssimo e resolveu arrumar uma encrenca com o outro otário "tri-de-esquerda", como vc fala. Tudo gente babaca, que fica falando o que não faz só para chamar a atenção e, ACREDITE, até para ser criticado, como estamos fazendo aqui.

    ResponderExcluir
  8. Quanto ódio só pq o cara tem ideologia diferente.Cruzes, será que ele falou tão mal assim de cada um? Ataques no fígado. Virulência e deboches, ataques pessoais.
    Não ouço a Guaíba, em Pelotas, no edifício em que moro não pega, mas vou procurar ouvir pela internet, para ver se confere o que dizem do "suposto" monstro.
    Não compactuo com ataques pessoais, sabem quando a pessoa berra, grita, ataca com tanta virulência ? é pq não tem argumentos para o debate. Leiam, novamente, o post do Prévidi, sem agressões,fino humor.
    Debate por favor, e não embate!
    Mais urbanidade, Calma!
    Abrs., Heloísa.

    ResponderExcluir