Bom Dia!! Segunda, 19 de agosto de 2013

O "FAVELÃO FARROUPILHA"
COM O "MUNDO MODERNO"!!

Não vou no tal Acampamento Farroupilha todos os anos, mas sempre que algum amigo me convida para um churrasco faço o sacrifício. Sacrifício, sim, porque andar na brita é um negócio muito desagradável, o barro é constante e quem gostava de cheiro de cavalo era o general Figueiredo.
Na última vez até gostei daquela avenida principal - as casinhas eram bem feitas, bem legal. Aí o cara dá uma olhada pra dentro e é um favelão, mesmo.
Não vou nem comentar que tudo o que é vendido lá dentro é caríssimo e sem a menor qualidade.
--
Meu brodi Giovani Grizotti detesta quando brinco com as tradições gaudérias. Quando escrevo "fantasia de gaúcho" ele tem vontade de me encher de porrada. Sei disso. Na semana passada cobrei os royalties porque estavam usando a expressão que inventei, "Favelão Farroupilha". Bah, mais uma vez ele me passou um email indignado. Nem ligou.
Respeito os caras, como o Giovani, que curtem essas tradições. Ele gosta das vestimentas, da comida, da música. Legal isso. Tem até um blog, no clicRBS, e é o Repórter Farroupilha no G1.
--
Já estamos chegando naquela fase em que as nossas TVs, rádios e jornais dão atenção especial ao 20 de setembro, data principal de alguns gaúchos. E, para os grupos de comunicação de Porto Alegre, o ponto alto é o Fave... Acampamento Farroupilha. Ao lado do Guaíba, quase no centro da cidade.
Legal, mas tem coisa errada aí.
Já que o negócio é a Tradição, deveriam sair de Porto Alegre - os porto-alegrenses, no período da chamada Revolução Farroupilha, sempre combateram os tais rebeldes. Jamais aceitaram os "ideais revolucionários". Além disso, o Acampamento é instalado em um péssimo lugar, que atrapalha a vida das pessoas que não estão nem aí para esses festejos.
Poderiam ir, isso sim, para aquele amplo local onde é realizado o Carnaval de Porto Alegre. Não iriam incomodar ninguém e lá tem, por exemplo, bastante lugar para estacionar.
--
Outro dia vi uma matérias de uns caras que percorrem um longo caminho para acender a Chama Farroupilha. legal. E um deles diz que a cavalgada é realizada há décadas.
Aí imaginei que os gaúchos fizessem o trajeto como os antepassados.
Nada disso, meus amigos.
Olha só:


Os gauchinhos têm um caminhão com mantimentos!! E um freezer lotado de carne!!
Pensei que levassem charque!!
Aí é moleza, até eu encarava essa "empreitada!!
A boa foto é do Félix Zucco/Agência RBS.
A legenda da foto: Dois congeladores carregam carne de gado, salame, ovos, massa, cuca e pão
É melhor do que tinha imaginado.
--
Outra.
Começaram a montar o Fave...Acampamento Farroupilha, em Porto Alegre, a cidade historicamente anti-Farroupilha.
Boas fotos na Zero hora online.
Essa é do Fernando Gomes/Agência RBS


Agora, olha esse detalhe:


Hahahahaha!!!!!
"Mundo moderno" no fogão à lenha!!!

Um comentário:

  1. Escutei uma definição bem legal sobre esta ânsia por gauchismos e gauchadas:
    "aqui é o único lugar do mundo onde os machos se reúnem uma vez por ano para brincar de casinha".

    ResponderExcluir