Vinhos e Afins - 22/8/2013

AVALIAÇÃO NACIONAL DE VINHOS
Contagem regressiva para o início das inscrições

Apreciadores poderão ser inscrever a partir do dia 3 de setembro pela internet

Gente de todo o Brasil e do exterior assistem, há duas décadas, o momento maior do vinho brasileiro numa celebração da evolução da qualidade do produto no país. São 850 pessoas reunidas com o mesmo propósito: degustar a representatividade da safra da safra. Nesta 21ª edição, agendada para 28 de setembro, a capacidade será a mesma devido a estrutura do local, o que é um alerta para quem quer fazer parte deste acontecimento. O início das inscrições já tem data marcada: 3 de setembro. Interessados devem se inscrever pelo www.enologia.org.br.
Quem participar da 21ª Avaliação Nacional de Vinhos – Safra 2013, conhecerá, em primeira mão, a representatividade da safra e terá o privilégio de degustar 16 amostras selecionadas entre as mais representativas num universo de 308 amostras inscritas por 63 vinícolas de seis estados brasileiros.
Cada uma das 16 amostras é servida, degustada e comentada. As observações quanto aos aspectos visual, olfativo e gustativo apresentadas pelo degustador convidado podem ser anotadas pelo público servindo como referência para futuras interpretações. Isso permite o aprimoramento do gosto pelo vinho, evidenciando o caráter educativo da Avaliação. Em seguida, passa-se para outra amostra, repetindo-se o mesmo procedimento até o final.
Somente depois da degustação é que são divulgados os vinhos classificados entre os mais representativos da Safra 2013. O resultado reflete a análise feita por 120 enólogos brasileiros, que degustaram as amostras no período de 20 a 29 de agosto, no Laboratório de Análise Sensorial da Embrapa Uva e Vinho, instituição parceira da ABE e que presta todo apoio técnico ao evento.

-----

PRIMEIRA EDIÇÃO DO WINEIN

O vinho tinto brasileiro no mercado é o centro das atenções do primeiro WineIn, evento que promoverá um grande debate sobre a potencialidade dos tintos elaborados no Brasil, nos dias 22 e 23 de agosto em São Paulo, no Centro Fecomercio de Eventos.  
Temáticas como o terroir do Brasil e suas pérolas, o mercado brasileiro e os vinhos produzidos para ele e o marketing do vinho serão abordadas e discutidas por técnicos, jornalistas, profissionais e dirigentes do setor vitivinícola de todo o mundo no primeiro dia do evento, 22, que tem como foco os aspectos do mercado nacional.
A discussão amplia-se no dia 23 para a produção internacional de vinhos. Brasil versus China é o tema da primeira palestra, que inclui uma análise sobre o novíssimo mundo do vinho e como ele se apresenta no mercado mundial. Mais detalhes no BOX abaixo.
“Estamos diante de um encontro que discute abertamente o que precisamos para tornarmos produtores participantes dos mercados do futuro, interno e externo. Discutiremos questões que não se restringem à qualidade do que está sendo engarrafado, mas também logística, escala, georeferenciamento e relações intersetoriais”, explica Breno Raigorodsky, coordenador e idealizador do WineIn.
--
Participações internacionais
Além de comandar algumas das palestras, especialistas internacionais também foram convidados para integrar o júri técnico das degustações que, juntamente com um júri popular, irão eleger os 5 melhores vinhos brasileiros abaixo e acima de R$50 e desafiá-los com rótulos argentinos e chilenos.
Referências no mundo do vinho como James Lapsley, professor do departamento de Viticultura e Enologia da UC Davis (University of California Davis), participará das discussões do WineIn ao lado de Olivier Bourse, representante da Université de Bordeaux; Daniel Marquez, brand ambassador de vinhos e destilados nos EUA; Cláudio Salgado, sommelier do Marriott de Hong Kong; Roberto Rabachino, jornalista, professor e sommelier italiano; Charles Byers, canadense, escritor e radialista; e Andrew Shaw e Amy Friday, ambos da Importadora Bibendum do Reino Unido.
--
“A presença de especialistas estrangeiros no encontro traz credibilidade ao evento que tem, como um dos seus pontos mais ousados, o enfrentamento entre vinhos consagrados do Chile e da Argentina contra vinhos brasileiros, todos criteriosamente escolhidos para concorrer”, diz Raigorodsky.

A programação do WineIn terá início às 9h e segue até às 21h, O encontro tem patrocínio da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil) e é realizado pela Exponor Brasil, com supervisão técnica do Instituto Brasileiro do Vinho (Ibravin) e apoio da Fecomercio e do Comitê do Vinho da FecomercioSP.
--
Circuito Brasileiro de Vinhos 
Integrado ao Wine In acontecerá, ainda, a etapa paulista do Circuito Brasileiro de Degustação. As atividades começam às 16h, sendo que até as 19h são reservadas a profissionais do setor de vinho, comércio e jornalistas. Depois, entre as 19h e 21h, o Circuito é aberto aos consumidores finais convidados.
Participam 23 vinícolas de seis diferentes regiões produtoras do país: Aracuri Vinhos Finos, Casa Valduga, Casa Venturini Vinhos e Espumantes, Cooperativa Vinícola Garibaldi, Domno do Brasil, Don Abel Vinhos Premium, Dunamis Vinhos e Vinhedos, José Sozo Vinhos, LÍDIO CARRARO Vinícola Boutique, Luiz Argenta Vinhos Finos, Miolo Wine Group, PIZZATO Vinhas e Vinhos, Quinta Don Bonifácio, Sanjo – Cooperativa Agrícola de São Joaquim, Vinícola Routhier & Darricarrère, ViniBrasil, Vinícola Aurora, Vinícola Campos de Cima, Vinícola Kranz, Vinícola Nova Aliança, Vinícola Peterlongo, Vinícola Perini, Vinícola Salton e Projeto Suco de Uva 100% do Brasil.
--
SERVIÇO
Informações e Inscrições
WineIn - info@winein.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário