Bom Dia!! Sexta, 23 de agosto de 2013

A PREFEITURA DE PORTO ALEGRE
NÃO TEM DINHEIRO PARA NADA!!
SERÁ MESMO??



Desde o meu primeiro projeto editorial, o mensário Rua da Praia - Jornal do Centro, sou bem tratado pela Prefeitura de Porto Alegre. O fabuloso Melchíades Stricher cuidava da comunicação do prefeito Alceu Collares. Anos depois, inventei de fazer o jornal Cidade Baixa. Era um prefeito do PT. Fui conversar com um dos coordenadores de comunicação, Adroaldo Correa. Ele acreditou no projeto e me liberou uma grana.
Dois fatos que lembro agora. Mas não foi sempre assim.
No primeiro mandato de José Fogaça na Prefeitura tentei fazer um guia, Porto Alegre é Assim!. Bem legal, com textos inclusive do Verissimo e Scliar. Indicava  restaurantes, bares, etc. Me enrolaram meses. Desisti, naquele momento. Muito tempo depois lancei um pocket com o mesmo título, mas aí sem a característica de guia.
Mas eu não reclamo quando não apoiam os meus projetos. Faz parte do jogo.
O tempo me ensinou assim.
--
Pelo que contam alguns amigos, há um bom tempo a Prefeitura de Porto Alegre não apoia projetos que não sejam dos grandes grupos de comunicação. Me entendem, né? O curioso é que quanto mais investem, mais ferro levam.
Os meus amigos que tentam um pequeno apoio da Prefeitura de Porto Alegre dizem que as desculpas variam:
- Não tem dinheiro. Tenta no ano que vem.
Ou:
- Se eu der grana pra ti vou ter que dar pra todo mundo.
Coisa de gênio, não?
--
O mais triste desse comportamento da Prefeitura de Porto Alegre é que esses amigos apresentam projetos modestos. Nada de 100 mil, 500 mil reais! Nada disso!! Pouca coisa.
--
Na última terça publiquei um post do Vitor Vieira e ontem uma matéria do vereador Mauro Pinheiro, do PT de Porto Alegre.
A nossa Prefeitura comprou 50 mil exemplares de um livro de 72 páginas, “Os Zumbis de Pedra”, com o personagem Escudeiro da Luz. Não importa os autores e a qualidade da obra. Em 2012 a Prefeitura de Porto Alegre pagou 750 mil reais. ISSO MESMO, 750 MIL REAIS!!
E, acreditem, a Procuradoria-Geral do Município recomendou que não fosse feita a compra!!
--
O curioso é que em 2012 fui lá pedir uma ajuda para editar um livro, Apaixonados por Porto Alegre - Personagens do Centro, e recebi uma das duas respostas que estão aí em cima. Só não lembro qual delas.
--
É, a Prefeitura de Porto Alegre não tem dinheiro para nada!!
--
Acompanhem o post seguinte.


3 comentários:

  1. Em 2009, como ação derivada do Programa de Governança Solidária Local, lancei a Rádio Web DaGente. No lançamento diversos secretários municipais e mais os agregados que sempre vão. Tudo beleza. Ai um dia perguntei: poxa, bem que a comunicação podia dar uma força, né, afinal é um projeto comunitário. "Claro, claro, fala com o fulano na agência tal". Fui, levei material da Rádio, tabela de inserções, enfim, tudo dentro "dos conforme". Resposta: sim, vamos levar isto na próxima reunião com a comunicação (claro, né, sempre empurrando, tudo muito diplomático). Nunca tive retorno. Mas via grana saindo pelo ralo, bancando funk e hip hop.
    Como dizes, faz parte do jogo. Não é uma queixa, apenas constatação.

    ResponderExcluir
  2. Temos em Porto Alegre o Canal NET CIDADE PORTO ALEGRE (Canal 20), com grande audiência, principalmente junto aos formadores de opinião. Há anos que tento alguma publicidade da Prefeitura e a resposta é sempre uma enrrolação. Se dermos para vc teremos de dar para todos. Pode? Lamentável! Triste isso! Alexandre Appel

    ResponderExcluir
  3. Entendo que prefeitura não tem que patrocinar nada. Salvo quando da divulgação de plano municipal de qualquer área. Um livro de piadas, de histórias ou qualquer outra publicação avulsa, não ligada a algum programa não pode e não deve receber verba pública. Quem divergir, por favor, sustente. Assinado: um contribuinte.

    ResponderExcluir