Segunda, 12 de agosto de 2013 - parte 3

A BRONCA DA BAND
É CONVERSA FIADA?

Para lembrar: na visita de dona Dilma, semana passada, a Porto Alegre, somente jornalistas de três rádios a entrevistaram: Gaúcha, Guaíba e Osório. Pelo que soube, apenas estas três solicitaram à assessoria da presidente a entrevista. mas tem uma outra versão.
Do jornalista André Machado, via Facebook:

Como de sexta-feira para cá li e ouvi muita coisa sobre a entrevista que junto com o Felipe Vieira (Rádio Guaíba) e Pedro Farias (Rádio Osório) com a presidente Dilma Rousseff compartilho com vocês algumas informações pra que não embarquem em uma canoa furada.

Em suas agendas pelo país a presidente Dilma tem concedido entrevistas a emissoras de rádio (unicamente). Não fala com jornais ou TV, mas rádios. Por isto nenhum repórter foi "barrado" por assessores. A entrevista era para rádio. E para quais? O critério do Palácio do Planalto é o seguinte: a rádio da cidade para onde a presidente vai (Osório) e a de maior audiência (Gaúcha). Aqui no RS foi também convidada a Rádio Guaíba. Não havia "credenciamento" para a entrevista por nenhum outro veículo. O credenciamento era para acompanhar os atos de Dilma em Osório, no Trensurb e na Fiergs.

A escolha de quem participaria da entrevista era uma prerrogativa da emissora. Sendo assim fomos escalados por nossas coordenações não pelo Planalto. A regra da entrevista era a seguinte: uma pergunta para cada veículo e fim. Ou seja, a entrevista deveria ter terminado após a resposta de Dilma à pergunta do Felipe Vieira (terceiro a perguntar).

Mas como manter Dilma na mesa e falar mais? Foi aí que veio a pergunta sobre Porto Alegre e a presidente retornou e se soltou. E falou sobre eleição, economia e sobre a vida pessoal. Exatamente assim. É claro que se eu não estivesse lá como jornalista estaria chateado, mas daí a começar a inventar história para depreciar o trabalho dos meus colegas tem um Brasil de distância...

2 comentários:

  1. Trabalho numa rádio baiana e o procedimento aqui foi também esse mesmo. Numa dessas visitas, a assessoria da PR convidou unicamente as duas maiores rádios AM de Salvador.

    ResponderExcluir
  2. A rádio São Francisco Sat de Caxias do Sul / RedeSul de Rádio já conseguiu duas entrevistas exclusivas com ela. Na primeira vez o gerente geral da emissora Evandro Fontana a entrevistou no aeroporto da cidade, e a segunda foi com o repórter Daniel Rodrigues na porta do hotel em que ela estava hospedada. O procedimento é esse de emissora de maior audiência.

    ResponderExcluir