Bom Dia!! Quinta, 19 de setembro de 2013

EMENDA CONSTITUCIONAL:
SE NÃO TEM MUTRETA, NADA FEITO!!

O bravo Congresso Nacional deveria se unir, Senado e Câmara, e aprovar esta emenda constitucional:
"Uma obra pública só será viável se os governantes, nas três esferas, e os representantes eleitos pelo povo receberem uma parcela não inferior a 10 por cento do total do investimento. Revogam-se as disposições em contrário". Aí caberia as Câmaras de Vereadores, Assembleias e ao próprio Congresso regulamentar a emenda.
Não seria mais honesto? Institucionalizar a mutreta? Aí, te garanto, as obras começariam a sair do papel. Todos os mandatários levam o seu, de direito, e a gente sairia ganhando, porque desfrutaria de grandes obras. Não esqueça, quanto maior a obra maiores as comissões.
Não gostou da sugestão?
Por quê?
Hoje, ou melhor, há muito tempo que a coisa funciona assim!! Não é novidade. Basta que deixem de manter esta pose de honestos. Não estou falando de um ou outro. ESTOU TRATANDO DE TODOS!!
--
Lembrei disso depois desta última visita de dona Dilma a Porto Alegre. Mais uma vez ela enrolou, enrolou e nada de concreto sobre a nova ponte do Guaíba.
E não vai sair a tal licitação, porque, primeiro, vão ter que acertar todas as comissões. E isso dá uma trabalheira danada!
--
Em 2009 fui na Concepa - a concessionária da friuei - para vender o meu peixe. Lá conheci a maquete de um projeto que me deixou ainda mais de boca aberta: a nova ponte do Guaíba, que eles ofereceram aos governos.
Olha a maquete:


Um investimento, na época, de 250 milhões de reais.
Claro, a contrapartida: a Concepa teria a concessão da friuei, a BR-290, renovada por mais 20 anos. O atual contrato termina em 2017.
Já estaríamos há anos trafegando pela nova ponte.
--
Desde então, não teve uma semana que não tocasse no assunto.
E a pergunta era só uma: POR QUE OS GOVERNOS NÃO ASSINAM LOGO O CONTRATO COM A CONCEPA?
Era um silêncio constrangedor. Ninguém falava ou escrevia nada a respeito.
Falei sobre isso com governadores, deputados, prefeitos e era sempre uma resposta ao estilo enrolação.
Até que a Concepa, pelo que sei, desistiu.
--
O meu neto Pedro, que nasce agora em setembro, pode ser que aprenda a dirigir, trafegando pela nova ponte do Guaíba.
--
Mais uma.
Olha essa:


Trata-se de um ônibus movido a energia solar.
O AGRAVANTE: É NA AUSTRÁLIA E NÃO COBRA TARIFA!!
Hahahahaha!!!!!!!
Foi o amigão Rick Jardim que descobriu no www.ciclovivo.com.br
Leia:
Nem combustíveis, nem eletricidade: um ônibus que já circula sem cobrar tarifas na cidade australiana de Adelaide é o primeiro do mundo a ser totalmente abastecido por energia solar. Batizado de Tindo – que, num dialeto aborígene, quer dizer “sol”, o ônibus oferece ar-condicionado e wi-fi aos passageiros, recursos obtidos pelos painéis fotovoltaicos da rede pública estatal.
Com capacidade para transportar até 40 pessoas sentadas, o ônibus sustentável faz parte da frota da Adelaide Connector Bus, uma das maiores companhias de transporte público da cidade australiana, que tomou a iniciativa de reduzir suas emissões de carbono. Como não há gastos com energia elétrica e nem combustíveis, a tarifa zero é garantida a todos os passageiros do Tindo – uma atrativa solução para o transporte coletivo nos grandes centros urbanos.
Fabricado por neozelandeses, o veículo incorpora a energia solar disponível na rede. Com peças importadas, o Tindo é silencioso e não possui motor de combustão convencional. Uma das estratégias adotadas a fim de melhorar o aproveitamento de energia do veículo é um sistema de frenagem regenerativa, a qual transforma o impacto dos freios em força, economizando mais de 30% do consumo total de energia do ônibus.
Desde fevereiro, quando entrou em circulação, o ônibus percorreu mais de 60 mil quilômetros, economizando mais de 14 mil litros de diesel – os quais seriam responsáveis pela emissão de 70 toneladas de gases poluentes na atmosfera. Em condições climáticas normais, o Tindo tem autonomia para rodar cerca de 200 quilômetros entre uma recarga e outra.
--
Sabe quando o Tindo vai ser implantado no Brasil?
NUNCA!!
AS COMISSÕES VÃO SAIR DE ONDE?
SÓ DA COMPRA DO ÔNIBUS?
AÍ NÃO TEM A MESADINHA!!

Um comentário: