Vinhos e Afins - 20/8/2013

NÚMEROS RECORDES EM BRASÍLIA




As vendas de vinhos e espumantes na VI Vinum Brasilis, realizada nos dias 14 e 15 de agosto, somaram cerca R$ 60 mil, resultado da venda de 800 garrafas.
Durante os dois dias de feira, 2,2 mil pessoas passaram pela Faculdade de Gastronomia do Instituto de Educação Superior de Brasília (IESB), onde ocorreu também o 25º Congresso Nacional da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes.
“A missão foi cumprida com sucesso, pois conseguimos aumentar a imagem dos vinhos brasileiros em Brasília e as vinícolas ainda conseguiram fechar negócios e comercializar produtos no próprio evento”, avalia o organizador da Vinum Brasilis, Petrus Elesbão.
O público também gostou da novidade de poder comprar vinhos e espumantes na hora. Segundo Petrus, muitas empresas fecharam negócios com restaurantes e distribuidores locais e regionais.
--
Com esses números recordes, a Vinum Brasilis consolida-se como a maior feira exclusiva de vinhos brasileiros do país. Esta edição foi a maior já realizada na Capital Federal por Petrus Elesbão, que organiza eventos de vinhos nacionais há nove anos em Brasília.
O evento é tão importante que o Ibravin (Instituto Brasileiro do Vinho) aproveita a feira no calendário oficial do Circuito Brasileiro de Degustação, que leva as empresas verde-amarelas para as principais capitais do país.
--
Outra novidade da Vinum Brasilis deste ano foi a escalação da primeira Seleção Brasileira de Vinhos de Brasília. O time de 11 rótulos escolhido por 14 renomados sommeliers e formadores de opinião de Brasília elegeu dois vinhos brancos, três espumantes e, a maioria, seis vinhos tintos, que foram convocados a partir da degustação às cegas de 73 produtos (26 espumantes, 22 vinhos brancos e 25 tintos) de 29 vinícolas nacionais.
--
Os rótulos escolhidos foram os seguintes: os vinhos brancos Aracuri Chardonnay 2011 e Sanjo Chardonnay 2010; os espumantes Antonio Dias Brut, Perini Champenoise e Gran Legado Espumante Brut; e os vinhos tintos Don Guerino Teroldego 2007, Maximo Boschi Merlot 2004, Rio Sol Vinha Maria Touriga 2009, Luiz Argenta Shiraz 2012, Kranz Cabernet Sauvignon 2010 e Pizzato DNA’99 2008. Ao lado, indico os meus preferidos.
--
Vinhos de “garagem”
Ao todo, 40 vinícolas mostraram seus rótulos na feira. Entre os mais de 350 vinhos, espumantes e suco de uva 100% que estavam à disposição do público presente, muitos deles recentemente premiados em concursos internacionais, destaque para o espaço do blog Decantando a Vida, de Eugênio Oliveira e Antônio Coelho, que trouxe rótulos de produtores brasileiros orgânicos ou de “garagem”, como Era dos Ventos, Domínio Vicari, Villa Bari, Pedras Altas, Arte da Vinha, Quinta da Figueira, Elephant Rouge, Valmarino Churchill e Estrelas do Brasil.
Uma prova da relevância da Vinum Brasilis é que, a cada nova edição, aumenta a cobertura nacional do evento, com críticos, blogueiros e jornalistas de outros estados indo até a Capital Federal para acompanhar a feira. Este ano, a feira contou com a presença de Suzana Barelli (revista Menu), Silvestre Tavares (blog Vivendo A Vida e jornal A Gazeta, de Vitória/ES), Didú Russo (Prazeres da Mesa), José Luiz Pagliari (Senac-SP), Pedro Hermetto (Aprazível, Rio de Janeiro), Sônia Denicol (SP), Domingos Meirelles (Exponor, SP) e do sommelier inglês Paul Medder.
--
Seguindo sua característica de apoio à produção brasileira, a Vinum Brasilis teve duas estreias nesta sua sexta edição – a presença do Organique, o primeiro energético orgânico do país, elaborado com açaí, guaraná e erva-mate; e da Weber Haus, a cachaçaria mais premiada no mundo. A cachaçaria gaúcha chegou a vender o seu rótulo ícone – Lote 48 Weber Haus 12 anos Extra Premium – por R$ 1 mil durante a feira. Para garantir segurança aos participantes da feira, a Vinum Brasilis promoveu, de forma elogiável e exemplar, o “Transporte Amigo”, um serviço de traslado gratuito oferecido na saída do evento.
--
CONFIRA OS 11 RÓTULOS DA SELEÇÃO BRASILEIRA DE VINHOS DE BRASÍLIA

Posição
 Vinícola / Vinho
 Pontos (0/5)

1
 Antonio Dias Espumante Brut
 4,23

2
 Don Guerino Teroldego 2007
 4,18

3
 Maximo Boschi Merlot 2004
 4,08

4
 Perini Espumante Champenoise
 4,07

5
 Rio Sol Vinha Maria Touriga 2009
 4,04

6
 Luiz Argenta Shiraz 2012
 4,00

7
 Gran Legado Espumante Brut
 4,00

8
 Aracuri Brut Chardonnay 2011
 4,00

9
 Sanjo Chardonnay 2010
 3,96

10
 Kranz Cabernet Sauvignon 2009
 3,96

11
 Pizzato DNA'99 2008
 3,89

Nenhum comentário:

Postar um comentário