Bom Dia!! Terça, 10 de setembro de 2013

FUI TRAÍDO?

Primeiro recebi um email da Aline Santos Storchi, diretora de Marketing e Multimidia do Grupo Record:
"Estou te enviando este e-mail sobre a nota que saiu da suposta mudança de endereço da rádio Guaíba .
Esta informação não procede. Não haverá mudança alguma. Ambos os veículos permanecerão neste endereço atual."
--
Depois do boa praça Fabiano Freitas, presidente do Grupo:
"Caro Prévidi, 
Desta vez tua fonte te traiu, esta informação não procede. 
Abs!"
--
Aguardemos.
--
Por via das dúvida, está lançada a campanha!! Já que não irão vender...

QUEM SABE UMA CAMPANHA PELO
TOMBAMENTO DO EDIFÍCIO HUDSON?!

Fui pesquisar e não encontrei nada no sentido de evitar a demolição do Edifício Hudson. O prédio do Correio do Povo e Rádio Guaíba, um dos mais belos da cidade, é completamente vulnerável a ação da especulação imobiliária.
Até entendo, porque no século passado ninguém se metia com a família do Caldas Júnior, especialmente com o poderosíssimo doutor Breno Caldas. Mandava e desmandava no Estado, até que o império ruiu.
--
É interessante, mesmo.
Ninguém se metia.
Pelo menos dois outros prédios, na rua Caldas Júnior, são tombados.
O Edifício Tuyuty, na esquina com a rua Riachuelo, foi construído em 1925.


E o prédio do Museu da Comunicação Hipólito José da Costa, na esquina com a Rua da Praia. Foi erguido no governo de Borges de Medeiros para ser a sede do jornal A Federação, de 1884, de tendência republicana. Em 1974 tornou-se sede do Museu e três anos depois foi tombado.


--
E o Edifício Hudson, a sede do Correio do Povo e da Rádio Guaíba?


Quando Breno Caldas já estava na direção do Correio do Povo, em 1946, ocupavam instalações alugadas na Rua da Praia. Breno meteu os peitos e foi para o Edifício Hudson. Aliás, nessa época a rua se chamava Paissandu.
--
Puxa vida, ali está a ESQUINA DA COMUNICAÇÃO!!
No próprio site da Rádio Guaíba está escrito:
Ressalta-se também a valorização do Estúdio Cristal, verdadeira janela para o cruzamento da Rua da Praia com a Caldas Júnior, não por acaso denominada oficialmente de “Esquina da Comunicação”. Ali, diariamente, a população tem a oportunidade de conferir de perto algumas das principais atrações políticas, culturais e esportivas apresentadas pelo único veículo de Rádio localizado no Centro de Porto Alegre. Interatividade, aliás, é palavra-chave nesse conceito. Recursos como telefone e internet permitem que público passe de condição de mero espectador para a de participante ativo, enviando críticas, comentários e sugestões de pauta.


--
Sei que a iniciativa pode ser da Secretaria da Cultura de Porto Alegre.
Mas também pode partir da Câmara de Vereadores da cidade.
Quem sabe?

3 comentários:

  1. Caro Prévidi, desculpe-me pela liberdade que tomo em corrigí-lo, mas o senhor está dando tiro em leão morto. O Edifício Hudson já é tombado, fato que inclusive tem tornado relativamente complicada a relação de obras de melhorias na fachada e em outros segmentos do imóvel, pelo que soube em conversa com um ex-funcionário da casa, dispensado pouco tempo após a aquisição pelo Grupo Record. Sugiro buscar informação junto ao Município, antes de iniciar essa campanha, que é válida mas redundante.

    E saiba que, em uma hipótese de esse prédio ser sublocado a terceiros, não haverá qualquer traição às suas origens, uma vez que seu funcionamento original era justamente o de servir a essa finalidade. Onde hoje funciona o Estúdio Cristal, nas primeiras décadas do século XX funcionou uma revenda de veículos. E basta lembrar que o Correio do Povo nem mesmo funcionava em suas dependências, mas em um casarão anexo. O primeiro veículo da Cia Caldas Junior a entrar ali foi a Folha da Tarde, em 1936. Somente depois o Correio do Povo e a Rádio Guaíba passaram também a dividir espaço exclusivo na referida construção. Essas informações podem ser encontradas em edições comemorativas ao aniversário do jornal.

    Com um forte amplexo,
    Paulo Brificado
    Economiário aposentado
    Bairro Rio Branco

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. me envie o documento que comprova o tombamento que publico.

      Excluir
  2. Já é tombado Prévidi, inclusivo isto está no livro "Cem Anos de Correio do Povo".

    ResponderExcluir